PR1 Vereda do Areeiro - (Pico do Areeiro - Pico Ruivo - Achadas do Teixeira)

Photo ofPR1 Vereda do Areeiro - (Pico do Areeiro - Pico Ruivo - Achadas do Teixeira) Photo ofPR1 Vereda do Areeiro - (Pico do Areeiro - Pico Ruivo - Achadas do Teixeira) Photo ofPR1 Vereda do Areeiro - (Pico do Areeiro - Pico Ruivo - Achadas do Teixeira)

June 3, 2017
June 2017

•   5 2 Reviews

near Curral das Freiras, Madeira (Portugal)

O percurso PR1 Vereda do Areeiro (Travessia Pico do Areeiro - Pico Ruivo) com certeza é o mais bonito e famoso da Ilha da Madeira, o trilho tem a particularidade de ligar os três picos mais altos da ilha da Madeira, o Pico Ruivo (1.862m), Pico das Torres (1.851m) e o Pico do Areeiro (1.817 m), percorrendo parte da área do Maciço Montanhoso Central. Iniciando no cume do Pico do Areeiro, contornando o Pico das Torres e terminando no cume do Pico Ruivo.

Localizado no Maciço Montanhoso Central o Pico Ruivo é a terceira montanha mais alta de Portugal, ficando atrás do Pico da Torre (1.993 m) na Serra da Estrela e da Montanha do Pico (2.351 m) nos Açores.

O trajeto muito bem cuidado com trilhos bem demarcados e com guarda corpo em locais perigosos, possui 5 túneis escavados na rocha vulcânica da montanha, um sexto túnel foi interditado devido a um deslizamento. O desvio possui uma escada de aço, e visitante terá que esperar a vez para subir, nos dias com muitos visitantes pode ser uma espera demorada.
A paisagem ao longo do percurso é fabulosa, com destaque para as montanhas do maciço montanhoso central e a sua vegetação dominada por plantas de porte herbáceo e sub-arbustivo. Nesta área predomina o urzal de altitude uma das florestas da Madeira e a vegetação de altitude, com destaque para a Urze da Madeira, a Violeta da Madeira, Orquídea das rochas e a Antilídea.
O Curral das Freiras visto de lá parece muito pequeno no fundo do vale.
Chegar ao cume do Pico Ruivo é uma sensação incrível. Que vista fantástica temos de lá!
Iniciamos o percurso no Miradouro do Pico do Areeiro de onde pode-se avistar a Ponta de São Lourenço e em dias de boa visibilidade avista-se a Ilha do Porto Santo. Após percorrer 700 metros chegamos ao miradouro do Ninho da Manta, local onde supostamente a ave de rapina com o nome comum de Manta (Buteo buteo), nidificava. Do miradouro é possível observar o vale da Fajã da Nogueira, São Roque do Faial e grande parte da Cordilheira Montanhosa Central. Após o miradouro da Manta o caminho contorna o Pico das Torres numa descida chegando a altitude de 1.500 m para depois subir novamente, passar pela Casa de Abrigo do Pico Ruivo(1.760 m) e atingir os 1.862 m no cume do Pico Ruivo.
Retornamos à Casa de Abrigo do Pico Ruivo seguimos pela vereda com acesso à Achada do Teixeira, onde terminamos nossa caminhada. Neste local existe uma formação rochosa basáltica designada popularmente por “Homem em pé”.
Este percurso não apresenta grandes desafios, é bem demarcado, fácil de seguir e não tem trechos com dificuldade técnica.
Sempre tem muitas pessoas percorrendo o trilho e a maioria segue no sentido Areeiro-Pico Ruivo.

Início

Cruzamento

Pico Ruivo

• nmsassaki Apr 4, 2021

Este é o percurso mais bonito da Ilha da Madeira.

• ruicerta1960 Aug 26, 2021

Bom dia. Pelo que tenho observado nos seus maravilhosos PRs na Madeira, que estou a planear para o próximo ano durante 11 dias, alguns trajectos não são circulares. Como organizou o regresso. Obrigado.

• Photo of aacoelho
    aacoelho Aug 26, 2021

Os trajetos que não são circulares foram feitos em companhia de moradores da ilha, nós deixamos um dos carros no final do trajeto.
    O PR1 Vereda do Areeiro pode ser feita ida e retorno caminhando. Inicie a caminhada bem cedo no Pico do Areeiro.

• ruicerta1960 Aug 26, 2021

Obrigado pela informação.

• Photo of mnrtsu
    mnrtsu Feb 7, 2023

Estaba nublado y llovía, con lo que la ruta se complicó un poco. Una pena, porque parecía que las vistas debían de ser increíbles :(