PR1 AVT Na Rota de Santa Águeda

December 25, 2021
December 2021

near Vila Nova da Baronia, Beja (Portugal)

O Percurso apresentado pretende dar a conhecer uma das mais belas regiões
da planície Alentejana.
Vila Nova da Baronia, vila do Concelho de Alvito, apresenta percursos com história dignos de registo.
A PRAÇA DA REPÚBLICA RAÇA DA REPÚBLICA, com o seu Pelourinho é, justamente, o ponto de partida para este percurso.
Logo à saída do percurso, destaque para a CAPELA DA Nª SR.ª DA CONCEIÇÃO de construção Seiscentista.
No final da rua com o mesmo nome e, já no Largo Francisco Manuel Fialho, torna-se igualmente pertinente uma visita à IGREJA MATRIZ DE Nª. SR.ª DA ASSUNÇÃO,
Até à saída da Vila, o percurso delineia-se ao longo da Avenida 1º de Maio. No final desta Avenida, no cruzamento com o chafariz, o caminho deve ser tomado pela esquerda e logo de seguida pela direita, para nos conduzir a um dos ex-libris locais: a PONTE
DO AZINHAL , de origem Medieval, cuja história se perde na noite dos tempos.
À passagem da Ponte, e depois de 50 m, entramos em terra batida passando pelo MONTE DA CANADA REAL e, mais adiante, pela HORTA DA FÁBRICA ambos de laboração de farinhas.Pela paisagem de planície ladeada por estacas, chegamos ao asfalto
e aí, para a ERMIDA DE SANT’ ÁGUEDA.
Esta bela Ermida, convida-nos a momentos de aprazível repouso em harmonioso convívio com a paisagem que nos circunda. Após a visita ao mencionado edifício religioso, o percurso deve ser retomado no mesmo trajecto da ida. Depois de se percorrer
sensivelmente 50 m de asfalto, deveremos voltar à direita por caminho bem definido junto a uma cerca. Neste caminho, seguimos até um cruzamento, onde se deverá voltar à esquerda para depois entrar num descampado à direita. A entrada no descampado pode passar despercebida. Assim, deve virar-se antes da mesma para uma quinta ladeada por
muros brancos. Já em campo aberto deve prosseguir-se ao longo da cerca (durante
esta travessia destaque para a apelativa panorâmica sobre Vila Nova da Baronia).
Atravessando o baldio estamos de novo em caminho principal. Pela direita alcançamos o trilho do “caga-ninhos”, uma vereda com sombra, relaxante e com passagem por um riacho, que nos conduz à vila, passando pelo (centenário) fontanário. Deste belo lugar, basta subir até ao centro (da vila) e voltar à Praça da República, ponto de partida deste percurso.