PR1- Costa dos Castanheiros - Vieira do Minho

October 6, 2020
February 2019

near Agra, Braga (Portugal)

Características do Percurso

Trilho em laço que se inicia e termina na Casa de Guarda de Agra, com uma extensão aproximada de 6,25 km, facilmente realizável pelo visitante.Trata-se de um percurso pouco exposto.

Acesso ao Trilho

Partindo de Vieira do Minho, tomando a EN304, dirija-se para o cruzamento de Pombal, aproximadamente 11 km. Chegando ao cruzamento, vire a esquerda, e pela EM 527 dirija-se para os Anjos – cerca de 5 km. Uma vez na freguesia de Anjos, dirija-se pelo CM 1420 em direcção à estrada florestal. No próximo cruzamento vire a direita, tomando a direcção da nascente do Ave. Mantenha-se na estrada durante aproximadamente 5 km, até encontrar do seu lado esquerdo uma antiga Casa de Guarda, a de Agra.

Descrição do Trilho

Trilho realizado numa das zonas ecologicamente mais valiosas da Serra da Cabreira – a Costa dos Castanheiros, proporcionando ao visitante um contacto como que demais belo existe na Cabreira.O equilíbrio existente entre espécies folhosas e resinosas, aliado à presença de 2 linhas de água de carácter permanente – Rib. Escuro e Rib. da Lage – torna esta área num dos habitats preferenciais para diversas espécies animais – javali, corço, lobo, esquilo e diversas espécies de passariformes. Este é sem dúvida um percurso vocacionado para os apreciadores e conhecedores da natureza. O desafio representado pela descoberta e identificação de marcações territoriais, pegadas e ninhos, identificação de espécies faunísticas e florísticas, implica é claro um certo conhecimento, mas transforma este percurso num verdadeiro trilho interpretativo, em que o visitante é desafiado a apreender a paisagem muito para além da sua vertente estética. A interpretação destes pequenos sinais proporciona uma primeira abordagem à compreensão da orgânica e funcionalidade deste sistema natural.