PR 9 Montalegre – Trilho dos Poços verdes (7 Lagoas de Xertelo)

Photo ofPR 9 Montalegre – Trilho dos Poços verdes (7 Lagoas de Xertelo) Photo ofPR 9 Montalegre – Trilho dos Poços verdes (7 Lagoas de Xertelo) Photo ofPR 9 Montalegre – Trilho dos Poços verdes (7 Lagoas de Xertelo)

August 23, 2022
August 2022

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

PR 9 Montalegre – Trilho dos Poços verdes (7 Lagoas de Xertelo)

Trata-se de um Trilho de Pequena Rota com inicio e final na pequena aldeia de Xertelo.
O objetivo principal é a visita aos Poços verde de Sobroso, também conhecido por 7 Lagoas de Xertelo, Poços Verdes do Cabril, Lagoas das Lages dos Infernos. O conjunto das Lagoas proporciona um belo enquadramento paisagístico e claro, em dias quentes, convida a uns momentos de relaxe e uns banhos refrescantes nas suas límpidas águas cristalinas. Nestes dias de calor é prever muita gente no caminho e nas Lagoas.
Mas para além das Lagoas, há muitos outros pontos de interesse ´
O trilho apresenta uma grande exposição solar, pois só atravessamos uma zona de arvoredo após atravessar o rio, no caminho de volta.
Existem 3 fontes de água encanada: uma na própria aldeia, outra (fonte de Travassoss) cerca de 2 Km depois de sair Xertelo, e uma terceira, no caminho de regresso, cerca de 600 metros depois atravessar o Rio Cabril. Apesar de serágua encanada, não temos conhecimento da qualidade da água.
Efetuamos o percurso no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio

Descrição do Percurso
Iniciamos a nossa marcha na zona de estacionamento, 100 metros antes de entrar na aldeia de Xertelo.
Passamos pelo centro da aldeia de Xertelo, subimos por um caminho rural, passamos um tanque e uma levada que vamos cruzar para a direita e logo depois passamos pelo moinho de cubo vertical, rara construção em excelente estado de conservação.
Um pouco adiante e depois de passar uma placa indicativa vira à esquerda e entra num caminho que foi elaborado para a construção de uma conduta de água para abastecimento da Aldeia de Xertelo. Este caminho é plano e não apresenta dificuldades. Conforme vamos progredindo, vamos admirando as paisagens da região: primeiro, e do outro lado do Rio Cabril, aparece a Surreia do Meio Dia, penhascos de grande verticalidade e agrestes, que serviu como último reduto da Águia Real na Serra do Gerês, extinta nestas serranias.
Vamos avançando e mais à frente começamos a distinguir o relevo geomorfológico dos locais que vamos passar: Lage dos Infernos, esquerda a Terra Brava e o seu cume, denominado alto dos Chamiçais e mais à esquerda a vertente direita da Corga da Pena Calva, e mais à esquerda, o Borrageiro II.
Este caminho entronca numa estrada em terra batida que vem da zona de Alto da sela Cavalos e se dirige para a pequena Barragem do Porto da Lage. Viramos à esquerda para estrada, passamos em frente à Lages dos Infernos, atravessamos a ponte da Ribeiro do Penedo e mais uma curva e já avistamos as Lagos verdes do Sobroso (normalmente conhecida por 7 Lagoas de Xertelo). Viramos à esquerda para acesso direto as Lagoas e atravessamos o rio junto à pequena barragem local. A seguir à barragem temos uma subida por um trilho, no início com pedras soltas. O caminho continua a subir com inclinação moderada e piso irregular e passa mesmo ao lado do estradão. Continuamos em frente e não entramos no estradão. O trilho sobe um pouco e mantemo-nos na margem direita do Rio Cabril durante 2,6 Km. Durante este troço passamos por várias ribeiras, algumas delas secas, entre as quais a Corga das Quebradas e a Corga de Virtelo. Mais adiante, descida para o Rio Cabril é feita por lajes de pedras erodidas, que obrigam a cuidado redobrado em dias de piso molhado.
A Travessia do Rio Cabril é feita sobre grandes blocos de granito erodido, que também exige muito cuidado, principalmente se leva muito caudal. Logo a seguir passamos pelo Poio das Cabras, local onde os antigos pastores guardavam as cabras, tentando mantê-las a salvo dos lobos. Um pouco a jusante, no leito do rio, conseguimos observar umas formações rochosas que correspondem ao inicio do Poço da Moura, onde o rio entra num poço, quase fechado na totalidade, 30 metros de altura. A água cai rodopiando pelo Poço, tornando-o um dos rapeis mais espetaculares para os praticantes de Canyoning em Portugal.
Mais uns metros e fazemos uma pequeno desvio à direita até um miradouro Natural que apresenta um panorama excelente sobre a Surreia do Meio Dia.
1500 metros depois de atravessar o rio, espera-nos uma última subida até chegar ao Fojo do Lobo, local onde os antepassados armadilhavam os lobos para os matar, testemunho da coexistência difícil entre o homem e aqueles animais.
Embora, esteja muito bem conservado, este fojo não apresenta as dimensões de outros muito maiores, existentes na Serra Amarela, como os da Ermida e Germil.
Logo depois chegávamos ao local de início do nosso trilho.

INICIO TRILHO

PANORAMAS SOBRE AS 7 LAGOAS

POÇOS VERDES OU 7 LAGOAS

VIRA À ESQUERDA AO LADO DA MINI-HIDRICA

O estradão passa ao lado, mas continue em frente no trilho