PR1 VLG - Corredor Ecológico

June 8, 2023
June 2023

near Susão, Porto (Portugal)

O nível de dificuldade deste percurso é muito variável. Começa com 2 quilómetros em ruas do centro da cidade e depois cerca de 6 km caminhos rurais, passando depois para trilhos em zonas de mato até chegar à aldeia de Couce (até aqui percurso bastante acessível e plano). Ao chegar ao quilómetro 8, o percurso muda drasticamente de feição, passando por caminhos irregulares, sinuosos e mais exigentes fisicamente (são cerca de 1500m neste registo). É fundamental levar-se calçado apropriado e gps; eu próprio me desorientei duas vezes durante o percurso; nem sempre a sinalização me valeu.
Depois, retoma-se os caminhos mais planos e acessíveis, até chegar ao ponto de partida.
Penso que os dois primeiros quilómetros do percurso (que coincidem com os últimos dois) são desnecessários e não fazem grande sentido, tornando o percurso demasiado longo; quanto a mim o início deveria ser junto ao parque da cidade.
O percurso 'Corredor Ecológico' cruza-se com muitos trilhos (não só de caminhadas mas também de trail running), havendo muita sobreposição de percursos (devem estar atento à sinalética para não seguirem por caminhos errados).
A página oficial das Serras do Porto refere que a extensão é de 12km, mas o meu gps registou 13,8 km; a duração do percurso é de cerca de 3 horas.
Percurso realizado a 1 de junho de 2023.