PR Planalto de Castro Laboreiro (estendido, circular)

Photo ofPR Planalto de Castro Laboreiro (estendido, circular) Photo ofPR Planalto de Castro Laboreiro (estendido, circular) Photo ofPR Planalto de Castro Laboreiro (estendido, circular)

November 18, 2018
November 2018

•   4.3 1 review

near Rodeiro, Viana do Castelo (Portugal)

Percorrer a pé este trilho no planalto de Castro Laboreiro resulta numa experiência que foge à norma daquilo a que o pedestrianista estará habituado. Não só temos o contacto com um invulgar número de monumentos megalíticos, mas somos também envolvidos uma atmosfera de serenidade que torna estes cenários de planalto e montanha ainda mais especiais.

Estamos na freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, com este trilho a desenrolar-se dentro dos limites do Parque Nacional Peneda-Gerês. Uma vez que entra dentro da "Área de Protecção Parcial Tipo II" e da "Área de Protecção Parcial Tipo I" temos que respeitar algumas restrições de circulação e solicitar autorização ao ICNF por escrito ou por email (pnpg@icnf.pt) para grupos com mais de 10 pessoas.

O traçado deste trilho é proposto pela ADERE-PG, que disponibiliza também um mapa e um ficheiro para GPS. Segue em sentido contrário aos ponteiros do relógio, partindo junto da entrada da Branda de Portos e terminando na Branda de Rodeiro, num total de cerca de 15 km.
Porém, este traçado não inclui o que teremos que caminhar se quisermos visitar cada um dos monumentos megalíticos que estão referenciados (cerca de 5 km).
Adicionalmente, como é um percurso aberto (pois não termina onde começou), há então que ter em conta a logística de transporte para resolver este problema.
O que aqui partilho é a solução que escolhi, de fechar o percurso oficial percorrendo a pé estradas e carreiros por algumas das localidades do planalto:
- Iniciei a caminhada percorrento todo o traçado oficial (sinalizado) do PR Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro;
- A partir do Outeiro do Ferro (Alto da Portela do Pau) prossegui no traçado oficial do PR Planalto de Castro Laboreiro (que não possui qualquer sinalização no terreno);
- Chegado junto à Branda de Portos fica concluído o traçado oficial do PR Planalto de Castro Laboreiro. Iniciei o troço que adicionei para para fechar o percurso em anel, descendo pela estrada alcatroada, passando por Padrossouro, Eiras, Campelo, Formarigo e Branda da Portela;
- Na Branda da Portela passei a percorrer carreiros do traçado do PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro até um pouco após a travessia do Rio Castro Laboreiro;
- Finalmente, de regresso à estrada alcatroada, segui para a direita de regresso à Branda de Rodeiro.

No total resultou num passeio de pouco mais de 31 km, com um desnível acumulado de mais de 500 m. É um percurso longo (recomendável para dias com muitas horas de luz), mas que não possui qualquer dificuldade técnica, pois é feito em caminhos em perfeitas condições.

O trilho beneficia da sinalização que existe nos troços dos trilhos PR oficiais que referi anteriormente. Nos restantes troços teremos que recorrer a mapas, GPS ou seguir na companhia de um guia...
A maior parte do trilho leva-nos por estradas utilizadas na agricultura e criação de gado. Temos apenas que entrar em zona de vegetação rasteira quando visitamos algumas mamoas.
Não encontrei obstáculos difíceis de ultrapassar e o piso permite a progressão sem quaisquer dificuldades.
A cobertura florestal não existe, pelo que a exposição solar é muito forte. Não esquecer o chapéu!
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil", ressalvando que se leve bastante água!
Como já referi, é um passeio longo. Convém escolher dias de Primavera-Verão para o conseguir percorrer de uma forma lúdica...

Boas Caminhadas!

PictographInformation point Altitude 3,560 ft
Photo ofBranda de Rodeiro. Início do PR Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro. Photo ofBranda de Rodeiro. Início do PR Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro. Photo ofBranda de Rodeiro. Início do PR Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro.

PictographReligious site Altitude 3,688 ft

Cruzeiro

Photo ofMamoa 1, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 1, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 1, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 1, Alto da Mansão do Guerreiro

Photo ofMamoa 2, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 2, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 2, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 2, Alto da Mansão do Guerreiro

Photo ofMamoa 5, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 5, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 5, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 5, Alto da Mansão do Guerreiro

Photo ofMamoa 3, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 3, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 3, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 3, Alto da Mansão do Guerreiro

Photo ofMamoa 4, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 4, Alto da Mansão do Guerreiro Photo ofMamoa 4, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 4, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 6, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 7, Alto da Mansão do Guerreiro

PictographLake Altitude 3,885 ft

Represa. Corga dos Piornais.

Mamoa 1, Alto do Buscal

Mamoa 9, Alto da Mansão do Guerreiro

Mamoa 8, Alto da Mansão do Guerreiro

PictographInformation point Altitude 4,124 ft
Photo ofPainel informativo do Alto da Portela do Pau Photo ofPainel informativo do Alto da Portela do Pau Photo ofPainel informativo do Alto da Portela do Pau

Painel informativo do Alto da Portela do Pau

Mamoa 5, Alto da Portela do Pau

Mamoa 4, Alto da Portela do Pau

Mamoa 3, Alto da Portela do Pau

Mamoa 2, Alto da Portela do Pau

Mamoa 1, Alto da Portela do Pau

Mamoa 6, Alto da Portela do Pau

Mamoa 8, Alto da Portela do Pau. Marco de fronteira 23.

Mamoa 9, Alto da Portela do Pau (Mota Grande)

Photo ofVG de Portela de Pau (1271 m). Marco de fronteira 24. Photo ofVG de Portela de Pau (1271 m). Marco de fronteira 24. Photo ofVG de Portela de Pau (1271 m). Marco de fronteira 24.

VG de Portela de Pau (1271 m). Marco de fronteira 24.

Mamoa de Lamas de Brincadoiro 1

O monumento Lamas de Brincadoiro 1 é uma mamoa de planta circular com, aproximadamente, 24 metros de diâmetro que apresenta vestígios de couraça lítica e depressão central, não sendo visível qualquer esteio.

Mamoa de Lamas de Brincadoiro 2

O monumento Lamas de Brincadoiro 2 é de planta sub-circular com cerca de 20 metros de diâmetro. Neste, identificam-se vestígios de couraça lítica e, a vala de violação permite observar a existência de um esteio de cabeceira, mais dois esteios do lado Norte e três do lado Sul, que constituem a câmara megalítica. O esteio de cobertura foi fragmentado em três partes, notando-se ainda marcas da cunha utilizada para o efeito. Um terço do esteio de cobertura encontra-se ainda pousado sobre o esteio de cabeceira.

Photo ofNascente Rio Castro Laboreiro (Corga do Gafo) Photo ofNascente Rio Castro Laboreiro (Corga do Gafo) Photo ofNascente Rio Castro Laboreiro (Corga do Gafo)

Nascente Rio Castro Laboreiro (Corga do Gafo)

VG do Alto de Giestoso (1340 m)

Miradouro

PictographReligious site Altitude 3,865 ft

Cruzeiro dos Portos

Pena de Anamão

Photo ofInterligação com o PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro Photo ofInterligação com o PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro Photo ofInterligação com o PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

Interligação com o PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

Bifurcação do PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

PictographBridge Altitude 3,104 ft
Photo ofPonte de Porto dos Carros. Rio Castro Laboreiro. Photo ofPonte de Porto dos Carros. Rio Castro Laboreiro. Photo ofPonte de Porto dos Carros. Rio Castro Laboreiro.

Ponte de Porto dos Carros. Rio Castro Laboreiro.

Interligação com o PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

Photo ofCapela de Nossa Senhora de Monserrate. Casa do Guarda Florestal. Photo ofCapela de Nossa Senhora de Monserrate. Casa do Guarda Florestal. Photo ofCapela de Nossa Senhora de Monserrate. Casa do Guarda Florestal.

Capela de Nossa Senhora de Monserrate. Casa do Guarda Florestal.

PictographReligious site Altitude 3,474 ft
Photo ofCapela de Nossa Senhora dos Remédios Photo ofCapela de Nossa Senhora dos Remédios Photo ofCapela de Nossa Senhora dos Remédios

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Moinhos no Rio Castro Laboreiro

• Photo of Nuno Sousa
    Nuno Sousa Aug 16, 2020

O melhor trilho para conhecer o Planalto de Castro Laboreiro e a sua necrópole megalítica