PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

Photo ofPR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros Photo ofPR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros Photo ofPR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

December 4, 2018
December 2018

•   4.3 1 review

near Fafião, Vila Real (Portugal)

Um percurso pedestre feito em terras de Fafião é uma garantia de um dia bem passado em cenários magníficos da Serra do Gerês. Para além das vistas sobre os vales do Rio Cávado e do Rio Fafião, somos levados a visitar exemplares genuínos de património que estas gentes foram criando ao longo dos tempos. O casario em granito, os espigueiros, os moinhos e também as alminhas, cruzeiros e capela são razões suficientes para nos convidar a este passeio. Temos ainda um magnífico Fojo do Lobo, que nos mostra um pouco da vivência passada das populações nas suas actividades de criação de gado.

O traçado deste trilho inicia-se na povoação de Fafião e leva-nos maioritariamente por caminhos agrícolas e carreiros de pastores das freguesias de Cabril (concelho de Montalegre) e Vilar da Veiga (concelho de Terras de Bouro).
Para além de notícias da sua inauguração, até ao momento apenas obtive informação oficial sobre este percurso pedestre no próprio placard informativo que encontramos no seu ponto de início.
O trilho desenrola-se dentro dos limites do Parque Nacional Peneda-Gerês. Uma vez que entra dentro da "Área de Protecção Parcial Tipo II" temos que respeitar algumas restrições de circulação e solicitar autorização ao ICNF por escrito ou por email (pnpg@icnf.pt) sempre que se pretenda percorer em grupos com mais de 15 pessoas.

Apercebi-me da existência de marcações de um trilho PR dentro da povoação de Fafião que não soube identificar, mas à parte disso não encontramos outros trilhos oficiais marcados no terreno.
Por outro lado, existem outros dois trilhos pedestres de carácter oficial cujo traçado se sobrepõe parcialmente a este, mas que não possuem qualquer marcação no terreno. Apenas encontramos a apresentação dos mesmos num placard, já muito degradado:
- O PR Trilho da Vezeira entre os km 0,35 e 1,1, entre os km 2,5 e 2,7, entre os km 6,5 e 7,1 e cruzam-se ao km 3,9;
- O PR Trilho da Construção Popular entre os km 0,35 e 1,1, entre os km 1,4 e 2,1, entre os km 3,4 e 4,0 e entre os km 6,5 e 7,1.

Referência para duas facetas deste trilho que aqui publico:
- A configuração do trilho é quase em forma de um "número oito". Depois da descida ao vale do Rio Fafião (e Rio Conho) sobe-se a encosta e quase regressamos ao centro da povoação de Fafião. Isto permite que o percurso possa ser dividido "em duas etapas", conforme as conveniências de cada um.
- A visita ao miradouro do Alto da Portela do Monte não faz parte do percurso oficial, marcado no terreno. No entanto, julgo que é um acrescento que vale bem a pena: curto, rápido e com vistas bastante bonitas.

O trilho está sinalizado, com as marcações a serem suficientes para a orientação no trilho.
O trilho segue maioritariamente por caminhos agrícolas e carreiros de pastores.
Não encontrei obstáculos muito difíceis de ultrapassar. Porém, a travessia do Rio Conho é feita em duas ocasiões e só se faz facilmente em períodos de tempo seco, em que os caudais das ribeiras seja baixo. O mesmo se diz da travessia de uma ribeira ao km 12,8.
Encontramos troços de descida com um declive muito acentuado ao km 10,8 e 11,8 que requerem cuidado, especialmente quando o piso estiver molhado!
A cobertura florestal existe apenas em algumas partes do percurso, pelo que existe alguma exposição solar.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".

Boas Caminhadas!

PictographInformation point Altitude 1,584 ft
Photo ofInício e final do percurso. Placard informativo. Fonte. Photo ofInício e final do percurso. Placard informativo. Fonte. Photo ofInício e final do percurso. Placard informativo. Fonte.

Início e final do percurso. Placard informativo. Fonte.

Eira Galega

Fojo do Lobo de Fafião

Monumento ao Lobo

Moinho da Cancela

Travessia do Rio Fafião

Interligação com o PR Trilho da Construção Popular

PictographBridge Altitude 1,175 ft
Photo ofPonte da Pigarreira (Rio Fafião). Interligação com o PR Trilho da Vezeira. Photo ofPonte da Pigarreira (Rio Fafião). Interligação com o PR Trilho da Vezeira. Photo ofPonte da Pigarreira (Rio Fafião). Interligação com o PR Trilho da Vezeira.

Ponte da Pigarreira (Rio Fafião). Interligação com o PR Trilho da Vezeira.

PictographBridge Altitude 1,210 ft
Photo ofPonte sobre o Rio Conho. Interligação com o PR Trilho da Vezeira. Photo ofPonte sobre o Rio Conho. Interligação com o PR Trilho da Vezeira. Photo ofPonte sobre o Rio Conho. Interligação com o PR Trilho da Vezeira.

Ponte sobre o Rio Conho. Interligação com o PR Trilho da Vezeira.

Travessia do Rio Conho

Ponte sobre o Rio Fafião

Poço Verde

Miradouro sobre o vale do Rio Fafião

Portela do Monte. Interligação com o PR Trilho da Vezeira e com o PR Trilho da Construção Popular.

Parque de Merendas da Portela do Monte

Alto da Portela do Monte. Miradouro.

Carvalho das Lavradas

Levada

Levada. Interligação com o PR Trilho da Vezeira e com o PR Trilho da Construção Popular.

Miradouro da Regideira

Roca do Touro

Prado

VG de Roca das Cabritas

Parque de Merendas da Chã das Fontelas

Miradouro

Saída do estradão e subida para a direita

Penedo Pinto

Silha. Regresso ao estradão.

Saída do estradão e descida para a esquerda

Declive acentuado

PictographReligious site Altitude 1,540 ft

Igreja de Fafião

Polo de Fafião do Ecomuseu de Barroso

Pólo de Fafião Ecomuseu de Barroso "Vezeira e a Serra" Rua da Sarramada n.º 8 5470-017 Fafião - Montalegre Email: fafiao@ecomuseu.org Web: www.ecomuseu.org Tel: 276009140

• Rui Fonseca 1 Jun 8, 2020

Comecei este trilho na ponte do Rio fafiao, onde vi a placa com informação do PR. Segui o circuito no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Os primeiros quilómetros fizeram-se bem. Numa altura tivemos que fazer um desvio do trilho devido a um grupo de bovinos a pastar acompanhado de um cão pastor, decidi não arriscar (muito pouco espaço) e dei a volta pela estrada. Chegada à aldeia de fafiao, as indicações parecem mais mal marcadas. Dificilmente se vai na direcção certa sem olhar para o GPS. Depois, saído da aldeia e passando a estrada, passamos por um caminho com um cobra no muro lateral. O pior foi uns quilómetros à frente, onde o autor deste trilho marcou como 'Junção de Ribeiras'. Deparam-nos com um silveiral, em que tivemos que abrir mato para passar e acabamos por ficar todos arranhados. Procegui por mais um quilómetro, sempre muito mal assinalado, até que vimos mais um silveiral e desistimos e voltamos pela estrada para fafiao. Decidimos fazer o caminho norte de fafiao para a ponte do Rio fafiao, que passa pelo Poço Verde, um lugar lindíssimo. Mesmo assim este caminho não é ideal e está um pouco mal marcado. No final acabamos por demorar mais de 6 horas para fazer nem metade deste pr, com as pernas todas arranhadas. Tem paisagens e sítios muito bonitos, mas está em muito mal estado.

• Photo of xikininho
    xikininho May 23, 2021

Excelente trilho para se fazer em temperaturas moderadas de Primavera.

• Photo of Pe Grande
    Pe Grande Jun 1, 2021

Boa tarde, alguém me sabe dizer se o percurso esta em condições de ser percorrido, e se é aconselhável fazê-lo no sentido contrario aos ponteiros do relógio para deixar o poço verde mais para o fim do percurso?

• Photo of xikininho
    xikininho Jun 1, 2021

Boa noite Pe Grande, sim está em condições, quer ao contrário, quer no sentido correto. Bons trilhos.

• Carmen Santos Lima Jul 16, 2021

Primeira parte dá para fazer perfeitamente, segunda parte já não posso dizer o mesmo. Trilhos mal sinalizados e com falta de manutenção. Apartir de Penedo Pinto é quase impossível fazer o trilho, algumas partes estão bloqueadas ou inacessíveis. Trilho deverá ser revisto pelas autoridades competentes.

• Photo of HENRIQUE DUARTE
    HENRIQUE DUARTE May 20, 2022

Boa tarde, após ler o último comentário fiquei na dúvida se o trilho está em boas condições ou não, alguém pode ajudar sff?