Activity

PR1 RMR - Marinhas de Sal (Rio Maior)

Download

Trail photos

Photo ofPR1 RMR - Marinhas de Sal (Rio Maior) Photo ofPR1 RMR - Marinhas de Sal (Rio Maior) Photo ofPR1 RMR - Marinhas de Sal (Rio Maior)

Author

Trail stats

Distance
2.15 mi
Elevation gain
325 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
325 ft
Max elevation
484 ft
TrailRank 
39 5
Min elevation
484 ft
Trail type
Loop
Time
55 minutes
Coordinates
2847
Uploaded
December 2, 2023
Recorded
December 2023
  • Rating

  •   5 2 Reviews
Be the first to clap
2 comments
Share

near Fonte da Bica, Santarém (Portugal)

Viewed 29 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofPR1 RMR - Marinhas de Sal (Rio Maior) Photo ofPR1 RMR - Marinhas de Sal (Rio Maior) Photo ofPR1 RMR - Marinhas de Sal (Rio Maior)

Itinerary description

Este percurso é circular e está marcado (como é muito antigo algumas marcações estão apagadas ou desapareceram com o tempo), tem início e fim nas Marinhas de Sal de Rio Maior.

É no extremo sul do parque natural que encontramos as salinas de Rio Maior, exploração com 8 séculos de histórias e de estórias e elemento fulcral na definição da identidade local. A zona onde o percurso se inicia, além da área das salinas, é pautada pela moderna utilização das estruturas que outrora serviam para armazenamento do sal, cabanas construídas em madeira que atualmente alojam cafés, restaurantes e lojas de artesanato local e de produtos derivados da extração do sal. Após cerca de 350 m a acompanhar as salinas em caminho de terra batida, o percurso flete para sudoeste, penetrando numa área agrícola pautada sobretudo por vinhas, mato, pinhal e eucaliptal. Embora não seja uma zona de grande riqueza faunística, é possível, em dias de sorte, observar algumas espécies de aves, como a gralha-preta (Corvus corone), o melro (Turdus merula), o picanço-real (Lanius meridionalis), o verdilhão-comum (Carduelis chloris), o chamariz (Serinus serinus), o pintassilgo (Carduelis carduelis), o pica-pau-malhado-grande (Dendrocopos major), o gaio (Garrulus glandarius) e o estorninho-preto (Sturnus unicolor).
Ao atingir a primeira vinha, o percurso volta a mudar de rumo, à direita, em direção a noroeste, levando-nos, ao fim de alguns metros, à povoação de Fonte da Bica, a noroeste das salinas. Apesar de pequena, ainda hoje se pode observar a antiga escola primária e a fonte que lhe deu nome. De notar também as instalações de um modernizado lagar de azeite.
Atravessamos a povoação pela sua vertente norte, com belas vistas para o vale tifónico e para a área das salinas. Rapidamente se alcança o ponto de início do percurso, agora já com apetite para provar a gastronomia local, enriquecida pelo sal de características únicas, aqui extraído.

Vale tifónico – vale originado devido à ascensão de um complexo salino. Neste caso, o vale é resultado da fácil erosão de sal depositado no Jurássico, menos resistente do que as rochas envolventes e das que se depositaram sobre esse sal. A palavra provém do grego Typhon (Typhaon ou Typhoeus) um monstro da mitologia grega que desagradou a Zeus e foi enviado para o submundo, debaixo do monte Etna, causando erupções. Seria também o responsável por fortes ventos, daí a palavra tufão.

Épocas aconselhadas (todo o ano)
Primavera – aprecie o canto das aves, os amores das lagartixas, a metamorfose dos insetos e a floração das plantas.
Verão – época de maior atividade nas salinas. Com a temperatura e a exposição solar, a água evapora-se mais rapidamente, libertando os cristais de sal que são depois recolhidos e armazenados.
Outono – transição das estações e surgimento dos misteriosos cogumelos que brotam da terra e crescem no tronco das árvores velhas.
Inverno – época mais tranquila para conhecer o património espeleológico do território, visitando as diferentes grutas e algares.

Nota: Entre 27Nov a 07Jan podemos apreciar o Presépios de Sal nas Marinas, como a restante decoração de Natal (Casa do Pai Natal, Renas, duendes, labirinto de Natal e a iluminação).

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.

Waypoints

PictographMine Altitude 266 ft
Photo ofSalinas naturais de Rio Maior

Salinas naturais de Rio Maior

PictographPanorama Altitude 479 ft
Photo ofVista Panorâmica

Vista Panorâmica

PictographTree Altitude 363 ft
Photo ofSobreiros

Sobreiros

Comments  (2)

  • Photo of Sissi74
    Sissi74 Dec 10, 2023

    I have followed this trail  View more

    Na altura do Natal é muito bonito.

  • Photo of mary_kida
    mary_kida Dec 10, 2023

    I have followed this trail  View more

    A maravilha do Sal

You can or this trail