Photo ofPR1 OHP Caminho do Xisto de Aldeia das Dez - Pelas várzeas do Alvoco e Colcurinho Photo ofPR1 OHP Caminho do Xisto de Aldeia das Dez - Pelas várzeas do Alvoco e Colcurinho Photo ofPR1 OHP Caminho do Xisto de Aldeia das Dez - Pelas várzeas do Alvoco e Colcurinho

February 6, 2023
February 2023

near Alvoco das Várzeas, Coimbra (Portugal)

Optamos por iniciar/terminar o percurso junto à praia fluvial de Alvoco das Várzeas, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, em direção à Aldeia das Dez.

Após cerca de 5 km, de sobe e desce, cruzamos a Aldeia das Dez (o único café da aldeia (Café Primavera) estava encerrado) e logo percorremos o Vale Maceira, através de caminhos rurais de apoio aos campos cultivados, até ao Santuário de Nossa Senhora das Preces. No Santuário, percorridos 8 km, foi local para o 1º reforço alimentar. Um espaço de romaria muito bem conservado e com um aprazível café/loja de produtos regionais.

Após o Santuário e durante cerca de 4 km, é a parte mais exigente do percurso. Um km após o santuário abandonamos o trilho oficial e iniciamos a ascensão em direção à Capela das Senhora das Necessidades, no cume do Monte do Colcurinho. Um contínuo de desnível, por vezes bastante acentuado e que os amantes do todo-o-terreno se vão encarregando de aumentar a erosão.

Na capela é possível uma visão de 360º, entre a majestosa dominante, a nascente, a Serra do Açor e a Serra do Caramulo, limite ocidental do planalto beirão. Este monte é um dos melhores locais para assistir quer ai nascer, quer ao pôr-do-sol, proporcionando-lhe um momento inesquecível.

Os primeiros 3 km da descida são bastante acentuados, com o piso muto erodido onde se recomenda cautela. Reencontramos o trilho oficial que, após contornar o monte do Colcurinho, nos leva à aldeia de Chão Sobral. A União Progressiva de Chão Sobral acolhe quem visita a aldeia, com simpatia.
Até o final, o percurso é monótono, entre eucaliptos e pinheiros regenerados após o incêndio de 2017.