PR1 Mondim de Basto Caminhos da Sr.ª da Graça

Photo ofPR1 Mondim de Basto Caminhos da Sr.ª da Graça Photo ofPR1 Mondim de Basto Caminhos da Sr.ª da Graça Photo ofPR1 Mondim de Basto Caminhos da Sr.ª da Graça

June 24, 2018
June 2018

near Mondim de Basto, Vila Real (Portugal)

Com inicio junto ao Parque Urbano de Mondim de Basto, onde se encontra o painel identificativo deste PR1 "Caminhos da Senhora da Graça", seguimos inicialmente por entre as ruas desta vila, ao chegar ao Parque Florestal, decidimos fazer um desvio das marcações oficiais e viramos à direita e visitamos este parque com um bosque bastante interessante, após percorrer o parque entramos na estrada em asfalto viramos à esquerda e subimos através da estrada cerca de 500 metros até entrarmos novamente no trilho já na povoação da Serra.
A partir daqui o percurso segue por entre vinhas e floresta composta essencialmente por pinheiro até à povoação de Campos. Nesta povoação subimos por um caminho em calçada, este caminho dos peregrinos, é sempre a subir até encontrar a estrada em alcatrão, aqui, fizemos um desvio à esquerda para visitar o Crastoeiro, um local onde se encontra um conjunto de afloramentos graníticos que representa aquilo que já foi um povoado fortificado com ocupação desde o Séc. IV A.C. até ao Séc. I.
Após a visita, regressamos pela estrada, ao chegar às marcações do PR1 viramos à esquerda, entramos novamente na calçada do peregrino, sempre a subir até encontrar o asfalto, ao chegar ao asfalto, percorremos esta estrada em cerca de 200 metros para iniciar a subida final, até encontrar as capelas que rodeiam o Santuário da Sr.ª da Graça, após encontrar a primeira capela, rapidamente subimos até ao Santuário, a subida é dura, difícil, mas ao chegar a paisagem compensa todo o esforço.
Agora era hora do almoço, neste lugar épico e de devoção, percorremos todo o espaço envolvente, abastecemos as garrafas na torneira existente nas traseiras do Santuário, único ponto de abastecimento liquido que se encontra ao longo desta subida e preparamos para iniciar a descida pela encosta do lado contrário.
A descida faz-se pelas traseiras do Santuário em direção ao Alto dos Palhaços, local de vigia florestal e que decidimos não subir derivado ao calor e sol que se fazia sentir, esta descida entra, agora, novamente por uma calçada até encontrarmos a estrada em asfalto que nos leva até à vila de Mondim de Basto, tirando o Parque de Merendas da Pedreira, local que visitamos, esta descida não tem qualquer interesse pois faz-se sempre em asfalto, sem qualquer marcação do trilho.
Este percurso vale pela subida emblemática, desta mítica subida ao Monte Farinha, tão conhecida do ciclismo, e, ponto alto, a chegada ao Santuário pois a vista é fabulosa.
É uma subida dura, em dias de muito calor e sol, que foi o caso, para quem não estiver habituado vai ser doloroso, obrigatório proteção solar e muita água.
O percurso está bem marcado até ao Santuário, na volta, pelo lado contrário, as marcações são poucas ou nenhumas, julgo que descuraram esta parte, porque o trilho tem pouco interesse.
De salientar, que não existe qualquer ponto de abastecimento de água até ao Santuário, devem ir precavidos.
Para quem tiver dificuldades, na subida, aconselho a não olhar para o cume deste Monte Farinha, pois a visão pode tirar a vontade de subir.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Oct 9, 2023

Viva, Carlos Pinto! Depois de muitas caminhadas a olhar para o Monte Farinha como referência geográfica, finalmente decidi subir as suas encostas. E optei por seguir o traçado antigo, circular, baseando-me na sua publicação, que me foi muito útil. No seu todo este revelou-se um trilho muito interessante, com locais excelentes para se visitar e vistas panorâmicas de 360º, fenomenais, no santuário da Srª da Graça. Apenas lamento o estado em que se encontra a vertente nordeste depois dos últimos incêndios (tudo queimado e cheio de destroços de madeira espalhados) e o facto deste antigo traçado contemplar bastante piso asfaltado. De qualquer das formas, prefiro sempre um percurso circular, embora considere interessante a ideia dos novos PRs lineares, ao fazerem as ligações entre o santuário e as povoações que o rodeiam. Mais uma vez obrigado pela partilha e úteis informações, abraço e continuação de ótimas caminhadas!