PR1 GDM - Linha de Midões e Moinhos de Jancido

Photo ofPR1 GDM - Linha de Midões e Moinhos de Jancido Photo ofPR1 GDM - Linha de Midões e Moinhos de Jancido Photo ofPR1 GDM - Linha de Midões e Moinhos de Jancido

September 27, 2020
September 2020

•   3.7 1 review

near Foz do Sousa, Porto (Portugal)

(Em fase de homologação FCMP).

Com base na antiga linha férrea entre as minas de Midões e o ponto de embarque em frente ao atual edifício da Junta de Freguesia de Foz do Sousa, que operou entre 1856 e 1927, este percurso é linear por excelência, respeitando essa linha antiga.
O início poente localiza-se no parque de estacionamento junto ao Centro de Saúde de Foz do Sousa ou, em alternativa, no parque de merendas de Santo Amaro.
Passamos a Ponte Nova do Sousa, apreciando a envolvente natural do rio. A menos de 500metros, inicia-se o traçado da linha, caminhando lado a lado com o arvoredo parcialmente autóctone.
Este percurso será excelente para dia de calor, graças à sombra disponível.
Ao quilómetro 2 podemos descer ao rio para fotografar na Ponte das Longras, reconstruída totalmente por voluntários locais. Percorrendo mais 400 metros, chegamos ao ponto mais emblemático do percurso: os Moinhos de Jancido. Estes foram também reconstruídos com o esforço e dedicação dos voluntários locais, essenciais na sua manutenção e no respeito pelo traçado e arquitetura original.
Também é aqui que o pedestrianista pode optar pelo caminho na linha original ou descer na variante PR 1.1 em direção à Cascata de Caiáguas e moinhos da base, sempre acompanhando um pequeno trilho paralelo ao rio Sousa.
Ao quilómetro 3 encontramos mais um excelente trabalho de reconstrução da antiga Ponte da Linha sobre o Sousa, embora não seja uma cópia exata da original.
Já na outra margem do Sousa, em direção a Covelo, continuamos a acompanhar o rio e a sua vegetação ripícola, a qual alberga uma variedade de avifauna. Uma vez em Covelo, o término dá-se junto ao parque de merendas local.

retirado de: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pr1-gdm-linha-de-midoes-e-moinhos-de-jancido-54167131

• Photo of André Reid
    André Reid May 30, 2021

Uma pena não haver baldes do lixo ao longo do percurso…