PR1 CDR - Trilho dos Moinhos (alterado e alargado)

Photo ofPR1 CDR - Trilho dos Moinhos (alterado e alargado) Photo ofPR1 CDR - Trilho dos Moinhos (alterado e alargado) Photo ofPR1 CDR - Trilho dos Moinhos (alterado e alargado)

December 8, 2023
December 2023

•   5 3 Reviews

near Parada de Ester, Viseu (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

POÇO NEGRO (RIBEIRA DE EIRIZ OU RIO SONSO)

PANORÂMICA DA ALDEIA DE ILHA

- Trilho circular pertencente à rede de percursos pedestres de Castro Daire, com marcações nos dois sentidos, com início e fim no parque de estacionamento do restaurante "Bem Estar", em Parada de Ester (opcional);
- NOTA INFORMATIVA: este percurso sofreu duas alterações relativamente ao seu traçado oficial. A primeira alteração é o ponto de início e fim do percurso que, por opção pessoal, foi "deslocado" para junto do restaurante "Bem Estar" em Parada de Ester, de forma a permitir terminar o percurso no local onde se pretendia almoçar. A segunda alteração prende-se com a impossibilidade de atravessar a ribeira de Eiriz (ou rio Sonso) junto à cascata da Tojosa, pois o caudal estava elevado e com forte corrente, tornando a passagem sobre as poldras bastante perigosa. Por conseguinte, fomos obrigados a improvisar e, ao invés de voltar para trás e retomar o trilho na outra margem, optamos por tomar um caminho alternativo na bifurcação assinalada como "desvio alternativo" e prosseguir pela encosta abaixo até encontrar novamente o percurso oficial. EM CONSEQUÊNCIA DESTA ALTERAÇÃO, INFELIZMENTE NÃO NOS FOI POSSÍVEL PASSAR PELO CONJUNTO DOS MOINHOS DA QUINTA, UM DOS PONTOS DE INTERESSE DESTE PERCURSO.
- Seguindo o percurso no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (recomendado), começou-se por percorrer um caminho florestal entre pinhais até à pequena aldeia de Ilha e desta tomou-se um carreiro que nos levou até à N225, junto ao local onde oficialmente tem início e fim este PR1. Seguindo agora pelo trilho oficial, faz-se uma curta ligação à CM1127 e percorre-se um pouco esta estrada até se chegar à ponte da Dorninha sobre a ribeira de Eiriz, local onde de faz um desvio à esquerda para se visitar o espetacular Poço Negro e o conjunto de cascatas que se sucedem ao longo do rio. Este local permite várias possibilidades para se vislumbrar toda a beleza deste entorno natural. Continuando mais um pouco pela CM1127, entra-se na aldeia de Eiriz, percorrendo algumas das suas vielas por entre velho casario rural e outro recuperado. São ruas estreitas, em calçada, algumas com declives muito pronunciados, que testemunham a rudeza da vida serrana. Pelo meio, antes de se chegar ao lugar de Outeiro de Eiriz, passa-se junto de uma fonte e tanque comunitário e depois entra-se num caminho de terra que nos leva pelo vale da ribeira de Faifa. Aqui, as vistas panorâmicas sobre o vale e o curso da ribeira são belíssimas. Após passar-se junto da ponte sobre a ribeira e vencida uma ladeira com um desnível ascendente muito acentuado, surge a bifurcação que permite ir visitar a Cascata do Cabril. É um troço linear com cerca de 1 km (ida e volta) mas que vale mesmo a pena fazer pois a cascata é imponente. Pelo caminho somos ainda brindados com mais algumas belas vistas panorâmicas sobre o vale por onde corre a ribeira. Após percorrer-se mais um bonito caminho de terra entre muros junto a lameiros agrícolas, chega-se à Rua Principal de Eiriz e segue-se nesta, subindo na direção da ponte e moinho da Tojosa onde, um pouco mais à frente, saímos da estrada de alcatrão para se tomar um estreito caminho que nos levará encosta abaixo, por entre socalcos murados com xisto pelo esforço humano, até à fantástica cascata da Tojosa. Este é outro local sublime, cuja beleza e imponência da queda de água nos faz sentir pequenos. Porém, e conforme já foi referido no início deste texto, o trilho oficial atravessa as águas da ribeira precisamente neste local sobre toscas poldras que, na presente data, devido às fortes chuvas que recentemente caíram, estavam praticamente submersas pelo forte caudal da ribeira. Na impossibilidade de aqui atravessar, optamos por improvisar um caminho alternativo e descer a encosta pelo meio do pinhal, seguindo por um velho caminho em desuso até encontrarmos o percurso oficial, mais abaixo, facto esse que nos impossibilitou passar pelos Moinhos da Quinta. De regresso ao trilho, o percurso continua por caminhos em terra, contornando as encostas da serra e descendo até se chegar de novo à CM1127, primeiro, e depois à N225. Após um curto troço por estrada asfaltada, o percurso desvia-se desta pela direita, tomando-se um caminho serrano que, no início, apresenta uma forte inclinação mas depois inverte e desenvolve-se em suave descida, rodeados por pinheiros, eucaliptos e carvalhos até ao Parque de Merendas de Parada de Ester. Cerca de trezentos metros à frente chega-se novamente a Parada de Ester, mais precisamente junto do restaurante "Bem Estar", local que escolhemos para iniciar e terminar este trilho e também para almoçar, o qual recomendamos vivamente;
- Ao longo do trilho passa-se por vários pontos de interesse, tais como o casario típico das aldeias de Ilha, Eiriz e Outeiro de Eiriz, com a fonte e tanque comunitário nesta última, a ponte da Dorninha e o Poço Negro, a ponte sobre a ribeira de Faifa e a cascata do Cabril, a pontelha, o moinho e a cascata da Tojosa, o Parque de Merendas de Parada de Ester e, por fim, as belas vistas panorâmicas sobre as encostas e vales da serra de Montemuro;
- Este percurso, conforme já referi, apresenta marcações nos dois sentidos, estando as mesmas bem visíveis e bem conservadas, assim como os painéis informativos. Por conseguinte, o uso do GPS é facultativo, embora o considere como uma ferramenta auxiliar extremamente útil, de forma a evitar enganos ou acrescentar kms desnecessários;
- Misto de caminhos de terra, carreiros rurais, arruamentos e piso asfaltado;
- Embora a distância total do percurso seja acessível, considerei o trilho com características moderadas tendo em conta que apresenta alguns declives muito acentuados e, em alguns locais, piso muito escorregadio. Além disso, a travessia da ribeira de Eiriz junto à cascata da Tojosa fica comprometida em períodos de maior caudal, o que obriga a alguma improvisação;
- Este não é um trilho longo, nem tão pouco é um percurso complexo. No entanto, se chover, com vento e neblina, as dificuldades serão acrescidas. Botas e bastões são uma boa ajuda;
- No seu todo é um percurso muito bonito e interessante, que passa por locais de enorme beleza natural, com excecionais vistas panorâmicas sobre os vales e encostas da serra de Montemuro e que no outono e primavera adquire uma beleza extra. Uma boa surpresa numa região excecional!

RIBEIRA DE FAIFA

CASCATA DO CABRIL (RIBEIRA DE FAIFA)

Outros percursos realizados nesta região:
GR47 - Grande Rota de Montemuro (ETAPA 1/3)
GR47 - Grande Rota de Montemuro (ETAPA 2/3)
GR47 - Grande Rota de Montemuro (ETAPA 3/3)
Pelo planalto de Montemuro: da Gralheira a Campo Benfeito
Do vale de Aveloso ao vale do Bestança
PR1 ARC - Caminhos do Montemuro
PR7 CNF / RSD - Caminho do Colmo
Pelo vale do Bestança (entre as Portas de Montemuro e Covelas)
PR1 Caminhos de Montemuro
PR2 - Rota do Vale do Bestança
PR5 ARC - Rota das Tormentas

RIBEIRA DE EIRIZ OU RIO SONSO (PORMENOR DO PERCURSO)

CASCATA DA TOJOSA

- PR1 CDR - TRILHO DOS MOINHOS (Descrição oficial)
É um percurso circular de pequena rota com elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Apresenta uma extensão de 5,5 km percorrendo terrenos situados em altitudes de 500 a 800 metros.
O percurso tem início no largo junto à EN225, seguindo uma estrada rural até à Estrada Municipal (EM). Seguindo a EM até à ponte da Dorninha, encontrará o Poço Negro, umas quedas de água situadas no ribeiro de Mós.
Seguem-se as marcas amarelas e vermelhas até encontrar os moinhos em cascata, denominados de Moinhos da Quinta. Aqui poderá descansar e desfrutar da paisagem e frescura das águas do ribeiro. Continuando o percurso, a uns metros mais à frente, encontrará a cascata da Tojosa. Ao atravessar o ribeiro tenha cuidado com o piso molhado e escorregadio. Passará por umas escadas em xisto que atravessam terrenos agrícolas, até chegar novamente à EM. Daqui vire à sua direita e passará pela ponte da Tojosa, onde poderá visualizar outro moinho.
Siga a estrada em direção a Outeiro de Eiriz, passando pelo meio da povoação de Eiriz e de regresso à EM siga as instruções até ao largo. O percurso pode ser feito em ambos os sentidos.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- DESNÍVEL POSITIVO / NEGATIVO: +570m / -570m
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 525m / 717m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano

CAMINHO ENTRE MUROS (PORMENOR DO PERCURSO)

ESPIGUEIRO OU CANASTRO EM OUTEIRO DE EIRIZ (PORMENOR DO PERCURSO)

- SERRA DE MONTEMURO
A Serra de Montemuro é a oitava maior elevação de portugal continental, sendo o ponto mais alto da serra denominado por Talegre ou Talefe, a 1381 metros de altitude. Abrange os territórios de Arouca, Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego, entre as regiões do Douro Litoral e da Beira Alta.
A altitude média é de 838 metros. Está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul. Toda a serra tem bastante relevo e é íngreme praticamente de todos os lados. A serra é povoada até cerca dos 1100 metros de altitude, as aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água.
A Serra do Montemuro faz parte da 1ª fase da lista nacional de sítios da rede natura 2000. Está classificada como BIÓTOPO CORINE, com designação de Serra do Montemuro/Bigorne. Na descrição que o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) faz, destaca-se a grande biodiversidade. A serra é dominada pelo maciço montanhoso, cuja plataforma se desenvolve entre os 1200 e os 1300 m, atingindo um máximo de 1381 m. Possui áreas em bom estado de conservação, que mantêm uma grande diversidade biológica, nomeadamente no que respeita aos habitats. Possui duas áreas interessantes de turfeira e podem observar-se importantes manchas de carvalhal (Quercus pyrenaica) bem conservadas. Em conjunto com as serras da Freita e Arada, a Serra do Montemuro constitui atualmente a área mais importante para a conservação da subpopulação de lobo (Canis lupus). É ainda um local relevante para a herpetofauna, nomeadamente o lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) e para a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). Existe também a víbora cornuda (Vipera latastei), uma das cobras venenosas existentes em Portugal. No Montemuro, estão integradas algumas linhas de água importantes para a toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus), nomeadamente alguns afluentes do Paiva e as cabeceiras de Balsemão.

- PORTAS DO MONTEMURO
Local de passagem milenar, as Portas do Montemuro são um ponto privilegiado para observação da morfologia e da paisagem da serra do Montemuro. A sul, com encostas declivosas, pode-se observar o vale do Paiva e avistar algumas das serras do centro de Portugal, como a serra da Estrela, o Caramulo e o maciço da Gralheira. Conhecidas também por “muro”, supõe-se que as muralhas das portas sejam vestígios de um povoado fortificado da Idade do Ferro (1200 a. C.), pertencente ao período da cultura castreja. Posteriormente, foi utilizado na época romana e, mais tarde, pelas forças de D. Afonso Henriques nas batalhas da Reconquista.

PANORÂMICA DA ALDEIA DE EIRIZ

CABRITOS EM EIRIZ (PORMENOR DO PERCURSO)

- MONTANHAS MÁGICAS
São as montanhas que definem este território como um destino turístico!
As Montanhas Mágicas® abrangem as serras da Freita, Arada e Arestal, pertencentes ao maciço da Gralheira, e a Serra do Montemuro, inserida no maciço com o mesmo nome e é a oitava maior elevação de Portugal Continental e a terceira maior a sul do rio Douro.
Engloba 80 freguesias distribuídas por 7 municípios: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
É um território com excelentes valores naturais, certificado como destino turístico sustentável, desde novembro de 2013, englobando quatro sítios da Rede Natura 2000 e um geoparque da UNESCO, tendo uma oferta turística responsável e sustentável, centrada no ecoturismo, no geoturismo e no turismo ativo.
Os fenómenos geológicos singulares que possui, a notável biodiversidade que alberga, e as particularidades da sua geomorfologia, fazem das Montanhas Mágicas® um destino de excelência para a observação e interpretação da natureza e para a realização de inúmeras atividades de desporto e aventura, entre as quais se destacam o rafting, o kayaking, a canoagem, o canyoning, o pedestrianismo e o BTT.
Parta à descoberta das Montanhas Mágicas, explore o seu património natural e cultural desfrutando da hospitalidade das suas gentes!

PANORÂMICA DE CASCATAS DA RIBEIRA DE EIRIZ E POÇO NEGRO

PANORÂMICA DE LAMEIROS AGRÍCOLAS DE EIRIZ

Bifurcação para a Cascata do Cabril (linear)

Cascata da Tojosa

Nascendo na cumeada da serra do Montemuro, e percorrendo as suas inclinadas encostas, a ribeira de Eiriz molda esta paisagem serrana, atravessando um complexo mosaico agrícola, e criando diversas quedas de água no seu percurso até à foz no rio Paiva. A cascata da Tojosa é uma delas, rodeada de frondosas árvores que criam um cenário paradisíaco. Seguindo o PR1 – Trilho dos Moinhos podemos observar os minuciosos muros tradicionais e escadas de xisto, que testemunham o melhor da arquitetura tradicional da região, bem como os moinhos de água onde, durante séculos, as gentes da serra aproveitavam a força da água.

Cascata do Cabril

Desvio alternativo

IMPORTANTE: o desvio tomado neste local foi a alternativa encontrada pois devido ao elevado caudal da ribeira de Eiriz não possível atravessar para a outra margem e prosseguir pelo traçado oficial.

Eiriz (aldeia)

Fonte e tanque comunitário

Ilha (aldeia)

Outeiro de Eiriz (aldeia)

Panorâmica da Cascata do Cabril

Panorâmica da ribeira de Faifa

Photo ofPanorâmica do Poço Negro e ribeira de Eiriz Photo ofPanorâmica do Poço Negro e ribeira de Eiriz Photo ofPanorâmica do Poço Negro e ribeira de Eiriz

Panorâmica do Poço Negro e ribeira de Eiriz

PictographPicnic Altitude 1,588 ft
Photo ofParque de Merendas (Parada de Ester) Photo ofParque de Merendas (Parada de Ester) Photo ofParque de Merendas (Parada de Ester)

Parque de Merendas (Parada de Ester)

PictographBridge Altitude 2,331 ft

Pontelha e Moinho da Tojosa

PictographBridge Altitude 1,709 ft
Photo ofPonte da Dorninha (ribeira de Eiriz) Photo ofPonte da Dorninha (ribeira de Eiriz) Photo ofPonte da Dorninha (ribeira de Eiriz)

Ponte da Dorninha (ribeira de Eiriz)

PictographBridge Altitude 1,852 ft

Ponte sobre ribeira de Faifa

Poço Negro (ribeira de Eiriz)

A ribeira de Eiriz (ou rio Sonso) é um afluente da margem direita do rio Paiva e que nasce em Faifa, na Serra de Montemuro, a 1340 metros de altitude. Passa junto das aldeias de Outeiro de Eiriz, Eiriz (Parada de Ester), Ilha, Corgo de Água e Parada de Ester.

PictographProvisioning Altitude 1,427 ft

Restaurante Bem Estar

Ribeira de Mós

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Dec 28, 2023

O trilho é muito bonito e as várias cascatas são espetaculares! Pena não termos podido atravessar a ribeira junto à cascata da Tojosa, pois os Moinhos da Quinta terão que ficar para outra oportunidade. Mas um belo almoço esperava por nós no restaurante em Parada de Ester e não dava para chegar mais tarde... muito bom, tudo! Para repetir numa primavera!! Abraço

João Marques Fernandes Dec 28, 2023

Exatamente, Aiguille du Midi! Numa oportunidade lá voltaremos, ao trilho e ao restaurante "Bem Estar"... :)
    Obrigado pela avaliação e comentário aqui deixados, grande abraço!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Dec 28, 2023

O trilho deve ser realmente bonito, com cascatas brutais, mas parece-me que a expedição ao restaurante foi ainda mais gratificante certo? :) :) :) Grande abraço

João Marques Fernandes Dec 28, 2023

Sem dúvida, _BIO_RAIA_, o restaurante foi o "troço" mais complicado de todo o percurso... mas com a força e determinação adquiridas ao longo de anos de experiência em manuseamento de garfos e facas, a missão foi concluída com o êxito que se lhe augurava! Tudo termina bem quando se acaba a comer bem!!!!
    Grande abraço e votos de um 2024 cheio de ótimas caminhadas!

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Mar 23, 2024

Boa noite João, este trilho apesar de ser curto,é magnífico, espetacular, embora todo o cuidado seja pouco nas cascatas, os moinhos são espectaculares, este trilho está cheio de pontos de interesse, tantos são os moinhos e cascatas. Muito bem marcado, foi um dia de emoções, e já com as cores de Primavera nas montanhas. Na cascata da Tojosa consegui passar, mas com mais um pouco de água, é arriscado. Valeu a pena a tua descrição sobre o percurso. Continuação de boas caminhadas.

João Marques Fernandes Mar 24, 2024

Viva, Fernando! É bom saber que conseguiste fazer o percurso completo pois, como refiro no texto, na data em que lá passei o caudal da ribeira não me permitiu atravessar para a outra margem junto à cascata da Tojosa, impossibilitando-me de passar e ver os moinhos da Quinta. O percurso é realmente muito bonito, com quedas de água espetaculares. E agora, com as cores da primavera, deve estar ainda mais bonito. Fizeste uma excelente escolha! Obrigado pela excelente avaliação e comentário aqui deixados. Abraço e continuação de ótimas caminhadas!!