Activity

PR10 MTG - Rota da Azinha

Download

Trail photos

Photo ofPR10 MTG - Rota da Azinha Photo ofPR10 MTG - Rota da Azinha Photo ofPR10 MTG - Rota da Azinha

Author

Trail stats

Distance
12.34 mi
Elevation gain
2,484 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,484 ft
Max elevation
4,113 ft
TrailRank 
37
Min elevation
1,891 ft
Trail type
Loop
Moving time
4 hours 4 minutes
Time
4 hours 24 minutes
Coordinates
3629
Uploaded
August 1, 2020
Recorded
August 2020
Be the first to clap
1 comment
Share

near Sameiro, Guarda (Portugal)

Viewed 261 times, downloaded 17 times

Trail photos

Photo ofPR10 MTG - Rota da Azinha Photo ofPR10 MTG - Rota da Azinha Photo ofPR10 MTG - Rota da Azinha

Itinerary description

Início no parque de ski do sameiro e o final tbem.
Percurso marcado.


Início do percurso: junto à ponte de madeira, no Skiparque.
Para os apreciadores de caminhadas, a Rota da Azinha é particularmente atractiva, possibilitando diversidade e profundidade de planos visuais consecutivos, conferidos pela altitude e pelo perfil transversal dos vales e das graciosas cumeadas. À multiplicidade das formas, texturas e movimento do relevo, associa-se uma vegetação rica e diversificada.
Ao longo do percurso é possível contemplar as marcas da modelação da paisagem feita pelo Homem. Destacam-se as Coanheiras – campos agrícolas situados perto da povoação de Sameiro, retirando partido da água do Rio Zêzere, que é conduzida em levadas, e que incluem prados e horticulturas (feijoca, feijão, batata, tomate, alface, cebola, alho, ervilha, couve galega, cenoura, etc.). Neste local pode observar-se a compartimentação das parcelas rurais e da linha de água, constituída principalmente por exemplares de freixo, salgueiro, salgueiro-branco, amieiro, choupo.
A maior altitude, o trilho atravessa a Quinta do Fragusto – propriedade rural de maior dimensão onde se pratica uma agricultura de montanha, baseada no pastoreio, no cultivo de centeio e na floresta, e o Cabeço da Azinha – miradouro natural que proporciona uma excelente panorâmica para um acumular de vales e serras a perder de vista, onde aliás se situa uma pista de parapente e um posto de vigia de incêndios.
A Rota da Azinha possibilita uma visita à antiga casa do Guarda-Florestal do Gorgulhão – as casas de Guarda-Florestal foram implantadas de forma a dotar os Perímetros Florestais e respectivas unidades de gestão, de infra-estruturas de apoio à actividade florestal ali desenvolvida, permitindo a fixação de Guardas-Florestais e respectivas famílias que teriam por incumbência a vigilância e fiscalização das áreas que lhe estavam atribuídas. Os Guardas-Florestais desempenharam um papel fulcral na arborização e protecção destes Perímetros Florestais que ocupam grande parte da Serra. O Gorgulhão é ainda constituído por uma área de lazer que inclui um circuito de manutenção, percurso de BTT e um parque de merendas rodeado por densas matas de resinosas.
Ao nível da flora, encontram-se espécies tão relevantes como a azinheira, a tramazeira, o freixo, o amieiro, o carvalho-negral, a giesta-branca, a urze, o rosmaninho, o sargaço, a cerejeira, a carqueja, entre outras.
A paisagem da Rota da Azinha é caracterizada por ecossistemas que permitem a eclosão de uma vegetação diversa, ao mesmo tempo que fornece um habitat para fauna diversificada, como guarda-rios, perdiz, tartaranhão-caçador, peneireiro, gaio, coelho bravo, raposa, morcego-de-ferradura-pequeno, salamandra-de-pintas-amarelas, boga, etc.
Importa referir que a Rota da Azinha permite interacção com a Rota de Vale de Amoreira, Rota do Corredor de Mouros e Rota de Sameiro.

Comments  (1)

You can or this trail