PR1 Oliveira de Frades 'Rota dos Rios e levadas' (Novo Traçado)

Photo ofPR1 Oliveira de Frades 'Rota dos Rios e levadas' (Novo Traçado) Photo ofPR1 Oliveira de Frades 'Rota dos Rios e levadas' (Novo Traçado) Photo ofPR1 Oliveira de Frades 'Rota dos Rios e levadas' (Novo Traçado)

July 18, 2020
July 2020

near Porcelhe, Viseu (Portugal)

Sempre que não tenho nenhum evento agendado realizo este percurso do meu concelho de Oliveira de Frades.
Para mim este é um dos melhores percursos pedestres da região para dias de sol e de bastante calor, pois, desenvolve-se junto a Rios e Levadas, com sombra e com paisagens de bosques sem igual.
Já experimentei realizar o PR nos dois sentidos, desta vez, decidi realizar o PR no sentido contrário aos ponteiros do relógio, iniciamos na aldeia de Santa Cruz, junto à sede da Associação local, daqui, descemos e entramos num trilho agrícola junto a terras de cultivo e sempre perto do ribeiro que nos vai levar até ao lugar da Pena Quebrada onde se encontra uma queda de água, atualmente com pouca água.
Continuamos sempre perto da linha de água e seguimos a descer para outra queda de água, denominada "Tombos", descemos ao fundo da queda de água atravessamos a ribeira e seguimos entre os diversos bosques existentes até à povoação de Fornelo.
Nesta povoação percorremos por estrada aldeia, passamos junto à Capela local e ao Solar centenário e sempre por estrada seguimos para a foz do Rio Gaia, já com a mancha de água da barragem de Ribeiradio como pano de fundo, após passar junto à nova ponte do Gaia, perto da aldeia de Virela, fizemos um desvio ao novo Parque de Merendas na margem do Rio Gaia e foi o local escolhido para o reforço matinal.
Atravessamos novamente a ponte e regressamos ao percurso, agora seguimos na margem direita do Rio Gaia, a beleza deste Rio é enorme, com diversas pequenas cascatas e com os seus moinhos a beleza deste Rio não se explica em palavras, assim, por cerca de 4 km seguimos sempre na margem do Rio com muitas paragens pela meio para contemplar toda a paisagem.
Depois deixamos o Rio Gaia e subimos até chegar à margem da Ribeira da Lavandeira.
Após sairmos das margens do Rio iniciamos uma subida até à povoação de Vila Chã, esta subida pode ser dura para alguns mas com tanta beleza nem se apercebe da dureza da subida, antes de chegarmos ao local onde se encontra o cartaz oficial deste PR1, junto à EN16, passamos por entre uma rocha e chegamos à povoação de Vila Chã.
Percorremos as ruas da aldeia até entrar num trilho agrícola que nos leva até ao polidesportivo de Porcelhe, já vem perto onde iniciamos este PR1 Rota dos Rio e Levadas de Oliveira de Frades.
Com as alterações ao percurso original o PR ficou realmente mais interessante, mas como o trilho percorre junto a linhas de água e por terras de cultivo, algumas abandonadas, é normal existir muita vegetação se não tiverem atenção à limpeza.
De salientar, que no Inverno ou em dias de chuva, o percurso pode ser perigoso principalmente a pessoas com dificuldades de mobilidade, tem sítios que as subidas só com ajuda de cordas que se encontram no local.
Obrigatório para quem não conhece.