PR1 OFR - Rota dos Rios e Levadas // PR2 OFR - Rota do Gaia

Photo ofPR1 OFR - Rota dos Rios e Levadas // PR2 OFR - Rota do Gaia Photo ofPR1 OFR - Rota dos Rios e Levadas // PR2 OFR - Rota do Gaia Photo ofPR1 OFR - Rota dos Rios e Levadas // PR2 OFR - Rota do Gaia

December 23, 2023
December 2023

near Porcelhe, Viseu (Portugal)

Trilha circular a partir de Porcelhe, com passagem por:
- Gruta dos Mouros (1.1 km)
- Quedas de água do Silval (1.8 km)
- Ponte do Cadavau (2.4 km)
- Ponte Medieval de Coifas (4.1 km)
- Quedas de Água foz do Ribeira da Lavandeira (7.6 km)
- Capela de Fornelo (12.6 km)
- Ribeira dos Tombos (14.5 km)
- Cascata da Pena Quebrada (15.3 km)

Trilho circular com marcações.
- Resulta da junção de dois trilhos que se intercetam, o PR1 e o PR2, e que partilham o mesmo rio, o Gaia;
- Decorre pelas encostas das margens dos rio Gaia, ribeira da Lavandeira e ribeira dos Tombos, acompanhando os cursos sinuosos destes pelos respetivos vales, por entre bosques luxuriantemente verdes, inúmeras quedas de água, lagoas, levadas, moinhos e paisagens rurais, passando pelas aldeias de Vila Chã, Santa Cruz, Fornelo e Arcozelo das Maias;
- Misto de trilhos de pé posto, caminhos rurais e estradões de terra;
- Trilho moderado mas acessível, com alguns declives relevantes. Os troços pelas margens dos ribeiros requerem muita atenção e alguma destreza física para vencer os vários desníveis, ascendentes e descendentes (existem cordas e cabos de aço nos pontos mais expostos e escorregadios, mas em alguns pontos ja precisam de alguma manutencao). A beleza impressionante destes locais pode facilmente distrair-nos pelo que não devemos nunca facilitar de forma a evitar acidentes. Além disso, o terreno está sempre húmido e muito escorregadio, pelo que o uso de bastões será manifestamente útil. Mas o esforço compensa.
- Ter em atenção que realizamos esta rota no inverno mas nao é muito aconselhavel ou em dias de chuva, pois o mesmo torna-se altamente escorregadio e as margens dos rios facilmente serão galgadas pelo aumento dos caudais de água, o que representará um enorme perigo;
- Por opção, decidiu-se começar este trilho pelo ponto inicial do PR1.
- São muitos os pontos de referência destes dois percursos. De uma forma geral, todo o ambiente destes vales é soberbo. Mas podem-se destacar vários locais, tais como as várias sucessões de cascatas com as suas lagoas que convidam a refrescantes mergulhos, a ponte medieval de Coifas, o Caminho Real, o Poço Mourão, as Quedas de água do Silval, a Gruta dos Mouros, as Quedas de água da Pena Quebrada, o Poço dos Tombos, a Albufeira de Ribeiradio e a praia fluvial de Virela;
- No seu todo, é um percurso deslumbrante, mágico, que se percorre com um enorme prazer e que nos submerge numa imensidão verde, fresca, de natureza pura. É uma experiência inesquecível, altamente gratificante, que recomendo vivamente!

- PR1 OLF - ROTA DOS RIOS E LEVADAS
Percurso circular com aproximadamente 12 Km. Oficialmente, tem início e fim na Lavandeira - Vila Chã (Arcozelo das Maias), junto à EN16. Além da paisagem moldada pelo trabalho de gerações sucessivas, podem, também, ser visitados espaços naturais associados a lendas e histórias do passado mais distante. A gruta dos mouros , os lameiros e as escadas antigas utilizados em tempos como serventia para cultivar os férteis terrenos junto ao rio, são agora colocados à nossa disposição para uma viagem maravilhosa no presente, pelo passado. As levadas servem-nos de trilho durante grande parte do percurso. Foram estas, nas gerações passadas, essenciais para a sobrevivência do povo local. Por elas corria a água que irrigava os campos e lameiros, de onde saía o sustento de todas as famílias. Sempre com o rio como fundo, ora caminhando na margem, ora afastando-nos para contemplar, ao longe, o conjunto paisagístico que se formou, deparamo-nos com a imensa beleza deste local. Descendo à ponte de pedra, troço do antigo caminho do sacramento, passando a pedra má e seguindo o caminho que nos levará até à antiga ponte de pau. No Cadavau, repleto de histórias do imaginário das gentes locais podemos descansar um pouco e observar o poço e a mina dos mouros, a ponte de pau e alguns moinhos, já no rio Gaia. Descemos, apenas o suficiente para contemplar a beleza da queda de água, onde se juntam o rio Gaia e a Ribeira de Lavandeira. Continuando, pelas levadas do louredo, onde os loureiros predominam, subimos ao cabeço da feitiça e a cerca de cem metros, voltamos a descer ao rio. Deixando para trás, definitivamente, as margens destes rios dirigimo-nos à Ribeira de Pias (ou Ribeira dos Tombos), onde se podem ver as ruínas do antigo lagar de azeite. Após pequena marcha chegamos à povoação de Porcelhe, onde pode ser vista a velhinha capela de Nossa Senhora do Pilar. Retomando a rota, deixamos para trás o casario de Porcelhe, alcançamos a Aldeia de Vila Chã, e termina assim o nosso percurso chegando de novo à Lavandeira.
PR1 OLF - Rota dos Rios e Levadas (novo traçado)

- PR2 OLF - ROTA DO GAIA
Percurso circular, com aproximadamente 7 Km. Tem início em Arcozelo das Maias, junto à antiga estação dos caminhos-de-ferro (atual sede da Associação: Nova Geração - Grupo Cultural e Recreativo das Meias). O trilho começa com uma descida através das leiras, ainda, cultivadas e prossegue por caminhos agrícolas denominados “caminhos dos moinhos". As antigas levadas conduzem-nos ao Castro da Coroa, local de grande importância e simbolismo para os habitantes da freguesia. Sobre este se contam, ainda, histórias de um passado longínquo e de achados com maior ou menor relevância. Neste facilmente se encontram vestígios que vão desde a pré-história até à romanização, como: fragmentos cerâmicos, mós, moedas e tégulas (alguns destes expostos no Museu Municipal). Descendo sucessivos socalcos - outrora terrenos de cultivo - chega-se, por fim, ao rio Gaia, onde é possível contemplar a deslumbrante queda de água da foz da ribeira da lavandeira, assim como toda a paisagem envolvente. O percurso prossegue na outra margem, onde se sobrepõem os: PRM1 e PRM2. Durante algum tempo o trilho afasta-se do rio, subindo em direção ao Cabeço da Raposa e descendo, novamente, às suas margens e aos bosques em galeria, repletos de carvalhos, loureiros, fetos e piscinas naturais. Para os olhares mais atentos, são muitas as marmitas de gigante (erosão provocada pela água nas pedras), de vários formatos e tamanhos, encontradas no leito do rio. O som da água corrente e o cantar dos pássaros acompanha esta aventura e, com paciência e algum tempo é possível observar o guarda-rios que, sem descanso, patrulha as margens do Gaia. À medida que se aproxima o Percurso Interpretativo do Gaia (agora parte integrante do PRM2), avistamos a imponente ponte do Gaia que serve a Estrada Nacional 16. A montante encontra-se a ponte de Coifas (ponte medieval da antiga estrada real), assente no espelho de água, que facilmente nos transporta para um cenário bucólico. Com uma breve passagem no "caminho da Rainha" - estrada nacional substituída pela EN16 - iniciamos a descida, em grande parte, pelo trilho percorrido no sentido ascendente. Na paisagem ribeirinha sobressaem, ainda os vários moinhos, já em ruínas consequência do desenvolvimento, embora destes tenha dependido a subsistência de numerosas famílias. Na reta final do trilho aparece, com o seu exterior renovado, a Igreja Paroquial de S. Pedro em Arcozelo das Maias e, através das ruas estreitas, são visíveis traços de riqueza no casario granítico.

- OLIVEIRA DE FRADES
Oliveira de Frades é uma vila portuguesa do Distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região Viseu Dão-Lafões. É sede de município. Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, consistindo em duas porções, uma principal, de maiores dimensões, onde se situa a vila, e a outra menor, poucos quilómetros para sudeste. O território principal é limitado a nordeste pelo município de São Pedro do Sul, a sueste por Vouzela, a sudoeste por Águeda, a oeste por Sever do Vouga e a noroeste por Vale de Cambra. O território secundário (exclave) é limitado a norte e nordeste por Vouzela, a sul e sudoeste por Tondela e a oeste por Águeda. O município foi criado em 1836 por desmembramento do concelho de Lafões nos actuais concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela. No que toca ao relevo, o concelho é particularmente especial, visto que é rodeado pelas serras das Talhadas, a sudoeste, do Caramulo, a sul, da Gralheira, a norte, e ainda do Ladário, o que lhe confina uma paisagem granítica característica. Os rios Vouga, Alfusqueiro e Teixeira banham muitas das freguesias deste concelho. A barragem de Ribeiradio/Ermida complementa o papel fluvial, tendo um forte potencial, tanto a nível de produção e abastecimento de energia hidroelétrica, como a nível turístico. Oliveira de Frades é a Capital do Frango do Campo. As Festas da Vila realizam-se entre 13 e 19 de Julho todos os anos, havendo no último dia, à hora de almoço e jantar, uma mostra gastronómica de Frango do Campo.

PictographCave Altitude 1,091 ft

PictographWaterfall Altitude 904 ft

PictographWaterfall Altitude 848 ft

PictographWaterfall Altitude 817 ft
Photo ofQuedas de Água foz do Ribeira da Lavandeira Photo ofQuedas de Água foz do Ribeira da Lavandeira Photo ofQuedas de Água foz do Ribeira da Lavandeira