PR1 MNC – Trilho da Carvalheira de Abedim

Photo ofPR1 MNC – Trilho da Carvalheira de Abedim Photo ofPR1 MNC – Trilho da Carvalheira de Abedim Photo ofPR1 MNC – Trilho da Carvalheira de Abedim

October 6, 2023
October 2023

near Abedim, Viana do Castelo (Portugal)

Tendo em conta a temperatura esperada para este dia e local (34º) escolhemos este fácil e refrescante percurso para início de mais um périplo de curta duração, tendo por acampamento base, uma vez mais, a “Quinta da Lamosa – Ecoturismo”, excelente local para recuperar forças e donde se chega de carro e em pouco tempo ao início dos três percursos que tínhamos em mente realizar nesta curta semana de férias e que distam sensivelmente à mesma distância da nossa “base”, este PR1 e os PR2 e 1 (PRC) - Alto dos Morrões e Corno do Bico (Novo Traçado) e o PR 22 – Trilho do Fojo da Cabrita.

Como era fim-de-semana, estacionamos o carro no parque em frente da Junta de Freguesia de Abedim, local de partida desta PR e iniciamos a caminhada, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, sentido que se recomenda e cuja marcação que consideramos de razoável não dispensa, mesmo assim, o recurso da ajuda do Gps.

Consideramos um traçado de execução fácil, mas que requer alguns cuidados se se optar por realizar a subida à Penha de S. Martinho e ao Castelo da Penha da Rainha, local que se recomenda visitar e donde podemos alargar os horizontes para o vale do Gadanha, para as pequenas propriedades rústicas (minifúndios) dispostas em socalcos, as vinhas e os vastos bosques de Carvalhos e alguns ciprestes, que fazem deste trilho um percurso excelente para o percorrer nos dias mais quentes.