PR Trilho da Vezeira, Jun 2017

August 11, 2017
August 2017

near Fafião, Vila Real (Portugal)

Revisitei este trilho recentemente e faço aqui a partilha, agora de forma bastante mais completa. Há uma publicação anterior minha que apenas possui o traçado...
Também existem aqui no Wikiloc outras publicações relativas a este trilho, mas pretendo incluir waypoints e fotos que julgo interessar a quem pretenda conhecer melhor este percurso pedestre emblemático!

Os cenários do Gerês, com os seus maciços graníticos rasgados por ribeiras e pontuados aqui e alí por prados, currais e cabanas são o cartão de visita deste trilho, a que ninguém fica indiferente!

Para além do que está publicado no Wikiloc, encontrei pouca informação disponível on-line.
Da parte das entidades oficiais o ICNF apresenta uma carta relativa aos trilhos oficiais do PNPG, de onde podemos extrair um esboço do traçado. A restante informação do ICNF sobre este trilho é muito básica e não permite grande planeamento do percurso.
Também encontrei uma descrição dos pontos de interesse do trilho no site da Serra do Gerês.

Existe um placard informativo em Fafião, no centro da localidade (onde este trilho tem início) onde são apresentados o Trilho da Vezeira e o Trilho da Construção Popular, com mapas que já estão um tanto degradados pelo tempo.
O Polo de Fafião do Ecomuseu de Barroso indicou-me, por email, que dispõem de folhetos com a apresentação destes trilhos, mas infelizmente, não pude deslocar-me lá em horário útil.

O traçado do trilho desenrola-se dentro do território do Parque Nacional Peneda-Gerês, entrando também nas "Área de Protecção Parcial Tipo II" e "Área de Protecção Parcial Tipo I". Assim, grupos com mais de 10 pessoas que pretendam percorrer o trilho têm que solicitar autorização ao PNPG por mail (pnpg@icnf.pt) ou na página de formulários de contacto.

Este trilho partilha vários troços do seu traçado com o PR Trilho da Construção Popular, a saber:
- Desde o ponto de início até ao km 1,1;
- Desde o km 21,1 até ao final;
Ocorre também o simples cruzamento dos dois trilhos aos km 2,4, 2,6 e 3,2.
Nenhuma destas situações é visível no terreno, uma vez que ambos os trilhos são sinalizados por mariolas.

Como o trilho está sinalizado com mariolas, não existem as habituais marcações de PR. Se não tem uma preparação prévia do traçado em GPS e não está familiarizado com os diversos trilhos da região, terá que recorrer ao serviço de um guia.

Na data em percorri o trilho não encontrei obstáculos muito difíceis de ultrapassar. Porém, os diversos tipos de piso que encontramos exigem de nós uma atenção constante e é frequente surgirem encostas que considero bastante escarpadas: qualquer descuido pode resultar numa queda, eventualmente mortal. Isto é particularmente notório no troço que vai da cabana das Fechinhas à Cabana do Touça (km 13, aproximadamente) e também na zona da Quina das Agulhas (km 16, aproximadamente).

É também importante ter em conta que sempre que ocorrem chuvas o caudal das ribeiras aumenta, por vezes de forma muito significativa. A travessia de enúmeras linhas de água que surgem no trilho torna-se mais difícil e atravessar o Rio da Touça pode mesmo ser impossível.
A passagem por zonas de rocha nua é muito frequente e particularmente traiçoeira, pois com tempo húmido é quase sempre muito escorregadia. Máximo cuidado!

A cobertura florestal é quase inexistente, pelo que a exposição solar é elevada.
Apercebi-me da existência de fontes na Cabana de Pousada, Cabana do Vidoirinho, Cabana da Rocalva e ao km 21,1 (onde o Trilho da Construção Popular passa a ter o mesmo traçado que este). Poderemos também considerar o Rio da Touça e as suas lagoas como pontos de reabastecimento de água...

Considerando os factores que indiquei, considero a Dificuldade Técnica deste trilho como "Difícil".
A extensão do trilho e (especialmente) o desnível acumulado são acima da média. Conjugando isto com a exigência técnica do piso, resulta um esforço físico também elevado.

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada de 500 pontos. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Boas Caminhadas!

Pólo de Fafião Ecomuseu de Barroso "Vezeira e a Serra" Rua da Sarramada n.º 8 5470-017 Fafião - Montalegre Email: fafiao@ecomuseu.org Web: www.ecomuseu.org Tel: 276009140

PictographMonument Altitude 0 ft

Fojo do Lobo de Fafião

PictographFountain Altitude 0 ft

Fonte do Lourinhal

PictographBridge Altitude 0 ft
Photo ofPonte da Pigarreira (Rio Toco/Fafião) Photo ofPonte da Pigarreira (Rio Toco/Fafião) Photo ofPonte da Pigarreira (Rio Toco/Fafião)

Ponte da Pigarreira (Rio Toco/Fafião)

Ponte. Rio Conho.

Cabana do Porto da Lage

Corga Funda

Quina das Agulhas

Cabana do Vidoal (Fafião)

VG de Roca das Cabritas

PictographPicnic Altitude 0 ft

Portela do Monte. Parque de Merendas.

• Photo of microft
    microft Dec 2, 2017

Algumas partes tornam-se difíceis/perigosas no inverno.

• Photo of Woman Trekking
    Woman Trekking Jul 9, 2020

Este trilho deve ser altamente. Eu e o meu marido gostaríamos de seguir esta trilha. É aconselhável fazer no verão (no dia mais fresco)? É preciso escalar, ou ter alguma estrutura de apoio para subir ou descer? Como são os caminhos? Obrigada

• Photo of Calpigo
    Calpigo May 29, 2021

Não conseguimos chegar à cabana da frechinha, por o mato estar bastante cerrado e não se vislumbravam as mariolas. Perdemos algum tempo na procura de opções, como não encontramos, voltamos para trás. Voltaremos noutro dia.
    Trilho difícil, bastante técnico, mas de uma beleza ímpar. Viemos de alma cheia. Obrigado.

• Photo of Calpigo
    Calpigo May 31, 2021

• Photo of franciscoascensao
    franciscoascensao May 7, 2022

Sem dúvida um excelente trabalho na descrição e marcação de waypoints, no entanto aviso para quem quer fazer o percurso, que não é fácil, principalmente devido ao mato sempre presente no vale da Touça e vale das fechinhas. O trilho principal indicado nos folhetos disponíveis deste trilho dá a subida das fechinhas para a rocalva por um sítio praticamente inacessível hoje em dia devido ao mato muito denso. Para quem o faz no Verão, é preciso LEVAR muita água, pq as fontes estão quase todas secas!! Outro pormenor importante é a bifurcação em Pradolã, onde o trilho se divide num que segue para pousada e outro para pinhô, sigam portanto o da esquerda (para quem vem da rocalva).
    No entanto para quem está bem habituado a andanças de montanha safa-se e aprecia sem dúvida o excelente percurso paisagístico!!