PR 9 TVD Rota dos Encantos

November 19, 2017
November 2017

•   2.7 1 review

near Turcifal, Lisboa (Portugal)

O PR 9 Rota dos Encantos é um percurso circular, com inicio e fim na aldeia do Turcifal/Torres Vedras, junto à Igreja Matriz daquela freguesia, numa zona com cafés e bastante estacionamento.
Fizemos esta rota num dia de bastante sol, e calor atípico para a época, iniciando a caminhada no sentido norte/sul, em direcção à Serra do Socorro.
Desde logo notamos a ausência total de marcações deste percurso, na quase totalidade da rota, pelo que tivemos de nos socorrer de meios alternativos de orientação (Wikiloc, mais precisamente, seguindo o itinerário registado pelo Companheiro Papalegoas ), sendo que as primeiras marcações encontradas tiveram registo logo após os campos de golf do Campo Real, marcações do GR30 Trilho de Grande Rota por onde este percurso se desenvolve em paralelo, e em que as primeiras marcações do PR9 registaram-se somente ao Km 11, logo após a aldeia do Furadouro, algo sumidas e a acusarem o tempo (Foto)...
Quanto ao Trilho em si, referencia à fantástica subida à Serra do Socorro, e toda a paisagem envolvente, a visita à Capela da Nossa Senhora do Socorro (foto) e ao Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres, que se encontram no topo da serra, e que se encontram abertos todos os Domingos... A passagem à aldeia do Furadouro, com a capela da terra como cartão de visita, tal como as suas ruas apertadas, e a subida ao parque Eólico de Catefica (foto), com paisagens fantásticas a perder de vista, e a passagem a duas fortificações defensivas das Linhas de Torres (Forte da Feiteira e Forte de Catefica)(foto)... Depois foi o regresso por trilho quase fechado junto À Auto Estrada 8(foto), em direcção ao Turcifal, onde deixo a referencia à Igreja Matriz e à bela Capela do Espirito Santo...
Foi um belo passeio de domingo, mas doloroso, tendo em conta a quantidade de elevações que nos leva ao limite físico, principalmente na fase final, já com muitos Kms em cima das pernas...
Um agradecimento ao Wikiloc, e ao Companheiro Papaléguas, que sem saber nos ajudou imenso com a sua publicação deste trilho, tendo em conta a falta de marcações praticamente por todo o percurso...