PR AGN - Piodão - Foz de Égua

April 11, 2016
April 2016

near Piódão, Coimbra (Portugal)

TIPO PERCURSO: PR

Distancia Percorrida: 6,2km

GPS: Garmin GPSMAP 64s ; ficheiro gpx editado e limpo de ruídos

DESCRIÇÃO:

O Trilho tem inicio na famosa Aldeia do Piodão, situada numa das encosta da serra do Açor, mais parece um presépio, pelo seu aglomerado de casas negras, onde se destaca a sua Igreja em tom de branco.

O caminho é feito por um trilho de pé posto pelo lado direito do rio (montante para jusante), por uma caminho de pé posto, paralelo à estrada de alcatrão.
Aqui podemos apreciar, os enumeros socalcos, onde se ainda pratica a agricultura, e podemos avistar várias casas em ruínas, que outrora serviam como suportes para a pastorícia.

Chegados a Foz d'Égua, uma local interessante, mas muito turístico, onde se situa a praia fluvial, e onde se pode ver várias placas a dizer "privado", a intenção era passarmos na ponte de corda, e fizemos um desvio para o fazer, mas ao chegar lá, outra placa indicava a proibição da passagem.
Descemos da estrada por uma pequena escadaria, para novamente entrar no trilho.

A subida até ao Piodão, é feito por um caminho em pedra, pelo qual se vai serpenteando a encosta, tendo uma panorâmica sobre a ribeira do Piodão, e a outra margem pela qual descemos.

Ao sairmos do caminho entramos na aldeia, e aí temos mais uma vista fantástica sobre o Piodão.

Aldeia de Piodão

Foz de Égua

• luisacampos Aug 13, 2018

Trilho muito bonito!! É maravilhoso quando chegamos à Foz da Égua.

• Photo of solasrotas
    solasrotas Aug 13, 2018

Obrigado por seguir o nosso trilho. É verdade que este trilho, e em particular a chegada a Foz da Égua é extraordinário. Saudações Pedestres.