PR1 MCN - PEDRAS, MOINHOS E AROMAS DE SANTIAGO (SOALHÃES)

Photo ofPR1 MCN - PEDRAS, MOINHOS E AROMAS DE SANTIAGO (SOALHÃES) Photo ofPR1 MCN - PEDRAS, MOINHOS E AROMAS DE SANTIAGO (SOALHÃES) Photo ofPR1 MCN - PEDRAS, MOINHOS E AROMAS DE SANTIAGO (SOALHÃES)

October 13, 2013
October 2013

near Soalhais, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PR1 MCN - PEDRAS, MOINHOS E AROMAS DE SANTIAGO

O percurso pedestre de Soalhães, com aproximadamente 15Kms, está repleto de história, onde parte do percurso desperta-nos para um sentimento de regresso ao passado, em que os moinhos têm um papel de destaque, os quais nos convidam à evasão.
A paisagem dividida entre espaços agrícolas e a grandiosidade da serra da Aboboreira, onde as gentes mostram no rosto o duro trabalho campestre, reflete a elevada biodiversidade de fauna e flora, onde é possível observar uma elevada diversidade de espécies e estar em contacto direto com o imaginário de outros tempos, tempos esses que o mais novos já não sabem e os mais velhos se vão esquecendo. Ao longo da marcha foi possível contemplar vários elementos etnográficos, como a magnífica linha de moinhos de água recuperados, a fauna e a flora da serra da Aboboreira, imponentes fragas que evocam refúgios naturais da serra, e construções de cariz religioso: a Igreja Matriz de Soalhães, as capelas de S. Clemente, S. Tiago, S. Brás e S. Bento do Pinhão. Em Almofrela, paragem obrigatória na Tasquinha do Fumo, onde a D.ª Isabel e o Sr. Artur nos recebem com a sua simpatia... onde ganhamos folego para o resto do percurso... A tarde estava com céu muito nublado, não iriamos ter o pôr do sol para contemplar... Por isso, envolvidos numa boa conversa e num bom copo de vinho, deixamos o tempo passar e quando saímos da Tasquinha já se fazia noite, o resto do caminho, 5km, foi feito à luz do frontal / lanterna... Excelente caminhada, com um grupo fantástico! Obrigado a todos os caminhantes!

REDE DE PERCURSOS PEDESTRES MARCO DE CANAVESES

PR1 PEDRAS MOINHOS E AROMAS DE SANTIAGO [PDF] Desfrute de um percurso circular, que alia o património monumental ao natural, a Igreja de Soalhães e a Serra da Aboboreira, com os seus moinhos de água. Localização: Freguesia de Soalhães, junto à igreja paroquial. Ver Trilha

PR2 DOIS RIOS, DOIS MOSTEIROS [PDF] Desfrute de um percurso linear entre os rios Tâmega e Douro e os mosteiros de Santa Maria de Vila Boa do Bispo e São João de Alpendorada, com passagem pelo Castro de Arados. Localização: Freguesia de Vila Boa do Bispo, junto à igreja do Mosteiro de Vila Boa do Bispo. Ver Trilha

PR3 CAMINHO DO RIO [PDF] Do Douro à Serra. Desfrute de um percurso linear entre a Serra de Montedeiras e o rio Douro. Localização: Freguesia de Sande e São Lourenço, junto ao parque de merendas de Montedeiras. Ver Trilha

PR4 BAO/MCN/AMT - TRILHO DOS DÓLMENS 2020 [PDF] Desfrute de uma pequena rota circular, com 11 km, que invoca sobretudo ao turismo de natureza e patrimonial. Permite a contemplação de diversas manifestações da vida e a visita a alguns dos dólmens, que fazem parte do conjunto megalítico da Serra da Aboboreira. Ver Trilha

PR5 CAMINHOS DE CANAVESES [PDF] Desfrute de um percurso circular que alia o património histórico e natural, a igreja de Santa Maria de Sobretâmega, a Rua Direita (classificada como Aldeia de Canaveses) e o rio Tâmega. Localização: Freguesia de Sobretâmega, junto à igreja de Santa Maria de Sobretâmega. Ver Trilha

PR6 CAMINHOS DE TONGOBRIGA [PDF] Desfrute de um percurso circular, de 8 Km, que alia o património histórico, natural e gastronómico, nomeadamente a igreja de Santa Maria do Freixo, a aldeia e cidade romana de Tongobriga, os moinhos e a Casa que fabrica os centenários Doces do Freixo. Localização: Freguesia do Marco, lugar do Freixo, junto às portas de Tongobriga. Ver Trilha

PR7 ALDEIAS E MARGENS DO RIO OVELHA [PDF] Desfrute de um percurso circular, de 13,7 Km, que alia o património histórico, natural e paisagístico, nomeadamente o lindíssimo rio Ovelha com os seus moinhos e quedas de água. Localização: Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, junto à igreja de Várzea da Ovelha. Ver Trilha

PR8 TRILHOS DE PORTOCARREIRO. Uma pequena rota circular com 16 Km, que permite usufruir das belas paisagens, da natureza e do património arquitetónico e cultural de Vila Boa de Quires. Implementado na terra dos “chapéus de palha” permite apreciar esta arte ancestral, as Obras do Fidalgo, apreciar a paisagem vinícola da Casa de Vila Boa e a Igreja românica de Santo André de Vila Boa de Quires. Ver Trilha

PR9 CAMINHOS DO ZÉ DO TELHADO [PDF] Uma pequena rota circular com aproximadamente 12,4 Km, que permite usufruir das belas paisagens do rio Douro e conhecer um pouco da história do Marco de Canaveses. Implementado em Penha Longa, apela à memória de tempos conturbados e à figura do Zé Telhado, que lhe dá o mote. O percurso passa na Barragem do Carrapatelo e junto à Casa do Carrapatelo percorrendo um conjunto de caminhos rurais onde a proximidade ao rio Douro é constante. Ver Trilha

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

PictographReligious site Altitude 1,494 ft

Brotada num terreno elevado do lugar de Telhe, a capela de São Clemente viu durante vários anos a realização da festa em honra do seu padroeiro. No entanto, com o passar do tempo, esta tradição extinguiu-se.

Alto do Monte, nas Pedras Brancas

PictographRuins Altitude 1,762 ft

Apesar das suas últimas moagens terem ocorrido na década de 1970, o “Moinho de Balcão”, trabalha como antigamente, demonstrando-se como um dos motivos mais atraentes dos visitantes.

PictographReligious site Altitude 1,666 ft

Encontram-se registos do sec. XII, estando sobranceira a uma possível via usada pelos peregrinos vindos de Lamego, que seguiam para Santiago de Compostela.

PictographRuins Altitude 2,012 ft

MOINHOS DE ÁGUA

Moinhos de água, um belo conjunto de onze, envolvidos por uma vegetação luxuriante e acompanhados pela Ribeira de Vinheiro, as suas últimas moagens ocorreram na década de 1970.

PictographProvisioning Altitude 2,479 ft

TASQUINHA DO FUMO

Em Almofrela, paragem obrigatória na Tasquinha do Fumo, onde a D.ª Isabel e o Sr. Artur nos recebem com a sua simpatia... onde ganhamos folego para o resto do percurso... A tarde estava com céu muito nublado, não iríamos ter o pôr do sol para contemplar... Por isso, envolvidos numa boa conversa e num bom copo de vinho, deixamos o tempo passar...

• Photo of Nuno Gandra
    Nuno Gandra May 18, 2014

Trilha relativamente fácil, com um ou outro ponto a requerer melhor sinalização

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Nov 29, 2021

Bonito trilho, onde o conjunto de moinhos e a Tasquinha do Fumo se realçam!

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Nov 29, 2021

Obrigado pels comentários e avaliação da trilha. Saudações.