FVN PR1 e PR1.1 - Figueiró dos Vinhos - Fragas e Casal de São Simão

July 12, 2020
July 2020

near Ponte de São Simão, Leiria (Portugal)

A começar da aldeia de xisto Casal de São Simão, começamos a descer em direção da Ribeira de Alge que mais tarde irá formar a praia fluvial das Fragas de São Simão.
A descida até à ribeira é fácil pois as partes mais íngremes não são muito longas. O percurso faz-se 90% ao lado da ribeira, permitindo que várias vezes se possa ir molhar o pé ou mesmo mergulhar para refrescar em dias de calor.
Existem várias paisagens durante o percurso que parecem tiradas de filmes, tal a beleza cénica.
Por vezes, quando o percurso junto à ribeira é impossível, existem algumas subidas íngremes e prolongadas. É necessário calçado adequado e alguma força de pernas.
Ao chegar às Fragas, temos também as recém inauguradas Escadas/Passadiços. Como já atingimos aquela zona no final do dia, não ganhámos coragem para subir e depois descer as escadas. Ficará para a próxima.
A praia das Fragas é mais uma vez uma paisagem cénica, com várias pedras enormes a fazerem de ilhas no meio da água. Infelizmente, em dia de calor, estava muita gente na praia, o que em altura de COVID, não achámos seguro usufruir da praia. Ainda bem que durante o percurso até lá, fomos nos refrescando em zonas que tinha profundidade suficiente para nos banharmos.
A parte final é a subida das Fragas até ao Casal de São Simão. Durante perto de 500 metros de percurso temos de subir cerca de 100 metros de diferença de altitude. É uma subida um pouco difícil, apesar de existirem escadas recentes em madeira nas zonas mais difíceis.