PR1 ARV - Por Serras de Al-Ruta (Arruda dos vinhos)

Photo ofPR1 ARV - Por Serras de Al-Ruta (Arruda dos vinhos) Photo ofPR1 ARV - Por Serras de Al-Ruta (Arruda dos vinhos) Photo ofPR1 ARV - Por Serras de Al-Ruta (Arruda dos vinhos)

August 29, 2023
August 2023

near Arruda dos Vinhos, Lisboa (Portugal)

Percurso circular devidamente marcado, seguindo o trilho, no Concelho de Arruda dos Vinhos poderá visitar vários pontos de interesse: Jardim Histórico do Morgado, Chafariz Pombalino, Jardim Municipal, Praça de Touros José Marques Simões (século XX), Quinta de S. Sebastião, Forte do Cego (obra militar n.º 9 - Monumento Nacional), Forte da Carvalha (obra militar n.º 10 - Monumento Nacional), Capela de Santa Ana, para além dos muitos outros pontos de interesse que poderá conhecer após a sua caminhada: Miradouro da Giesteira, Rio Grande da Pipa, Quinta e Capela dos Corações, Escola Conde Ferreira (1866) e a Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos. Visite o Posto de Turismo e informe-se sobre este Concelho.

Tem lugar no concelho de Arruda dos Vinhos este percurso pedestre de grande beleza pela sua vista panorâmica. O percurso cruza vários locais de interesse ambiental e cultural, podendo ser admirada a vegetação típica da região e a riqueza faunística.

O nome Arruda dos Vinhos deriva do topónimo latino Ruta/Rutae (Rota), adquirido durante o período de ocupação muçulmana o prefixo al, passando a designar-se Al’Ruta. Posteriormente adquiriu “dos Vinhos”, devido à abundância e qualidade dos vinhos que possui. A tradição popular atribui o nome da Vila à abundância, em tempos, do arbusto Erva Arruda (Ruta Chapelensis).

O percurso tem início no Jardim do Palácio do Morgado, um antigo solar setecentista que terá pertencido à família do Barão da Arruda, Gambôa e Liz. Contíguo ao Palácio existe o Chafariz Pombalino, em tempos abastecido por um aqueduto proveniente da Arca da Mata, situado a 3 quilómetros da Vila. Edificado em 1789 e Imóvel de Interesse Público desde 2005 ostenta um grandioso espaldar onde figura a coroa régia do rei D. José I, o que denuncia uma possível colaboração régia na sua construção.

Siga em direção ao Jardim Municipal onde poderá encontrar a Praça de Touros José Marques Simões da primeira metade do século XX. Suba em direção à Quinta de S. Sebastião, que tem uma capela em honra de S. Sebastião da Serra, cenário de romarias e cortejos de oferendas.

Ao longo deste percurso é possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Arruda dos Vinhos caracteriza-se por ser um território vinhateiro por excelência, o que na época do Outono confere a este local cheiros muitos agradáveis e característicos da região.

Daqui partimos em direção ao Forte do Cego, Obra Militar n.º 9 - Monumento Nacional, que integrou a 1.ª Linha Defensiva de Lisboa, aquando da 3.ª Invasão Francesa, em 1810. Em 1814 estava ainda artilhado com três peças de calibre 9, uma peça de calibre 12 e quatro canhoneiras, com uma capacidade para 280 soldados. Hoje em dia ainda se conhecem as canhoneiras e o paiol. Do Forte do Cego é possível ver a Serra de Montejunto e o complexo montanhoso de Aire e Candeeiros, percetível em dias de céu limpo.

Voltamos a subir. Agora para o Forte da Carvalha, Obra Militar n.º 10 - Monumento Nacional. É um Forte em “forma de estrela” e apresenta uma tipologia arquitetónica das mais representativas destas estruturas militares. Em 1814 estava artilhado com duas peças de calibre 9 e quatro canhoneiras, e a sua capacidade era para 400 soldados. Junto a este Forte existiu um poço aberto para serviço das tropas, conhecido como
o “Poço dos Militares”. Daqui avistam-se outros Fortes da 1.ª e 2.ª Linhas de Defesa de Lisboa que integram a Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras e, em dias de céu limpo alcança-se a Pena de Sintra, Cristo Rei e parte da Arrábida, assim como grande parte da Lezíria Ribatejana. Neste ponto elevado poderá descobrir algumas espécies de aves e outros animais, tais como a Perdiz, o Coelho, o Falcão e a Águia de
Asa Redonda (espécie muito rara).

Seguimos até à Capela de Santa Ana, na localidade de Carvalha, e depois até ao Moinho Velho por trilhos em pedra. O percurso do Moinho Velho ao Moinho Eólico faz-nos acompanhar a evolução técnica no aproveitamento das energias renováveis. Descemos até ao lugar da Capelã e de seguida podemos vir a contemplar todo o Vale Encantado de Arruda dos Vinhos.

Termine o percurso no Centro Cultural do Morgado onde poderá visitar o Serviço Educativo e Cultural, o Posto de Turismo, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres, a Galeria Municipal, a Oficina do Artesão e a Biblioteca Municipal Irene Lisboa.

Após a caminhada, poderá ainda conhecer o Largo Irene Lisboa, escritora e pedagoga natural de Arruda dos Vinhos, e com o Rio Grande da Pipa a serpentear o Vale Encantado, vislumbramos a Quinta dos Corações e Capela que datam do século XVIII.

Convidamos a entrar no Centro Histórico através do Beco da Água Ruça e conheça a típica Escola Conde Ferreira (1866) e o Antigo Edifício dos Paços do Concelho, que possui torre elevada onde está situado o relógio oficial, encimado por um sino de 1561 com o brasão das armas de Arruda gravado em relevo.

A Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos, Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Salvação, é Imóvel de Interesse Público desde 1944. No exterior da igreja eleva-se a torre sineira quinhentista rematada por coruchéu, onde a fachada ostenta um portal manuelino ladeado por pilastras com imagens em relevo. O interior apresenta uma importante coleção de escultura, pintura e azulejaria.

PONTOS DE INTERESSE:

- Antigo Edifício dos Paços do Concelho
- Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos
- Parque Urbano das Rotas

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.