PR1 Caminhos de Montemuro

July 2, 2016
July 2016

•   5 2 Reviews

near Noninha, Aveiro (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho com marcações nos dois sentidos, por estradões, caminhos tradicionais e florestais, é um percurso belíssimo, com paisagens de perder de vista;
- Aconselha-se realizar este trilho no sentido dos ponteiros do relógio (esq. para a dir.). Embora a ascendente após a passagem por Noninha seja muito exigente, é mais curta em distância e mais fácil de realizar enquanto a manhã ainda está fresca (caso esteja um dia de calor);
- Após esta dura subida, chega-se ao marco geodésico de Pedra Posta, ponto mais elevado do concelho de Arouca e do percurso, com 1222m de altitude. Desfrute de 360º de paisagens deslumbrantes: a poente surge o vale do Rio Paiva, delimitado a sul pelas serras da Freita, Arada e S. Macário, destacando-se ainda a inconfundível silhueta da serra da Estrela. A norte, o vale do Douro, a serra da Boneca e, mais próximo, o Marão. Se o dia proporcionar um céu bem limpo, então poder-se-á avistar ao longe a área metropolitana do Porto e o oceano.
- A partir daqui, todo o percurso passa a ser descendente, com uma ou outra pequena subida. No entanto, aproveite primeiro para fazer uma pausa na capela de S. Pedro do Campo e aí merendar, pois dispõe de uma fonte com água fresquíssima.

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Dec 31, 2021

Caminhada bonita e fisicamente exigente, com o Clube de Campismo de São João da Madeira.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jan 1, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho. Este trilho é emblemático, assim como a capela de S. Pedro do Campo, um lugar que não se esquece. Boas caminhadas!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Mar 15, 2022

Trilho duro mas bonito. Gostei de o percorrer, muito bom. Abraço.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Mar 17, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho. Abraço!