PR Trilho do Fojo da Portela da Fairra

Photo ofPR Trilho do Fojo da Portela da Fairra Photo ofPR Trilho do Fojo da Portela da Fairra Photo ofPR Trilho do Fojo da Portela da Fairra

November 26, 2018
November 2018

•   4.7 1 review

near Parada, Vila Real (Portugal)

O Fojo do Lobo da Portela da Fairra é um exemplar ímpar da herança cultural e histórica das gentes de Montalegre. Para além de nos remeter para as vivências das populações em séculos passados, com a sua luta contra o lobo e os danos que causava às actividades de criação de gado, oferece-nos uma vista memorável sobre a albufeira da Barragem de Paradela e a Serra do Gerês.
Estes argumentos são complementados com beleza dos bosques de carvalhos e a atmosfera rústica da aldeia de Parada do Outeiro.

O trilho desenrola-se dentro dos limites do Parque Nacional Peneda-Gerês, na freguesia de Outeiro, concelho de Montalegre. Uma vez que entra dentro da "Área de Protecção Parcial Tipo II" (entre os km 4,0 e 5,0, logo após a visita ao Fojo do Lobo) temos que respeitar algumas restrições de circulação e solicitar autorização ao ICNF por escrito ou por email (pnpg@icnf.pt) para grupos com mais de 15 pessoas.

Encontramos a apresentação do trilho no site da ICNF, onde é disponibilizado um folheto e um mapa, que podemos descarregar.

Recomendo vivamente que ao km 4,7 prossigam um pouco para além do traçado oficial do trilho, desçam até à ponte sobre o Ribeiro do Beredo e subam um pouco até duas silhas um pouco mais a norte. Os Miradouros sobre os vales do Ribeiro do Beredo e do Ribeiro de Teixeira merecem bem o desvio.

Existem outros dois trilhos de carácter oficial cujo traçado se sobrepõe a partes deste:
- O PR Trilho de Paradela, entre os km 4,7 e 7,3 (a zona mais a poente, junto da albufeira);
- O PR Trilho de Outeiro, que engloba a quase totalidade deste. A excepção é um caminho entre os km 7,3 e 7,5 e os 300 m de início e de final do percurso.
Estes dois trilhos não posuem qualquer sinalização no terreno, pelo que o pedestrianista não encontra qualquer conflito de marcações com o que aqui estamos percorrer.

O trilho está sinalizado, mas as marcações já não são visíveis em vários pontos.
A maior parte do trilho leva-nos por caminhos rurais e florestais utilizados nas actividades de agrigultura e pastorícia.
Não encontrei obstáculos difíceis de ultrapassar e o piso permite a progressão sem quaisquer dificuldades.
A cobertura florestal existe apenas em algumas partes do trilho, pelo que existe alguma exposição solar.
Considero a Dificuldade Técnica como "Fácil", mas exige-se atenção para não se abandonar o trilho inadvertidamente.

Boas Caminhadas!

Photo ofLargo de chegada à povoação. Miradouro. Photo ofLargo de chegada à povoação. Miradouro. Photo ofLargo de chegada à povoação. Miradouro.

Largo de chegada à povoação. Miradouro.

Interligação com o PR Trilho de Outeiro

Alto do Padreiro

PictographBridge Altitude 0 ft

Miradouro para sul

Photo ofFojo do Lobo da Portela da Fairra (Fojo do Lobo de Parada) Photo ofFojo do Lobo da Portela da Fairra (Fojo do Lobo de Parada) Photo ofFojo do Lobo da Portela da Fairra (Fojo do Lobo de Parada)

Fojo do Lobo da Portela da Fairra (Fojo do Lobo de Parada)

Silha

Photo ofAmial ripícola. Ponte. Ribeiro do Beredo. Photo ofAmial ripícola. Ponte. Ribeiro do Beredo. Photo ofAmial ripícola. Ponte. Ribeiro do Beredo.

Amial ripícola. Ponte. Ribeiro do Beredo.