PR1-BAO: Trilho das Florestas Naturais (alterado)

Photo ofPR1-BAO: Trilho das Florestas Naturais (alterado) Photo ofPR1-BAO: Trilho das Florestas Naturais (alterado) Photo ofPR1-BAO: Trilho das Florestas Naturais (alterado)

June 12, 2021
June 2021

near Vilarelho, Porto (Portugal)

Fizemos uma pequena alteração para subir a marco geodésico na Chã de Parada.

Início: Igreja de S. João de Ovil.
Seguimos na direção recomendada, ou seja, no sentido antihorário.
Na parte inicial há um pedaço com caminhos em paralelo, mas logo a seguir entramos num bonito bosque de carvalhos que nos acompanha até perto da Chã de Parada.
Aqui podemos apreciar duas antas, a primeira delas em muito bom estado de conservação.
Esta anta apresenta outras denominações, como anta da Aboboreira, Dólmen da Fonte do Mel, Casa da Moura de S. João de Ovil, Casa dos Mouros e Cova do Ladrão. Está classificada como Monumento Nacional e foi construída durante a primeira metade do III milénio a. C..
Uma das particularidades desta mamoa reside na presença de um conjunto de pinturas nos seus esteios, executadas a vermelho, compreendendo motivos esteliformes e circulares, além de um sub-rectangular de base trapezoidal e apêndice lateral encurvado

Do cimo do marco geodésico, as vistas são fantásticas. O percurso está bem marcado e o piso é quase sempre em estradão de terra batida.
Do cimo do marco geodésico, as vistas são fantásticas.