Activity

PR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2023)

Download

Trail photos

Photo ofPR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2023) Photo ofPR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2023) Photo ofPR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2023)

Author

Trail stats

Distance
6.46 mi
Elevation gain
1,450 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,450 ft
Max elevation
1,903 ft
TrailRank 
88 5
Min elevation
1,903 ft
Trail type
Loop
Time
3 hours 25 minutes
Coordinates
937
Uploaded
January 4, 2023
Recorded
January 2023
  • Rating

  •   5 3 Reviews

near São Mamede de Riba Tua, Vila Real (Portugal)

Viewed 786 times, downloaded 49 times

Trail photos

Photo ofPR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2023) Photo ofPR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2023) Photo ofPR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2023)

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.


PANORÂMICA DA ALBUFEIRA E BARRAGEM DO TUA


PONTE ROMANA DE SÃO MAMEDE

- Trilho circular pertencente à rede de percursos pedestres de Alijó, com marcações nos dois sentidos, com início e fim no Jardim das Laranjeiras, em São Mamede de Ribatua (oficial);
- Seguindo o percurso no sentido dos ponteiros do relógio (recomendado), começou-se por percorrer a via romana, passando próximo do miradouro do Ujo (para aí aceder é necessário fazer um desvio, seguindo pela M598). A seguir, o percurso vira para a esquerda, na direção da aldeia de Safres, a qual se atravessa para depois se retornar ao estradão de terra, iniciando a gradual descida até à margem direita do rio Tua. Esta parte do percurso decorre por largos caminhos de terra (estradão florestal), passando por pinhais entre socalcos de oliveiras, sobreiros e laranjeiras (estas últimas as rainhas desta região), sempre com excelentes vistas panorâmicas sobre o rio Tua e as íngremes encostas que formam as suas margens. Continuando este trajeto panorâmico, passa-se pelo Miradouro das Fragas Más (que dá o nome a este trilho) e posteriormente inicia-se a subida de regresso a São Mamede de Ribatua. Já próximo da aldeia, após cruzar-se a ponte junto ao velho moinho, acompanha-se a ribeira de São Mamede por caminho de pé posto até ao açude junto à bonita ponte Romana de São Mamede, obtendo-se pelo meio excelentes vistas panorâmicas sobre as várias quedas de água que o rio forma. Pouco depois chega-se novamente ao Jardim das Laranjeiras, ponto de partida deste percurso;
- Ao longo do trilho passa-se por vários pontos de interesse, tais como a bem conservada calçada da via romana, o casario típico da aldeia de Safres, os vários bosques e pinhais que se atravessam, os socalcos de laranjeiras, oliveiras e sobreiros, as várias ruínas de antigos lagares de azeite, o miradouro das Fragas Más, as quedas de água da ribeira de São Mamede e a respetiva ponte romana e, sem dúvida, as excecionais vistas panorâmicas sobre a albufeira do rio Tua, as encostas agrestes nas suas margens e toda a envolvente do Parque Natural Regional do Vale do Tua;
- Este percurso, conforme já referi, apresenta marcações nos dois sentidos. Por conseguinte, o uso do GPS é facultativo, embora o considere como uma ferramenta auxiliar extremamente útil, de forma a evitar enganos ou acrescentar kms desnecessários;
- Misto de caminhos de terra, estradão florestal, calçadas de pedra e carreiros de pé posto;
- Trilho com características moderadas, tendo em conta que os declives não são muito acentuados e a distância a percorrer é moderada e acessível;
- Não é um trilho longo, nem tão pouco é um percurso complexo, pelo que apenas é necessário a capacidade física suficiente para vencer a subida gradual inicial, assim como algumas descidas mais pronunciadas. Se chover, com vento e neblina, as dificuldades serão então acrescidas. Botas e bastões são essenciais;
- No seu todo é um percurso muito bonito, que no outono e na primavera adquire uma beleza extra. Sem dúvida, recomendado.


VIA ROMANA DE SÃO MAMEDE


PINHAL DO UJO (PORMENOR DO PERCURSO)

Outros percursos realizados nesta região:
PR2 CRZ - Trilho do Senhor da Boa Morte
PR2 SJP - Rota das Vinhas (completo)
PR2 SJP - Rota das Vinhas (parcial)
PR1 ALJ - Trilho das Fragas Más (2018)
Pelas encostas do Douro


CASARIO DA ALDEIA DE SAFRES


ALDEIA DE SAFRES (PORMENOR DO PERCURSO)

- PR1 ALJ - TRILHO DAS FRAGAS MÁS
Percurso com interesse paisagístico com início e fim no painel informativo na aldeia de São Mamede de Ribatua. Segue pela calçada romana até à aldeia de Safres e regressa à aldeia de São Mamede de Ribatua, passando pelo miradouro das Fragas Más e pela ponte romana.
O Trilho das Fragas Más tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado no jardim das Laranjeiras na aldeia de São Mamede de Ribatua. Segue em direção à aldeia de Safres, passando por diversos troços da Calçada Romana. Em Safres destaca-se a paisagem sobre o rio Tua e sobre a Microrreserva de Amieiro - Safres - São Mamede de Ribatua.
No regresso à aldeia de São Mamede de Ribatua, o trilho aproxima-se do rio Tua onde se pode admirar o vale e as plantações das famosas laranjeiras de São Mamede de Ribatua intercaladas com sobreiros e oliveiras. Do miradouro contempla-se a imponência das Fragas Más. Antes de chegar a São Mamede de Ribatua, atravessa a ribeira de S. Mamede, acompanhando a sua margem direita, voltando novamente a atravessá-la sobre a Ponte Romana.
- TIPO DE PERCURSO: circular, de pequena rota
- ÂMBITO DO PERCURSO: paisagístico, ambiental e natural
- LOCALIZAÇÃO DO PERCURSO: São Mamede de Ribatua, Alijó
- PONTO DE PARTIDA / CHEGADA: Jardim das Laranjeiras, São Mamede de Ribatua
- DURAÇÃO DO PERCURSO: 03h45
- DISTÂNCIA PERCORRIDA: 10 km
- GRAU DE DIFICULDADE: médio
- DESNÍVEL POSITIVO / NEGATIVO: +437m / -437m
- COTA MÍNIMA / MÁXIMA: 281m / 561m
- ÉPOCA ACONSELHADA: todo o ano



AÇUDE DA RIBEIRA DE SÃO MAMEDE


RIBEIRA DE SÃO MAMEDE

- SÃO MAMEDE DE RIBATUA
São Mamede de Ribatua é uma freguesia portuguesa do município de Alijó.
Foi vila e sede de concelho entre 1162 e o início do século XIX. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 1200 habitantes.
S. Mamede de Ribatua, pertence ao concelho e comarca da vila de Alijó e ao distrito de Vila Real. Localiza-se a 400 metros de altitude e mergulha seus pés nas águas dos Rios Tua e Douro. Confina igualmente com as laboriosas povoações do Castedo, Alijó, Carlão, Amieiro, e Safres, plantada a cerca de três quilómetros da sede da freguesia e unida a esta por uma modesta estrada de cenário fabuloso.
Povoação de miradouros ímpares e paisagens plurais. Freguesia essencialmente agrícola, a sua actividade incide particularmente na cultura de vinho generoso (Porto), azeite, citrinos e produtos hortícolas para consumo próprio. Poucos são os residentes que não vivem da obsoleta e ainda muito pouco mecanizada agricultura, facto que desviou os mais jovens para as grandes cidades à procura de uma forma de vida mais favorável.
A freguesia é atravessada pelo ribeiro que quando as suas águas eram cristalinas ofereciam nas tardes de verão, longas horas de lazer, divertimento e relaxe. Hoje, é igualmente preciso porque serve de rega a todo o género de culturas.


CABEÇOS GRANÍTICOS (PORMENOR DO PERCURSO)


TRILHO JUNTO À RIBEIRA DE SÃO MAMEDE

- PARQUE NATURAL REGIONAL DO VALE DO TUA (PNRVT)
A área do Parque Natural Regional do Vale do Tua ( PNRVT ) é de aproximadamente 25 mil ha., situado no Baixo Tua, entre os distritos de Vila Real e Bragança, e integra os municípios de Alijó, Murça (margem direita do rio Tua), Vila Flor, Carrazeda de Ansiães (margem esquerda do rio Tua) e Mirandela.
Na envolvência do PNRVT subsiste um conjunto de áreas protegidas, designadamente o Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Natural do Alvão, o Parque Natural do Montesinho e a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.
O PNRVT tem uma particularidade importante: agrega 5 concelhos de culturas e tradições identitárias, que faz com que exista uma grande diversidade de escolha, por parte de quem o visita, ao nível da gastronomia, vinhos e artesanato, geologia e hidrogeologia, microrreservas, e flora e agrossistemas.
A paisagem é diversificada e marcada por serras, planaltos e vales encaixados, nomeadamente os dos rios Douro, Tua e Tinhela. A causa principal desta diversidade reside na variedade de litologias e estruturas geológicas que constituem a base destes relevos. A geomorfologia da região envolvente é bastante variada, fruto de características estruturais e litológicas específicas, e inclui vales profundos e vertentes declivosas, principalmente nos troços finais dos rios Tua e Tinhela, bem como afloramentos rochosos imponentes (cristas quartzíticas) e zonas de planalto, com relevo pouco acentuado.
A área é caracterizada por uma diversidade climática que se traduz na paisagem vegetal, que apresenta como vegetação natural potencial mais característica, bosques de sobreiro – Quercus suber (com presença variável de azinheira e zimbro), nas áreas mais quentes e secas do vale, e bosques de carvalho-negral – Quercus pyrenaica, nas áreas mais frias e chuvosas do planalto e das principais serras.
A flora da região é bastante variada, estimando -se que possam ocorrer na área de estudo cerca de 700 espécies de flora vascular e cerca de 400 espécies de flora criptogâmica (briófitos e líquenes).
A fauna da região envolvente do Vale do Tua é numerosa e diversificada, tendo sido até ao momento identificadas 943 espécies, sendo 744 de invertebrados terrestres, 15 de peixes, 12 de anfíbios, 20 de répteis, 123 de aves e 29 de mamíferos, das quais 14 são quirópteros (i.e., morcegos). A este total há ainda a juntar um número indeterminado de espécies de invertebrados aquáticos, agrupados em 72 famílias.
Em termos de património cultural, para além da inclusão parcial no Alto Douro Vinhateiro — Património da Humanidade, a área do PNRVT possui um vasto conjunto de valores patrimoniais arquitetónicos, arqueológicos e etnográficos. Importa destacar a atividade termal, a partir das nascentes das Caldas de Carlão/Santa Maria Madalena e da fonte termal das Caldas de São Lourenço, bem como um conjunto importante de quintas vocacionadas para a cultura da vinha, com potencialidades para o enoturismo, que têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento económico da região.
Esta diversidade de valores naturais e patrimoniais presentes no PNRVT devem ser mantidos, valorizados e dados a conhecer, pelo que reúnem as condições necessárias para prosperar e acima de tudo para proporcionar à população residente momentos únicos e inesquecíveis.


RUÍNAS DE ANTIGO LAGAR DE AZEITE


PANORÂMICA DO RIO TUA E DAS FRAGAS MÁS (ESQUERDA)

Waypoints

PictographPanorama Altitude 1,138 ft
Photo ofPanorâmica da albufeira e Barragem do Tua Photo ofPanorâmica da albufeira e Barragem do Tua Photo ofPanorâmica da albufeira e Barragem do Tua

Panorâmica da albufeira e Barragem do Tua

Photo ofCalçada Romana Photo ofCalçada Romana Photo ofCalçada Romana

Calçada Romana

PictographWaypoint Altitude 1,704 ft
Photo ofCalçada Photo ofCalçada Photo ofCalçada

Calçada

Photo ofCalçada Romana Photo ofCalçada Romana Photo ofCalçada Romana

Calçada Romana

PictographReligious site Altitude 1,637 ft
Photo ofCapela de Santo António Photo ofCapela de Santo António Photo ofCapela de Santo António

Capela de Santo António

PictographPanorama Altitude 1,106 ft
Photo ofMiradouro das Fragas Más Photo ofMiradouro das Fragas Más Photo ofMiradouro das Fragas Más

Miradouro das Fragas Más

PictographRiver Altitude 1,303 ft
Photo ofAçude da ribeira de São Mamede Photo ofAçude da ribeira de São Mamede Photo ofAçude da ribeira de São Mamede

Açude da ribeira de São Mamede

PictographPanorama Altitude 939 ft
Photo ofPanorâmica da albufeira do Tua Photo ofPanorâmica da albufeira do Tua Photo ofPanorâmica da albufeira do Tua

Panorâmica da albufeira do Tua

PictographBridge Altitude 1,101 ft
Photo ofPonte sobre ribeira de São Mamede Photo ofPonte sobre ribeira de São Mamede Photo ofPonte sobre ribeira de São Mamede

Ponte sobre ribeira de São Mamede

PictographBridge Altitude 1,317 ft
Photo ofPonte sobre Ribeira de São Mamede

Ponte sobre Ribeira de São Mamede

PictographBridge Altitude 1,314 ft
Photo ofPonte Romana de São Mamede Photo ofPonte Romana de São Mamede Photo ofPonte Romana de São Mamede

Ponte Romana de São Mamede

É constituída por dois arcos de volta perfeita, sendo um central de maior dimensão e outro lateral de tamanho mais reduzido. Esta estrutura foi edificada em pedra granítica aparelhada de boa qualidade. O tabuleiro desta ponte esboça levemente a forma de cavalete. À semelhança de outras pontes localizadas no concelho de Alijó, esta também se articula com uma via romana que permite a ligação à aldeia do Amieiro. De referenciar que esta estrutura permite a travessia da ribeira de S. Mamede.

PictographRuins Altitude 1,680 ft
Photo ofRuínas de antigo Lagar de Azeite Photo ofRuínas de antigo Lagar de Azeite Photo ofRuínas de antigo Lagar de Azeite

Ruínas de antigo Lagar de Azeite

O edifício original era composto por duas divisões, uma de maiores dimensões, onde funcionava o lagar propriamente dito e onde se fabricava o azeite, e uma outra destinada a guardar o feno, a palha e os animais que aqui laboravam.

PictographWaypoint Altitude 1,651 ft
Photo ofSafres (aldeia) Photo ofSafres (aldeia) Photo ofSafres (aldeia)

Safres (aldeia)

Comments  (6)

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Jan 8, 2023

    I have followed this trail  View more

    Este trilho é bastante bonito, percorri-o há uns anos e gostei bastante, embora na altura estivesse muito calor, coisa que nesta região é difícil de suportar. Ao ver estas fotografias, num dia frio e nebuloso, fico com a sensação que embora tenha gostado do que vi quando lá passei, noutra estação tal como a primavera ou o outono, a beleza deste trilho irá sobressair ainda mais. Acho que tenho que voltar a visitar esta região (de que muito gosto, aliás!!). Abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jan 8, 2023

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Esta região, conhecida por "Terra quente", tem uma oferta fantástica de percursos pedestres que merecem muito ser explorados e conhecidos e espero poder levar a cabo esse propósito nos próximos tempos.
    Grande abraço e votos de ótimas caminhadas.

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Jan 8, 2023

    I have followed this trail  View more

    Acho o vale do rio Tua uma região belíssima. Fiquei desiludida com a decisão da construção da barragem, mas hoje quando olho para a albufeira que a mesma formou, o espelho de água que o rio nos oferece é realmente muito bonito. Os laranjais continuam lá, apenas a linha de comboio desapareceu, infelizmente. Mas a região continua espetacular, prova disso são as paisagens magnificas que os miradouros dos Olhos do Tua e do Ujo proporcionam a quem os visita. Pude constatar isso quando passei por este PR das Fragas Más, assim como pelo que se encontra na margem oposta, o PR do Senhor da Boa Morte. Ambos são fantásticos e dão-nos uma clara ideia da dimensão deste vale e do fantástico rio que o atravessa. Muito bonito, tudo. Fiquei com saudades de lá voltar... grande abraço!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jan 8, 2023

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    O Parque Natural Regional do Vale do Tua é uma extensa região que merece absolutamente ser conhecida, percorrida e usufruída, pois está repleta de história, de cultura e de natureza esplendorosa. E este trilho é só uma pequena amostra... lá voltaremos, com toda a certeza! Grande abraço.

  • Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Apr 7, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Olá, João, mais um excelente trilho,com paisagens espectaculares sobre o rio Tua. Trilho bem marcado e bons caminhos, até o parque das Laranjeiras muito bem arranjado. Procurei um dia limpo para melhor apreciar. Abraço e boas caminhadas.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 8, 2023

    Viva, Fernando! Boa escolha, este percurso é realmente muito bonito, com excelentes vistas panorâmicas sobre a albufeira do Tua. Esta foi a segunda vez que lá fui e não fiquei desapontado, o percurso continua bem marcado, limpo e muito apelativo. E as laranjas são mesmo maravilhosas!!! Abraço e continuação de ótimas caminhadas!!

You can or this trail