Activity

PR1 GDM Lagoas de Midões, Serras Porto, Moinhos Jacindo e Foz de Sousa em Gondomar

Download

Trail photos

Photo ofPR1 GDM Lagoas de Midões, Serras Porto, Moinhos Jacindo e Foz de Sousa em Gondomar Photo ofPR1 GDM Lagoas de Midões, Serras Porto, Moinhos Jacindo e Foz de Sousa em Gondomar Photo ofPR1 GDM Lagoas de Midões, Serras Porto, Moinhos Jacindo e Foz de Sousa em Gondomar

Author

Trail stats

Distance
8.02 mi
Elevation gain
699 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
699 ft
Max elevation
617 ft
TrailRank 
55 4
Min elevation
-7 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 15 minutes
Time
3 hours 46 minutes
Coordinates
2377
Uploaded
July 25, 2021
Recorded
July 2021
  • Rating

  •   4 1 review
Share

near Foz do Sousa, Porto (Portugal)

Viewed 1001 times, downloaded 50 times

Trail photos

Photo ofPR1 GDM Lagoas de Midões, Serras Porto, Moinhos Jacindo e Foz de Sousa em Gondomar Photo ofPR1 GDM Lagoas de Midões, Serras Porto, Moinhos Jacindo e Foz de Sousa em Gondomar Photo ofPR1 GDM Lagoas de Midões, Serras Porto, Moinhos Jacindo e Foz de Sousa em Gondomar

Itinerary description

O percurso possui três grandes atrativos:
1.Proximidade ao Porto (cerca de 15 km);
2.As lagoas de Midões. Situadas na confluência das freguesias de Gens, Foz do Sousa e Covelo são vestígios de umas antigas minas de carvão, encerradas por volta de 1927. A zona, em forma de vale, densamente arborizada por espécies diversificadas, com uma rede complexa e desordenada de trilhos e com quatro lagoas de um azul intenso dispostas ao longo do vale, possui potencial para atrair tanto caminheiros como ciclistas. Carece, no entanto, de uma intervenção do tipo da que está a ser levada a cabo na zona dos moinhos de Jancido: limpeza e corte de algum mato, abertura de trilhos de acesso a “miradouros” estrategicamente localizados sobre cada uma das lagoas (actualmente só se tem acesso fácil às duas de cima) e construção de um parque de merendas.
3.Os moinhos de Jancido. Trata-se de um corredor relativamente extenso, localizado ao longo da margem esquerda do rio Sousa e das margens da ribeira de Caia-Águas que tem como principal ponto de interesse oito moinhos situados ao longo da ribeira de Caia-Águas a partir da sua confluência com o rio Sousa e exemplarmente recuperados por um grupo de amigos/voluntários - "os Rapazes de Jancido". Os moinhos, o verde luxuriante da vegetação, a diversidade de espécies (castanheiros, salgueiros, freixos, carvalhos, amieiros, medronheiros, entre outras) o som das cascatas e o coro das rãs e dos pássaros, fazem deste local um espaço muito agradável para se visitar, estar e passar bons momentos em comunhão plena com a natureza.
Iniciamos o percurso na Foz do Sousa, junto à ponte. Seguimos em direção às lagoas de Midões, passando pelo parque de lazer situado na confluência dos rios Ferreira e Sousa e ao lado de Gens e Midões. Chegados ao “vale das lagoas”, procuramos explorar os trilhos de forma a chegar e ver todas as lagoas. As duas de cima são de acesso fácil, à do meio conseguimos chegar à margem e vê-la apenas parcialmente, à de baixo não conseguimos chegar nem ver (o mato esconde-a totalmente - assim nos pareceu). Visitadas as lagoas, dirigimo-nos aos moinhos de Jancido seguindo pela antiga linha férrea que ligava as minas à Foz do Sousa e que agora está transformada em caminho. Observados e fotografados os moinhos e as cascatas, regressamos à Foz do Sousa por um belíssimo trilho aberto ao longo da margem esquerda do rio Sousa (aliás, o percurso, sem ser "desafiante/arrebatador", é quase todo ele muito agradável)
Em síntese, trata-se de um percurso circular, não marcado e fácil de realizar. As suas características paisagísticas, históricas e culturais justificam plenamente uma visita demorada quer às lagoas quer sobretudo aos moinhos.
Notas:
1. Na zona das lagoas de Midões, há uma rede complexa de trilhos, alguns de elevada complexidade/dificuldade. O percurso que seguimos não foi o mais curto e fácil. Em alternativa, poderíamos ter optado por uma outra solução mais direta e fácil: da lagoa 2 poderíamos ter seguido em frente (trilho mais largo) pela vertente direita do vale em direção à lagoa 3 e, desta, continuar em direção à lagoa 4. Assim, não teríamos contornado a lagoa 3 nem andado para trás e para a frente. De qualquer forma, a zona carece de uma exploração mais demorada que pensamos fazer numa próxima visita.
2. Dos moinhos de Jancido à Foz do Sousa há dois percursos alternativos: i) um, em nossa opinião, mais fácil mas mais monótono, segue pela antiga linha do comboio, agora transformada em "estradão"; ii) outro, mais desafiante mas em determinados pontos e em determinados meses do ano parcialmente coberto por vegetação herbácea (mas perfeitamente transitável), segue, paralelo ao "estradão", ao longo da margem esquerda do rio até muito perto da confluência do estradão com a estrada municipal de entrada na ponte da Foz do Sousa.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 30 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPark Altitude 30 ft
Photo ofParque

Parque

PictographBridge Altitude 238 ft
Photo ofPonte

Ponte

PictographLake Altitude 396 ft
Photo ofLago

Lago

PictographPhoto Altitude 409 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographWaypoint Altitude 410 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographCave Altitude 170 ft
Photo ofCaverna

Caverna

PictographWaypoint Altitude 248 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 104 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 76 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographLake Altitude 6 ft
Photo ofLago

Lago

PictographWaypoint Altitude 18 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographBridge Altitude 81 ft
Photo ofPonte

Ponte

PictographBridge Altitude 76 ft
Photo ofPonte

Ponte

PictographWaterfall Altitude 27 ft
Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographWaypoint Altitude 50 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 56 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

Comments  (1)

  • Photo of José Pedro Coutinho
    José Pedro Coutinho Feb 18, 2023

    Um bom caminho.
    Atenção que uma parte é feita por caminhos fechados

You can or this trail