SVV-PR1-Caminhos de S.Tiago

2 hours
August 10, 2021
August 2021

near Reguengo, Aveiro (Portugal)

Descendo suavemente, este caminho termina num largo estradão que, após umas captações de água e de um tanque estratégico, continua para o lugar de Rio Bom, nome que lhe advém do rio que ali passa formando um vale encaixado de courelas e socalcos, como um verde e belíssimo anfiteatro. Após o vale do referido rio, com a aldeia logo ali à frente encontra-se, à direita, um caminho, um dos muitos caminhos antigos para S.Tiago, que sobe voltando ao parque de lazer. Mais acima, atravessa a estrada municipal, encaminhando-se para a zona da nascente do rio Bom e depois para a capela de S.Tiago, constituindo um pequeníssimo percurso pedestre para aqueles que optarem por estas paragens para o seu lazer com, aproximadamente 3.200 metros de extensão. Não se optando pelo percurso anterior continua-se até ao lugar de Rio Bom optando-se, assim,
pela continuação pelo PR1 em direcção a Dornelas. Entra o percurso pedestre no lugar referido pelo Largo da Volta, continuando até às alminhas pelo caminho do Nêdeo. Nas alminhas, que estão no entroncamento com a estrada municipal, toma o segundo caminho
à esquerda que desce sempre até à EN 328. Aqui, vira à direita pelo passeio até ao início da rua 30 de Junho. Percorrendo esta, rapidamente atinge a igreja matriz de Dornelas.
Depois de visitado o local, reinicia-se a marcha seguindo pela rua do Outeiro Meão para o
acolhedor parque de merendas de Além do Rio. Após merecido descanso ruma-se em direcção à capela de N. Srª das Necessidades, atravessa-se o núcleo antigo da povoação pela rua da Portelada atingindo-se de novo a EN 328, que se atravessa, tomando de seguida a rua do Vale do Cão que dá lugar, mais à frente, a um caminho florestal que se encaminha para o lugar de Zibreiros.Aqui após a calçada do Aido e percorridos uns cinquenta metros de estrada municipal, toma à esquerda um caminho que se inicia na rua das Cambas, passando pela represa do Vale do Grou. Continuando pelo caminho que sobe suavemente, após um tanque do lado esquerdo toma, à direita, um largo estradão que sobe até atingir a cumeada. Aqui, ao lado direito, entre um
luxuriante maciço de vegetação ripícola de onde se destacam os salgueiros, adivinha-se a
nascente do rio Fílveda. Percorridos uns 700 metros encontra-se mais à frente a zona de lazer e a capela de S. Tiago, onde o percurso se iniciou.