PR1 - Caminho do Prado (Vale Bestança)

Photo ofPR1 - Caminho do Prado (Vale Bestança) Photo ofPR1 - Caminho do Prado (Vale Bestança) Photo ofPR1 - Caminho do Prado (Vale Bestança)

June 12, 2020
June 2020

near Vila de Muros, Viseu (Portugal)

PR1 - Caminho do Prado (Vale Bestança)
Percurso Circular perto dos 6,7km pelo Vale Bestança com início no Largo da Nogueira na aldeia de Vila de Muros passando pelas localidades de Covelas e Vale Verde.
Descemos a cota para junto do rio Bestança, atravessamos a ponte Românica de Covelas, construída no ano de 1762 a mando do padre Diogo de Sequeira e Vasconcelos, durante muitos anos a Ponte de Covelas foi um importante ponto de passagem das populações do vale do Bestança, principalmente entre Tendais e Porto Antigo.
Seguimos pelas antigas ruas de pedra que davam acesso às casas agora em ruínas e abandonadas pelo tempo no meio do majestoso e intocável bosque de puro verde nesta época e bem regado por pequenos ribeiros que escorrem pelas encostas de pedra cobertas por musgo e pela imensa biodiversidade de carvalhos, Castanheiros, Amieiros, Loureiro, entre a fauna desde de lagartos a várias espécies de anfíbios que desaparecem para dentro da água como as salamandras e trintãos, o sossego onde os pássaros cantam pela neblina entre o bosque e os prados verdes, pequenas pontes de pedra e madeira agarram as margens dos ribeiros de água fresca e cristalina que atravessamos.
É um percurso curto e moderado pelas descidas e subidas escorregadias, por pontos de altas escarpas que dão até ao rio muito intenso de emoções dada à natureza ainda bem nativa para os dias de hoje.

LARGO DA NOGUEIRA

MOINHO

PONTE DE COVELAS

PRADO (INTERSEÇÃO PR1 E PR2)