PR1 LSB Rota da Biodiversidade (Lisboa)

Photo ofPR1 LSB Rota da Biodiversidade (Lisboa) Photo ofPR1 LSB Rota da Biodiversidade (Lisboa) Photo ofPR1 LSB Rota da Biodiversidade (Lisboa)

April 15, 2018
April 2018

near Pedrouços, Lisboa (Portugal)

O PR1 de Lisboa é um interessante e educativo percurso pedestre que liga Monsanto e o Tejo, levando-nos a visitar arruamentos antigos, belos monumentos íntimamente ligados a grandes capítulos e personagens da história portuguesa, uma imensa variedade de flora e um dos surpreendentes geomonumentos de Lisboa, formado quando este era um território ocupado por um mar tropical de águas límpidas, tépidas e pouco profundas, há 97 milhões de anos.
Já a fauna está menos visível, mesmo assim as gaivotas, pombos, andorinhas, gaios, e melros marcaram presença, alegrando a nossa viagem.

Marquei os principais waypoints, incluindo onde se justifique, as referências dos pontos de interesse (PI's) que figuram na ficha do percurso disponível em

O ponto de início / fim que escolhemos para este trajecto em anel fica ligeiramente a montante do oficial - optamos pela Praça Francisco de Almeida, já que aí ou nas pracetas vizinhas é fácil encontrar parqueamento para quem se desloque em viatura para o ponto de partida.

Seguimos em sentido anti-horário por ser aquele que nos proporcionava as melhores condições de luz para fotografar.

Daí fomos até ao CCB, Jerónimos e Estação Fluvial de Belém. Acompanhamos então o rio, depois atravessamos a Avenida da Índia pela passagem superior junto do Centro de Congressos de Lisboa. Subimos à Capela do Alto de Santo Amaro e depois fomos até ao Jardim Avelar Brotero. Mais adiante, na Rua Eduardo Bairrada, visitamos o geomonumento do Rio Seco e continuamos a subida ate o Pólo Universitário da Ajuda, onde se entra no Parque Florestal de Monsanto.
Aproveitamos para almoçar no parque de merendas junto à Alameda Keil do Amaral e subimos então ao Moínho do Penedo.
Atravessando o Jardim de Montes Claros, vamos depois sair de Monsanto e descer pelo Bairro do Caramão da Ajuda, com passagem junto ao Palácio Nacional da Ajuda e ao Jardim Botânico da Ajuda.
Mais adiante, junto à Igreja da Memória (onde visitamos o túmulo contendo os restos mortais do Marquês de Pombal), encontramos finalmente onde tomar um café!
De forças renovadas seguimos o resto do percurso até fechar o anel, passando, já perto do final, pela alva capela de S. Jerónimo, onde em 1497 Vasco da Gama e os seus homens passaram a noite em oração antes de partir para o Oriente.

Anfiteatro Keil do Amaral

Lisboa

PictographReligious site Altitude 312 ft

Torre sineira da Ajuda séc. XVIII

Torre sineira construída no séc. XVIII ao lado da Capela Real da Ajuda, segundo desenho do arqº da Casa do Infantado, Manuel Caetano de Sousa, tendo ocorrido a cerimónia de sagração dos sinos em 1793

WC 1

Lisboa

WC 2

WC

WC 3

WC

• Photo of Have we arrived yet?
    Have we arrived yet? Jul 18, 2020

Boa caminhada em noite de verão. Obrigada pela partilha.

papaleguas Jul 18, 2020

Obrigado, boas caminhadas, amigos!

• Photo of Maria banzina
    Maria banzina Apr 15, 2022

E lindo no mês de Março

papaleguas Apr 16, 2022

Verdade, Maria banzina, e é um percurso em que se aprende bastante. Pena que a CML não tenha investido em alargar a sua rede de PRs oficiais...

• Joaquim Safara Oct 23, 2022

Passeio bem agradável com um pouco de chuva à chegada a Monsanto.

papaleguas Oct 23, 2022

Mesmo assim o dia correu melhor do que as previsões anteviam, Joaquim Safara... Monsanto agora tem o bónus dos cogumelos :)