Activity

PR1 STS - Percurso Histórico Pré-Industrial

Download

Trail photos

Photo ofPR1 STS - Percurso Histórico Pré-Industrial Photo ofPR1 STS - Percurso Histórico Pré-Industrial Photo ofPR1 STS - Percurso Histórico Pré-Industrial

Author

Trail stats

Distance
4.72 mi
Elevation gain
866 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
866 ft
Max elevation
1,369 ft
TrailRank 
77 4.8
Min elevation
606 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 15 minutes
Coordinates
1014
Uploaded
December 31, 2019
Recorded
December 2019
  • Rating

  •   4.8 7 Reviews

near Adufe, Porto (Portugal)

Viewed 6119 times, downloaded 270 times

Trail photos

Photo ofPR1 STS - Percurso Histórico Pré-Industrial Photo ofPR1 STS - Percurso Histórico Pré-Industrial Photo ofPR1 STS - Percurso Histórico Pré-Industrial

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho circular, com marcações, com início e fim no parque de lazer do Carvalhal de Valinhas;
- Decorre ao longo do vale do rio Leça, pelas suas margens, no sopé do Monte Córdova e pelas encostas do Monte Padrão, no concelho de Santo Tirso;
- Este percurso coincide com partes dos PR2 STS - Padrão, PR3 STS - Rio Leça e PR6 STS - Vale do Leça;
- Misto de caminhos rurais, estradão de terra e trilhos de pé posto;
- Trilho com características difíceis no troço que acompanha as Quedas de Água de Fervença, pois o acentuado declive, a humidade do local e a pedra polida tornam esta parte do percurso bastante perigosa, pelo que requer atenção redobrada e destreza técnica para evitar quedas fatais;
- A paisagem é diversificada e nem sempre muito interessante, pois trata-se de uma zona bastante urbanizada. No entanto, esta zona ainda conserva vestígios rurais, associados ao património natural e arqueológico do rio Leça, que a tornam muito interessante. E as Quedas de Água de Fervença são, sem dúvida, soberbas!!!


__________________________________________________________________________________________


- PR1 STS - HISTÓRICO PRÉ-INDUSTRIAL
Tipo de percurso: Circular de pequena rota
Extensão e Duração: 7,10 Km – 3 a 4 Horas
Grau de Dificuldade: Algo difícil - Nível 3 de 5
Âmbito do percurso: Histórico, ambiental, paisagístico, cultural e desportivo
Época aconselhada: Todo o ano
Localização: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Castro do Monte Padrão.
Pontos de Partida / Chegada: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Monte Padrão.
Pontos de Interesse: Serra Hidráulica de Pereiras; Azenhas de Valinhas; Quedas de Fervença; Castro do Monte Padrão; Rio Leça.
Descrição geral: Percurso circular com partida e chegada num dos seguintes pontos: Carvalhal de Valinhas; Pereiras; Capela do Monte Padrão. Este percurso entronca com o “PR 2 ST – Padrão” junto da Quinta de Linhares.


SANTO TIRSO
Santo Tirso foi o nome atribuído ao mosteiro fundado ou reedificado, no século X, pelos monges beneditinos na localidade de Moreira de Riba de Ave, sob patrocínio de Aboaçar Ramires, filho bastardo do rei Ramiro II. O uso do termo "Mosteiro de Santo Tirso", rapidamente substituiu o nome da localidade "Moreira de Riba de Ave". Trata-se assim de um hagiotopónimo. De 978 até 1834 constituiu um couto cuja sede era o Mosteiro de Santo Tirso, possuíndo propriedades por todo o Entre Douro e Minho. De 1836 até 1998 o actual concelho da Trofa esteve integrado no de Santo Tirso, que era, por isso, um dos 20 mais populosos do país. A cidade de Santo Tirso foi o berço da industrialização do têxtil em Portugal. A fábrica Fiação e Tecidos Rio Vizela, fundada em 1845, nas freguesias de Vila das Aves e São Tomé de Negrelos, foi a primeira unidade do ramo no país, chegando também a ser maior fábrica portuguesa. Santo Tirso está centrado entre Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Porto, que distam todas cerca de 20 km.

Waypoints

PictographMonument Altitude 969 ft
Photo ofAzenhas de Valinhas Photo ofAzenhas de Valinhas Photo ofAzenhas de Valinhas

Azenhas de Valinhas

Com vista a aproveitar a energia da água para moagem dos cereais, para a serração e também para o apisoamento de tecidos, foram-se estabelecendo ao longo dos vários afluentes do Rio Leça moinhos e azenhas. As azenhas de Valinhas possuem um grande valor para compreensão das pequenas atividades económicas de subsistência a nível local.

PictographReligious site Altitude 1,255 ft
Photo ofCapela do Senhor do Padrão Photo ofCapela do Senhor do Padrão Photo ofCapela do Senhor do Padrão

Capela do Senhor do Padrão

Pequena capela setecentista localizada no Monte Padrão, onde se conserva uma imagem em granito policromado de Cristo Crucificado. Reza a lenda que esta capela marca o lugar onde esteve implantada a antiga igreja e mosteiro beneditino de Monte Padrão.

PictographPanorama Altitude 1,202 ft
Photo ofPanorâmica de Santo Tirso Photo ofPanorâmica de Santo Tirso Photo ofPanorâmica de Santo Tirso

Panorâmica de Santo Tirso

PictographMonument Altitude 1,339 ft
Photo ofCastro do Monte Padrão Photo ofCastro do Monte Padrão Photo ofCastro do Monte Padrão

Castro do Monte Padrão

O Monte Padrão situa-se na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, a poucos quilómetros a Sudeste da Cidade de Santo Tirso. Classificado como Monumento Nacional desde de 1922, o Castro do Monte Padrão foi escavado a primeira vez na década de cinquenta e assumiu, desde então, uma extraordinária importância científica para o estudo do passado longínquo da região. Em 1986, a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Serviço Nacional de Arqueologia da Zona Norte, iniciaram um conjunto de ações em vista à proteção, estudo e valorização desta estação arqueológica. A mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.

PictographMuseum Altitude 1,203 ft
Photo ofCentro Interpretativo do Monte Padrão Photo ofCentro Interpretativo do Monte Padrão Photo ofCentro Interpretativo do Monte Padrão

Centro Interpretativo do Monte Padrão

PictographMonument Altitude 1,078 ft
Photo ofSerra Hidráulica de Pereiras Photo ofSerra Hidráulica de Pereiras Photo ofSerra Hidráulica de Pereiras

Serra Hidráulica de Pereiras

A Serra Hidráulica de Pereiras é um notável exemplo da arquitetura pré-industrial. Dedicada à serração de madeira para uso industrial e doméstico, recorria à força da água para mover o engenho de serrar. Classificada como Imóvel de Interesse Público, irá ser reabilitada, tornando-se um pólo museológico das atividades pré-industriais do Concelho de Santo Tirso.

PictographBridge Altitude 1,095 ft
Photo ofPonte sobre o rio Leça Photo ofPonte sobre o rio Leça Photo ofPonte sobre o rio Leça

Ponte sobre o rio Leça

PictographRiver Altitude 1,074 ft
Photo ofRio Leça Photo ofRio Leça Photo ofRio Leça

Rio Leça

O rio Leça nasce no Concelho de Santo Tirso, serpenteando pelas freguesias da parte Sul do Concelho, e correndo para o Atlântico, onde desagua junto à cidade de Matosinhos. Ao longo deste rio de águas límpidas, no seu percurso de montanha podemos observar uma multiplicidade de fauna e flora que coabitam nas suas margens. O Homem desde cedo que o utilizou, podendo encontrar-se vários moinhos e azenhas ao longo do seu percurso distribuídos pelas terras que este rio percorre.

PictographWaterfall Altitude 985 ft
Photo ofQuedas de Água de Fervença Photo ofQuedas de Água de Fervença Photo ofQuedas de Água de Fervença

Quedas de Água de Fervença

Lugar pitoresco localizado junto ao Carvalhal de Valinhas, onde as quedas de água apresentam um espetáculo magnífico da Natureza, correndo o Rio Leça célere até estas quedas.

PictographBridge Altitude 614 ft
Photo ofPonte de madeira Photo ofPonte de madeira Photo ofPonte de madeira

Ponte de madeira

PictographReligious site Altitude 920 ft
Photo ofErmida da Senhora de Valinhas Photo ofErmida da Senhora de Valinhas Photo ofErmida da Senhora de Valinhas

Ermida da Senhora de Valinhas

No interior da capela de Nossa Senhora de Valinhas pode-se admirar a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, em madeira dourada e ainda a sala de oração com cobertura de madeira. Esta pequena capela, que foi recentemente recuperada, remonta pelo menos ao séc XVIII, tendo no início do séc XIX o grande escritor Alberto Pimentel descrito a famosa romaria que todos os anos, a 8 de Setembro, se realiza neste lugar.

PictographPicnic Altitude 942 ft
Photo ofParque de Lazer Carvalhal de Valinhas Photo ofParque de Lazer Carvalhal de Valinhas Photo ofParque de Lazer Carvalhal de Valinhas

Parque de Lazer Carvalhal de Valinhas

Localizado na freguesia de Monte Córdova, o Parque de Lazer de Nossa Senhora de Valinhas é um local aprazível de encontro e estadia. É um espaço onde predominam espécies arbóreas do género Quercus, nomeadamente Quercus robur – carvalho alvarinho e Quercus suber – sobreiro. É um povoamento florestal no qual se inclui um carvalho alvarinho classificado de interesse público. Realiza-se anualmente neste local a romaria da Senhora de Valinhas, que é uma das mais concorridas dos arredores.

Comments  (16)

  • Photo of MCosta000
    MCosta000 May 11, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilho muito bonito, a parte em que se desce junto às quedas de água é de alguma dificuldade técnica.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 11, 2020

    Obrigado, MCosta000, pelo comentário e avaliação. Com efeito, tal como refiro, o percurso junto às Quedas de Água de Fervença requer cuidados redobrados. Pessoalmente aconselho a fazer este troço no sentido ascendente. No sentido contrário (tal como eu fiz), esta zona junto ao rio torna-se perigosa, susceptível de quedas devido ao piso escorregadio (areão e pedra molhada). Mas na totalidade é, sem dúvida, um trilho muito bonito e diverso. Continuação de boas caminhadas!!

  • Photo of raquelnogueira
    raquelnogueira Jun 16, 2020

    I have followed this trail  View more

    Trilho muito bem marcado. A descida até às cascatas é algo complicada com caminho sinuoso com imensos penedos. Trilho muito bonito o caminho todo.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jun 16, 2020

    Obrigado, Raquel, pelo comentário e avaliação do trilho. É de facto um trilho muito interessante, ainda que junto às Quedas de Fervença seja necessário bastante cautela para evitar acidentes. Pessoalmente, considero que subir as Quedas seja mais seguro, ainda que fisiamente mais exigente. De qualquer das formas, é uma zona obrigatória de ser visitada. E o Castro do Monte Padrão, repleto de história e memórias ancestrais, é o complemento perfeito para este percurso na natureza. Continuação de boas caminhadas!!

  • fbrandao15 Jul 4, 2020

    I have followed this trail  View more

    Bom trilho circular com apenas uma parte junto ás quedas de água de fervença que exige mais cuidado e é mais dificil dependendo se for feito no sentido a subir.
    De resto 5 estrelas, boas marcações e boas vistas.
    Recomendo fazer o trilho no sentido em que se desce as quedas de água pois já se encontrarão perto do final e dependendo do tempo poderão dar uns mergulhos!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jul 6, 2020

    Obrigado, fbrandao15, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Continuação de boas caminhadas!!

  • Photo of Bermuda Rover
    Bermuda Rover Sep 5, 2020

    We completed this trail today. This is the second of João's trails that we have followed, and we have downloaded others to do in future. He does a wonderful job of documenting his trails and providing background information!

    We are both in our 60's and we completed the trail in 3.5 hours (including a stop for a picnic lunch by Pereira's saw mill).

    We particularly enjoyed the historical sites along the trail, especially the Castro do Monte Padrão that dates back to the 9th century BC. The area around the Leça River was beautiful. As noted in the description, the steep rocky slopes near the waterfalls require extra caution.

    As we were doing this hike in early September, water flow was low, so the waterfalls were only trickling. We may return in the winter when they are in full flow.

    Thanks again João

    I have posted a full report with photographs at https://bermudarover.wordpress.com/2020/09/04/pr1-sts-historical-hike/

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Sep 5, 2020

    Dear Craig, thank you very much for the comment and evaluation of the trail!

    It is undoubtedly a great pleasure to see that the sharing I made was effective and provided good times for other nature-loving hikers. I am very grateful for the compliment you gave me. But knowing that the description of a trail that I did was useful and helped others to walk the same trail safely and with satisfaction, is priceless!

    Once again, thank you very much for your kind and motivating words. I hope that the descriptions of my trails continue to provide you with good journeys in nature.

    I would also like to thank you for the excellent BermudaRover.com website. Magnificent work with excellent documentary photographs. Congratulations!
    Continuation of excellent walks !!

  • Photo of Filipee25
    Filipee25 Sep 20, 2020

    I have followed this trail  View more

    Mais uma trilha completa num sábado de manhã, paisagens muito agradáveis e um trilho fácil de se fazer, muitos cursos de água. Achei um percurso muito divertido de se fazer por ter a possibilidade (se optar) de fazer pequenos desafios como atravessar um curso de água através de um tronco, descida de pequenas quedas de água deslizando pela rocha, e travessias de pequenos ribeiros através de pequenas tábuas, claro que tem a possibilidade de fazer tudo isso através de locais próprios com a segurança necessária mas achei divertido a oportunidade e proporcionou momentos de grandes risadas 😁 Percurso relativamente pequeno mas muito agradável, obrigado pela partilha 👍🏻

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Sep 21, 2020

    Obrigado, Filipe, pelo comentário e avaliação do trilho!
    Fico satisfeito pela partilha lhe ter proporcionado bons e divertidos momentos.
    Continuação de boas caminhadas!!!

  • Photo of FilipeMartins1970
    FilipeMartins1970 Oct 11, 2020

    I have followed this trail  View more

    Muito bonita, faz-se numa manhã. Vistas impressionantes do Monte Padrão, e bonito o caminho pela margem do Rio Leça. Em tempo húmido/chuva, a subida/descida da cascata pode ser escorregadia. Obrigado ao autor!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Oct 12, 2020

    Obrigado, Filipe Martins, pelo comentário e avaliação do trilho.
    É, sem dúvida, um percurso muito interessante.
    Continuação de boas caminhadas!!

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Apr 30, 2022

    I have followed this trail  View more

    Um percurso agradável, com passagem por locais interessantes, tais como o Castro do Monte Padrão e as Quedas de Fervença. Pessoalmente prefiro fazer este trilho no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, de forma a subir as lajes ao lado das Quedas de Fervença, pois é um local muito escorregadio, logo torna-se mais fácil subir do que descer. Continuação de boas caminhadas! Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes May 2, 2022

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Tem toda a razão, quando lá passei também percebi que no sentido contrário seria bem mais seguro.
    Obrigado pela observação pertinente. Grande abraço!

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Dec 19, 2022

    Este PR é muito bonito, bem diverso, com passagem em locais muito interessantes, nomeadamente o Castro do Monte Padrão. E depois temos ainda as famosas Quedas de Fervença! Gostei mesmo muito, é fantástico. Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Dec 19, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Este PR é realmente muito interessante. Abraço!

You can or this trail