PR1 Lagoa Algarve 'Sete Vales Suspensos' até praia Albandeira

Photo ofPR1 Lagoa Algarve 'Sete Vales Suspensos' até praia Albandeira Photo ofPR1 Lagoa Algarve 'Sete Vales Suspensos' até praia Albandeira Photo ofPR1 Lagoa Algarve 'Sete Vales Suspensos' até praia Albandeira

June 14, 2020
June 2020

near Rocha Brava, Faro (Portugal)

Este percurso dos Sete Vales Suspensos, pertencente ao concelho de Lagoa, é um dos mais deslumbrantes do Algarve, é um percurso linear com cerca de 6km (ida e volta são 12km) e liga a Praia de Vale Centianes à Praia da Marinha.
Nós decidimos iniciar na Praia de Vale de Centianes e junto ao parque de estacionamento o trilho inicia com a subida de umas escadas até chegar ao alto da encosta da praia, o percurso segue sempre às arribas com uma paisagem de rara beleza,
com destaque para os famosos diversos algares do Algarve (cavidade aberto no solo provocado pela erosão e pela chuva), o percurso passa pelos sete vales suspensos, que dá o nome a este PR1 de Alagoa.
Continuando ao longo das arribas, passamos ao lado do Farol de Alfanzina, daqui descemos à Praia do Vale de Espinhanço, nesta zona a paisagem é simplesmente magnifica até chegar à Praia dos Carvalhos, para mim uma das mais bonitas do Algarve.
Após esta praia seguimos para a Praia de Benagil, uma das mais conhecidas do País, principalmente por causa do famoso algar de Benagil, o percurso desce a esta praia pelo meio das habitações, atravessa a praia e sobe novamente às arribas para seguir até à Praia da Marinha, onde oficialmente termina o percurso.
Ao chegar à Praia da Marinha e porque ainda nos restava algum tempo, decidimos continuar os trilhos junto à costa e seguimos na direção da Praia da Malhada do Baraço, esta zona continua ser de uma beleza extraordinária, continuamos pelas arribas e chegamos à Praia da Albandeira, também conhecida pelo seu arco de Albandeira e foi nesta praia que decidimos terminar o percurso, fizemos cerca de 8km, mais dois que o oficial, mas vale bem a pena aumentar o percurso para chegar a Albandeira.
O percurso é muito fácil, não tem qualquer dificuldade e encontra-se muito bem marcado, quanto à beleza, as imagens apenas mostram um pouco daquilo que se avista no local.
Dos mais bonitos do Algarve e quem não conhecer trilho obrigatório, para mim o único ponto negativo é ser linear.