PR1 Vouzela 'Nossa Senhora do Castelo'

Photo ofPR1 Vouzela 'Nossa Senhora do Castelo' Photo ofPR1 Vouzela 'Nossa Senhora do Castelo' Photo ofPR1 Vouzela 'Nossa Senhora do Castelo'

December 24, 2017
December 2017

•   4.3 1 review

near Vouzela, Viseu (Portugal)

Regresso a um percurso bem conhecido mas com alguma curiosidade para verificar o estado do PR após o grande incêndio de outubro 2017.
Com saída na vila de Vouzela, optei por fazer o percurso no sentido contrário aos ponteiros do relógio, de modo a que a grande e única dificuldade do trilho, subida ao Monte da Sr.ª do Castelo, fosse feita logo a começar.
Saímos em direção à ponte de Caminho de Ferro, imagem de marca desta vila de Vouzela, onde se pode apreciar toda a vila.Descemos em direção ao rio Zela com passagem pela fonte da Nogueira e pelo bonito parque verde desta vila. A partir daqui iniciamos a subida ao Monte da Sr.ª do Castelo, uma subida com cerca de 2 km, mas ao chegar à mata do Castelo a desilusão, pois a mata encontra-se praticamente toda queimada.
Agora foi descer pela mata em direção à povoação de Fataunços, ao chegar perto desta povoação a mata envolvente desta zona felizmente não ardeu, passamos pela Capela de Santo Antão e daqui foi seguir a antiga linha Vale do Vouga que nos leva rapidamente ao inicio do trilho.
De salientar que o Município de Vouzela já repôs as marcações do trilho que tinham sido danificados pelo incêndio, mas infelizmente, a maior parte da mata do Monte do Castelo apresenta um cenário triste com a vegetação praticamente toda queimada.

• Photo of Os Pés do Caminho
    Os Pés do Caminho Dec 1, 2021

Em 2021 as marcas dos incêndios vão-se perdendo, ficando apenas a memória daqueles dias trágicos. O percurso foi remarcado com alterações importantes. O novo percurso está disponível em