PR1 e PR2 (MTG)-Rotas do Javali e do Poço do Inferno

Photo ofPR1 e PR2 (MTG)-Rotas do Javali e do Poço do Inferno Photo ofPR1 e PR2 (MTG)-Rotas do Javali e do Poço do Inferno Photo ofPR1 e PR2 (MTG)-Rotas do Javali e do Poço do Inferno

November 17, 2015
November 2015

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Partindo do Hotel Vale do Zêzere, no Bairro de Santo António em Manteigas, subimos a calçada em direção à sinalética que nos indica o caminho da Rota do Javali que encontra, a meio deste percurso, o Poço do Inferno, local que escolhemos para repousar e aconchegar o estômago.

Retomamos aqui o trilho do Javali, a parte mais penosa desta rota que nos leva em direção a Manteigas e ao ponto de partida, não sem antes completarmos a pequena rota do Poço do Inferno.

Começamos estes trilhos com o relógio a marcar quase 11:00 AM, um pouco tarde, tendo em conta os dias mais pequenos desta época do ano e também ao que nos propúnhamos fazer, além de desfrutar das belas paisagens outonais, ir em busca de algumas “caches” ao longo do caminho.

E o crepúsculo chegou pouco depois das 5:00 PM, pelo que os últimos quilómetros foram feitos na escuridão da noite (com a ajuda das nossas lanternas) tendo alimentado a esperança de que os sinais claros da presença do porco-montês (terreno revolvido e outros vestígios) nos permitisse avistar alguns destes exemplares, com os focos das lanternas.

Destaca-se neste percurso a bela paisagem outonal (os castanheiros, os freixos, os carvalhos), as pequenas quedas de água na ribeira de Leandres e as cascatas do Poço do Inferno.

O grau de dificuldade é moderado, mas deve ter-se especial cuidado com algumas passagens no percurso do Poço do Inferno feita nos socalcos xistosos, o que aliado à muita humidade do solo torna o caminho muito escorregadio e também à subida, um pouco exigente, que começa na placa (localizada no Poço do Inferno) que indica o sentido do percurso final da rota do javali, em direção à Vila de Manteigas e ao ponto de partida.

E ainda tivemos tempo de ir apanhando, ao logo do percurso, uns dois quilos de castanhas.

Cara do Índio

PictographMountain hut Altitude 2,812 ft

Casa

PictographMountain hut Altitude 3,120 ft

PictographMountain hut Altitude 4,142 ft

Subida para estrada que vai ao Poço do Inferno.