PR Trilho de Santa Maria das Júnias

Photo ofPR Trilho de Santa Maria das Júnias Photo ofPR Trilho de Santa Maria das Júnias Photo ofPR Trilho de Santa Maria das Júnias

November 20, 2018
November 2018

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Viewed 2096 times, downloaded 105 times

Uma visita a Pitões das Junias já é por si só uma experiência que recomendo. Fazer um pequeno passeio a pé e visitar o Mosteiro de Santa Maria das júnias e o miradouro sobre a Cascata de Pitões das Júnias é uma actividade acessível a quase todos, que não deve perder!

A aldeia de Pitões das Júnias oferece a quem a visita um cenário invulgar, com o casario construído em granito na berma do planalto da Mourela e com vistas fantásticas sobre a Serra do Gerês. Para além da envolvência natural, temos a riqueza cultural das gentes do Barroso a justificar a viagem a esta localidade relativamente remota do concelho de Montalegre, Vila Real.

Encontramos a apresentação deste trilho com a designação de PR Trilho de Pitões das Júnias no site do ICNF, onde também encontramos o respectivo folheto, que podemos descarregar.
Encontramos folheto idêntico no site da ADERE-PG.
Note-se que as placas de sinalização do percurso que encontramos no terreno indicam "PR Trilho de Santa Maria das Júnias"!
Essa mesma sinalização indica-nos o final do percurso quando regressamos à estrada principal de acesso à povoação, não concluindo o fecho do circuito em anel como indicado no mapa do folheto. A situação "resolve-se" bem com o prolongar do passeio pelo interior da aldeia: oportunidade para conhecer o Moinho, o Forno do Povo, o Edifício da Corte do Boi, a Igreja e o largo em frente à Junta de Freguesia.
Para quem também aprecia uma caminhada um pouco mais exigente, entrando um pouco pela Serra do Gerês, pode visitar a Capela de São João da Fraga. Trata-se de um percurso com início em Pitões das Júnias e que os populares realizam em romaria, por altura das festas da aldeia. Está incluído numa outra publicação minha.

O trilho está sinalizado, com as marcações a serem suficientes para a orientação no trilho.
O trilho segue maioritariamente por estrada e por caminhos carreteiros. As excepções são o carreiro que temos que percorrer paralelamente ao Ribeiro de Campesinho (após a visita ao mosteiro) e os passadiços até ao miradouro sobre a cascata.
Não encontrei obstáculos difíceis de ultrapassar e o piso permite a progressão sem quaisquer dificuldades.
A cobertura florestal não existe, pelo que existe alguma exposição solar.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".

Boas Caminhadas!

PictographReligious site Altitude 3,661 ft
Photo ofCapela do Anjo da Guarda. Ponto de início oficial do percurso. Photo ofCapela do Anjo da Guarda. Ponto de início oficial do percurso.

Capela do Anjo da Guarda. Ponto de início oficial do percurso.

VG do Anjo

Cascata de Pitões das Júnias

Carvalhal do Beredo

Miradouro

Porto da Lage. Poldras. Ribeiro do Beredo.

Ponte do Porto das Lages

PictographInformation point Altitude 3,623 ft

Ponto oficial de fim do percurso

Escola Primária

Relógio de Sol

Moinho

PictographMonument Altitude 3,640 ft
Photo ofEdifício da Corte do Boi. Ecomuseu de Barroso - Polo de Pitões. Photo ofEdifício da Corte do Boi. Ecomuseu de Barroso - Polo de Pitões. Photo ofEdifício da Corte do Boi. Ecomuseu de Barroso - Polo de Pitões.

Edifício da Corte do Boi. Ecomuseu de Barroso - Polo de Pitões.

PictographMonument Altitude 3,635 ft

PictographReligious site Altitude 3,632 ft

PictographCar park Altitude 3,655 ft

Estacionamento

Casa do Guarda Florestal de Pitões das Júnias. Centro Interpretativo do Planalto da Mourela. Ponto de início do PR Trilho do Planalto da Mourela.

Ribeiro de Cerdeira

• Photo of Tiago MP Gonçalves
    Tiago MP Gonçalves Apr 25, 2023

Trilha circular
    Aldeia muito bonita
    Cascata alta e muito linda
    Aconselho paragem no restaurante dom Pedro.