PR1 Idanha Rota dos Abutres

June 13, 2016
May 2009

near Salvaterra do Extremo, Castelo Branco (Portugal)

pt
Salvaterra do Extremo é o nosso ponto de partida. É terra de fronteira, com foral de D Sancho II (1229) que assumiu particular importância com a assinatura do Tratado de Alcañices, entre Portugal e Espanha, em 1297. As muralhas foram quase na totalidade desmanteladas após as guerras peninsulares, e o monumento mais representativo do passado de relevo que teve esta vila que foi sede de concelho até 1885 é a sua Igreja Matriz, onde começa o percurso (o trilho registado começa uns metros afastado da igreja).
Não é preciso andar muito para atingir a "caseta", um antigo posto de guarda fiscal, votado ao abandono. Daqui temos óptimas vistas sobre Espanha e o seu castelo de Peñafiel alcandorado num abrupto morro. Descemos depois até à Fonte da Ribeira, já no rio Erges, onde podemos ver mais uma típica azenha, sempre sobrevoados pelos grifos (abutres) que se lançam do penhasco de Peñafiel onde nidifica uma importante colónia destas grandes aves. Seguimos um bom bocado pela fresca margem do Erges, até à foz da Ribeira de Arades; aqui tomamos uma estrada de asfalto, durante 800 metros, e depois de novo os caminhos rurais entre-muros, até atingir a estrada Nacional de Segura, que percorremos durante uns metros, para depois entra à esquerda na "Quelha de Segura", um caminho empedrado muito antigo do qual restam apenas 1500 metros. Pouco depois finda o nosso caminho, de novo perto da igreja Matriz
en
Salvaterra do Extremo is our starting point. It is frontier land, with a charter of King Sancho II D (1229) which assumed particular importance with the signing of the Alcañices Treaty between Portugal and Spain in 1297. The walls were almost completely dismantled after the Peninsular Wars, and nowadays the monument more representative of the ancient importance fo this this village (which was the county seat until 1885) is the parish Church, where our trail begins.
It does not take long to reach the "caseta", an old outpost of the frontier guards, doomed to abandonment. From here we have great views over Spain and its Peñafiel Castle perched on a steep hill. We went down to Fonte da Ribeira, already by the Erges river where we can see a typical watermill, walking always overflown by griffins (vultures) that launch themselves from the Peñafiel cliff where it nests an important colony of these great birds.
We follow a good bit by the fresh shore of Erges, to the mouth of Ribeira de Arades; Here we take a paved road for 800 meters, and then follow again the rural roads between walls, until the National road, where we walk for a few meters, then turn left on "Quelha de Segura", a very old cobblestone road from which there remain now only 1500 meters of road. Shortly after we end our way, again at the parish church.