PR1 ASL - Rota do Senhor dos Mártires

Photo ofPR1 ASL - Rota do Senhor dos Mártires Photo ofPR1 ASL - Rota do Senhor dos Mártires Photo ofPR1 ASL - Rota do Senhor dos Mártires

February 12, 2011
March 2008

near Alcácer do Sal, Setúbal (Portugal)

O percurso é iniciado no Largo Pedro Nunes da cidade de Alcácer do Sal defronte ao Posto de Turismo.

Subindo pela Rua do Município junto ao Museu Pedro Nunes iremos entroncar na travessa do teatro Pedro Nunes. Passando o teatro, seguimos em direcção à Rua do Miradouro da Encosta e um pouco mais à frente temos o miradouro de Stª Luzia que proporciona uma vista ímpar sobre o rio Sado ( 1 ). Após 100 metros estaremos defronte daquele que é um dos templos cristãos mais antigos do país, o Santuário do Senhor dos Mártires ( 2 ) e tema da nossa Rota. Seguindo por troço de terra batida à esquerda e passando pelo lugar do Serrado das Marinhas, o percurso descreve um traçado paralelo ao IC1. Após o cruzamento do IC1 através do túnel de acesso, o traçado delineia-se por pequenas quintas e zona de moradias até à estrada municipal. Cruzando a estrada o percurso apresenta-se misto entre areia e terra em pinhal disperso. Há depois a passagem pela Quinta das Mouras (zona de pinhal manso e bravo), circundando duas zonas de arrozal ( 3 ) antes de alcançarmos a ETAR. Seguimos depois para Norte circundando o montado de sobro até a zona de aluvião ( 4 ), paralelamente à linha de comboio e pelo meio da lavra de arroz. Atravessando a ribeira de Vale de Reis, percorre-se o arrozal ( 5 ) seguindo depois ao longo do canal pelo Vale da Gran, em cerca de 1km. Após esta extensão e ao longo do canal, o percurso descreve o seu caminho de regresso e novamente a travessia pela Ribeira de Vale de Reis e passagem pelo Monte do Pinhal. Encontram-se de novo os estradões característicos de pinhal e eucalipto, cruzando a IC1, desta vez por viaduto. Após a passagem pelo Bairro Olival Queimado, o percurso segue sempre o traçado principal até ao Parque Campismo Municipal e Polidesportivo. Cruzando a estrada municipal, passamos pela Escola EB 2+3 Pedro Nunes e calcorreia-se entre o casario rústico de Alcácer do Sal, passando pela Encosta do Castelo . Estamos agora no Bairro dos Açougues, descendo em direcção à zona ribeirinha, passamos pelo miradouro do Alto de S. Miguel, referência para o Paço de St.ª Luzia ( 6 ) e que nos proporciona uma bela vista sobre o rio e casario. Descendo a calçada em direcção à Fonte Nova, passamos pelo Largo da Tipografia ( 7 ), Rua do Forno das Escadinhas e Travessa do Cotovelo. Chegando ao Largo Joaquim dos Santos Coelho temos a Igreja da Misericórdia e o Hospital Velho. Na fase final do percurso, seguimos pela Rua Rui Salema em direcção à Praça Pedro Nunes, local de início desta Pequena Rota.

• Photo of Pedro Nuno Rodrigues
    Pedro Nuno Rodrigues May 4, 2016

Paisagem fantástica.
    Avistamento de centenas de Flamingos

• Photo of 2Pedros
    2Pedros Jan 29, 2019

Magnifico percurso, com ótimas e variadas paisagens.
    O relevo é baixo o que torna o percurso muito relaxante.

• Photo of Agecanonix
    Agecanonix Jul 7, 2019

Très belle promenade. En particulier au niveau des rizières.

• Photo of JoaoR1963
    JoaoR1963 Feb 10, 2022

Fiz este trilho em 11/06/2020 e em ao Km 4 o mesmo estava cortado por uma vedação que obrigou a desvio considerável por terreno inapropriado.
    Foi comunicado à Camara de Alcácer do Sal que se limitou a retirar o percurso da sua pagina