PR10 ACN-PMS Rota de Minde

April 12, 2015
April 2015

near Minde, Santarém (Portugal)

Localização
Minde e Polje de Minde/Mira; Freguesia de Minde; Concelho de Alcanena; Freguesia de Mira de Aire; Concelho de Porto de Mós.

Acesso ao Ponto de Partida/Chegada
A1» EN 243» Minde

Descrição

Percorre a vila de Minde e pretende apresentar os vários ícones da localidade, permitindo uma descoberta pelo património religioso e cultural, bem como pelo ex-libris natural da vila, o polje de Minde-Mira, zona classificada como Sítio RAMSAR.

O percurso começa junto à Igreja Matriz de Minde, passando pelo bairro mais antigo da vila, Altopina, fortemente marcado pelas tipicidades e características. Desce até ao largo do Coreto que vizinha com a Capela de St. António e a Casa dos Açores, atual Museu de Aguarela Roque Gameiro.

Contornando estes edifícios, passando o Largo da Eira, a Praça 14 de Agosto e o Atelier de Tecelagem, o último edifício de reconhecido valor será a Capela de S. Sebastião.

Após a caminhada no centro da vila, é hora de apreciar a natureza. Antes de iniciar o percurso pelo polje de Minde-Mira, observe-o através do miradouro dos lavadouros. Passando em trilhos repletos de beleza natural, siga as variantes que o ligam à gruta do regatinho e ao algar da Pena.

Percorrendo um pouco mais estes trilhos, o polje ainda tem mais para mostrar, pois o lagoeiro constitui mais um momento que vai querer relembrar. Seguindo mais um pouco chegará de novo a terreno asfaltado e siga-o, pois este o levará de novo ao ponto de partida.