PR1 GDM - Trilho dos Moinhos de Jancido (e Lagoas de Midões).

Photo ofPR1 GDM - Trilho dos Moinhos de Jancido (e Lagoas de Midões). Photo ofPR1 GDM - Trilho dos Moinhos de Jancido (e Lagoas de Midões). Photo ofPR1 GDM - Trilho dos Moinhos de Jancido (e Lagoas de Midões).

December 26, 2020
December 2020

near Foz do Sousa, Porto (Portugal)

O trilho é efetuado por caminhos rurais, florestais e antiga linha férrea que ligava as antigas minas de carvão de Midões à foz do Sousa (freguesias de Gens, Foz do Sousa e Covelo).

Iníciamos junto da Unidade de Saúde Pública de Gondomar, onde existe 1 parque de estacionamento e seguimos em sentido anti-horário.

O mapa utilizado foi o do Quinajoão, com algumas alterações.

O Trilho dos Moinhos de Jancido coincide com o traçado da antiga linha férrea por onde era transportado o carvão extraído das minas de Midões até à foz do Sousa, passando pelas aldeias de Gens, Jancido, Compostela e Sousa, sendo depois levado de barco até ao Porto. Funcionou entre 1872 e 1927.

Segundo é possível ler em diversos artigos na net, os oito moinhos de Jancido, no lugar da Foz do Sousa, Gondomar, estavam cobertos de mato mas um grupo de amigos, desde 2017, têm restaurado paredes, telhados, construído escadarias, limpado o canal por onde seguia a linha férrea e plantado mais de 500 árvores e arbustos. Tudo de forma voluntária e a custo zero!

O trilho marcado e homologado tem +-10 km (ida e volta) e faz-se em +-3h30. Nós acrescentamos mais uns km e uma visita às Lagoas de Midões, à Tasca da Tita, Parque de Lazer de Travassos e Central de Captação de Águas e fizemos +-15 km em 4h15m. Faz-se bem a pé ou de bicicleta.

No inverno, alguns troços junto ao rio, podem estar alagados mas são transitáveis. Calçado com alguma tração e uns sticks são recomendados.

Para quem quiser fazer o trilho aqui ficam os pontos de interesse:
1 - Rio Sousa;
7 - Caminhos Rurais e Florestais;
8 - Tasca da Tita;
9 - Parque de Merendas e Ponte de Travassos;
10 - Antiga Central de Captação de Águas da Foz do Sousa.

Rio

O Rio Sousa que nos vai acompanhar ao longo do trilho.

Ao longo do percurso existem várias alternativas. Aqui também podíamos seguir pela esquerda.

PictographBridge Altitude 63 ft
Photo ofPonte das Longras e Parque de Merendas. Photo ofPonte das Longras e Parque de Merendas. Photo ofPonte das Longras e Parque de Merendas.

Ponte das Longras e Parque de Merendas.

PictographWaterfall Altitude 26 ft

Cascata das Caiáguas.

PictographBridge Altitude 30 ft

Esta ponte de metal e piso de espesso contraplacado sobre o rio Sousa, substitui a antiga ponte da linha de Midões, que ruíu. Liga as aldeias de Jancido e Gens.

PictographProvisioning Altitude 82 ft

PictographPicnic Altitude 78 ft

PictographFauna Altitude 48 ft

PictographSports facility Altitude 109 ft

Instalação desportiva

Grupo Desportivo de Covelo.

PictographLake Altitude 170 ft

PictographLake Altitude 181 ft

Cuidado. Se possível usar calçado que agarre e uns stikes.

PictographLake Altitude 375 ft

PictographProvisioning Altitude 510 ft

Tasca da Tita.

Um bom local para almoçar. Prato-do-dia 5.50€ (pão, sopa, prato principal, bebida e café).

PictographBridge Altitude 19 ft

PictographPicnic Altitude 11 ft

Parque de Lazer de Travassos.

PictographRuins Altitude 19 ft
Photo ofAntiga Central de Captação de Águas, que abastecia o Porto Photo ofAntiga Central de Captação de Águas, que abastecia o Porto

Antiga Central de Captação de Águas, que abastecia o Porto

• Photo of JM Markes
    JM Markes Sep 12, 2021

Bom caminho! Só fiz uma ligeira alteração na volta, consegui evitar um pouca da vila e mais campo, por um caminho que passa à porta da sede de rancho de gens. Obrigado!!

Bom caminho!

• Photo of Francisco Leite
    Francisco Leite Sep 12, 2021

JM Markes A alteração foi uma boa opção. Nós fomos ao restaurante porque estava na hora do almoço e também porque já tinhamos lido boas críticas sobre o mesmo. Continuação de bons trilhos.

• Photo of JM Markes
    JM Markes Sep 12, 2021

O almoço é sempre um must!!! Ehehe