PR1 LRN Rota dos Dinossauros

February 9, 2019
February 2019

near Lourinhã, Lisboa (Portugal)

A ideia inicial seria fazer o PR1 Rota dos Dinossauros na Lourinhã, mas logo nos primeiros quinhentos metros as marcações mostraram-se algo confusas, o que me levou a fazer o trilho um pouco ao acaso, mas ainda bem, pois revelou-se bem interessante… Mas vamos por partes… Este trilho (em linha) "Rota dos Dinossauros" é o primeiro de três que o Concelho da Lourinhã tem para oferecer, a quem gosta de "dar corda aos sapatos"... Tem inicio junto ao Museu da Vila, que infelizmente se encontrava fechado, e logo nos primeiros metros, podemos visitar o fabuloso Convento de Sto. António datado do séc.XVI… Seguindo pelas ruas da vila, chegamos ao ex-libris da Lourinhã e deste trilho, a Igreja de Santa Maria do Castelo… Um maravilhoso monumento gótico, com uma rosácea por cima da porta principal, datado do séc. XIV, ao qual fiquei completamente rendido, simplesmente maravilhoso… Um pouco mais acima, encontramos o cruzeiro da vila, com um belíssimo panorama sobre a mesma… Depois, o trilho segue ao encontro de uma ciclovia, e é aqui, que por falta de marcações, acabei por ir ao acaso, seguindo sempre por essa via até chegar à Praia da Areia Branca, onde voltei a encontrar as marcações… Sempre junto à linha de costa, lá fui, ora por asfalto, ora por trilho marcado junto às arribas, ao encontro do Forte do Paimogo, um forte erguido a partir de 1674, por D. Pedro II, no tempo da guerra contra Espanha, após a proclamação da Independência… Este é o ponto de chegada do trilho, onde se pode desfrutar das belas paisagens da linha costeira, do mar, das Berlengas e de Peniche, já ali ao fundo… Como o PR1 Rota dos Dinossauros é um percurso linear, optei por voltar para trás, e fazer o troço que ficou por fazer, por falta de marcações. Assim, após a Praia da Areia Branca, o percurso sobe as dunas em direção a Labrusque, e depois desce por meio de hortas e já com a Lourinhã ao fundo, até a esta fantástica vila, onde tem a receber-nos a Capela de Nossa Senhora dos Anjos, com o seu maravilhoso jardim, onde podemos desfrutar do descanso merecido, após 15 Kms muito relaxantes… De salientar a presença quase constante do barulho do mar...