PR1 - Trilho da Chã Grande

February 9, 2013
February 2013

near Arga de Baixo, Viana do Castelo (Portugal)

Mais uma vez este grupo aceitou outro desafio na serra d’arga. Desta vez o percurso foi o PR1, que por vários motivos esta é a melhor altura para o realizar, considerando a quantidade de água existente na quase totalidade do percurso.
O nosso primeiro destino foi Ponte de Lima, para o pequeno-almoço de doçarias regionais e aquecimento para a aventura do dia .
O percurso inicia-se no Largo da Igreja de Arga de Baixo e segue desde logo para os meandros da aldeia, passando por pontos de interesse e rapidamente estamos a ser absorvidos pela serra, onde entramos sem dar conta. Entre fontes, nascentes e moinhos, o percurso vai subindo em desníveis e patamares desapercebidos, que só param na linha de cumeada das eólicas. O passo lento e descontraído do grupo permitiu apreciar pormenores de formas curiosas das rochas, criadas por séculos de erosão.
Na cumeada o nosso percurso teve um desvio forçado devido porque estavam a montar uma das ventoinhas e foi-nos aconselhado o afastamento da área de trabalho, o que obrigou a um pouco de corta mato e um pouco de trabalho a dar com o caminho original.
Resolvido esse problema iniciou-se a descida de volta para a aldeia, por calçada romana. Durante todo o percurso podemos vislumbrar espalhados pela paisagem diversos garranos que nesta altura do ano lutam por uma posição grupo e quase no fim, tivemos uma visão, onde nos sentimos impotentes face a seleção natural da natureza e da lei dos mais fortes vs fracos.
No fim, tivemos direito a bolinho de aniversário, tal como é habitual neste grupo 100%.
O regresso foi por Caminha, para uma rápida visita às festas de carnaval e disfrutar de um belo por do sol.

Alto do Campo Redondo

Fonte do Torno

Inicio PR1

Ligação PR Trilho do Lobo Atlántico

Neste ponto o PR Trilho do Lobo Atlántico segue em frente, enquanto que o PR-1 vira à esquerda.