PR1 FZZ - Trilho de Dornes-Vigia do Zêzere

Photo ofPR1 FZZ - Trilho de Dornes-Vigia do Zêzere Photo ofPR1 FZZ - Trilho de Dornes-Vigia do Zêzere Photo ofPR1 FZZ - Trilho de Dornes-Vigia do Zêzere

October 6, 2023
October 2023

near Dornes, Santarém (Portugal)

Trilho muito bonito quase sempre com vistas para a água do Zêzere e da barragem de Castelo de Bode. Na maior parte do percurso há bastante sombra.

O trilho está marcado na sua totalidade, no entanto há vários cruzamentos onde as placas de sinalização estão destruídas ou simplesmente desapareceram, nem sempre é fácil encontrar o caminho certo. As marcações precisam de manutenção urgente.

Apesar de irmos quase sempre junto ao grande lago da barragem, os pontos de acesso fácil à agua e ao banho são limitados.

O trilho é relativamente fácil de percorrer, é na sua grande maioria um percurso praticamente plano exceto nas proximidades de Dornes onde há uma subida longa e com alguma dificuldade, no nosso caso era um dia de calor, apesar de ser Outono estavam perto de 30 Graus , e no sentido em que fizemos a caminhada, a subida coincidiu com a parte final.

A minha sugestão é que o percurso seja feito no sentido contrário ao dos os ponteiros do relógio de modo a que a parte mais difícil seja ultrapassada com tempo e caminhantes ainda frescos.

O trilho que decorre sempre por estradão ou estrada de alcatrão, é longo, nós fizemos 18 Kms apesar de não o termos feito completo devido ao calor e ao cansaço acumulado em algumas pessoas do grupo, os caminhantes devem ir prevenidos com bastante água e alimentos.

Não me apercebi que fosse possível fazer reabastecimento de água durante o percurso, a nós valeu-nos a simpatia de um dos habitantes de uma das aldeias que passamos