PR 8 SMP - TRILHO DAS CABRAS -( VISO) - FONTES - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

Photo ofPR 8 SMP - TRILHO DAS CABRAS -( VISO) - FONTES - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO Photo ofPR 8 SMP - TRILHO DAS CABRAS -( VISO) - FONTES - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO Photo ofPR 8 SMP - TRILHO DAS CABRAS -( VISO) - FONTES - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

May 14, 2023
May 2023

•   3.7 1 review

near Tabuadelo, Vila Real (Portugal)

Circular,com marcações nos dous sentidos e com painéis de informação e placas, 11,2 km,início/fim em Santuário de Nossa Senhora do Viso em freguesia de Fontes,sentido recomendado dos ponteiros do relógio, de grau de dificuldade difícil (grau lV),desnível acumulado em 762 m,altitude máxima de 1348 m ,pode ser efectuado todo o ano ,tempo estimado de 3h20. No inverno e com chuva,não aconselho a que seja feito,assim como com muito calor,e ter em atenção o vento e o nevoeiro que aqui muitas vezes se faz sentir,é muito descoberto, não tem sombras,e com neve e chuva é demasiado perigoso, pois torna-se muito escorregadio e tem muita inclinação em escarpas. Pontos de interesse: 1-Santuario da Nossa Senhora do Viso, 2- Fraga da Ermida , 3- Vista panorâmica, 4 - Curva do Eco .Descrição do PR : Com inicio Santuário do Viso,que tem como padroeira a Sr.do Viso,este trilho podemos chamá-lo de trilho das cabras,pois tráta-se do percurso que as cabras fazem aquando das suas pastagens pelas encostas da serra do Marão. Vale a pena o esforço apesar de o trilho ser algo difícil pelo percurso sinuoso e declinoso tem-se acesso a uma magnífica paisagem. PATRIMÓNIO NATURAL Este trilho permite-nos admirar o que demais belo a mãe natureza nos dá. Percorremos os trilhos que durante anos e ainda hoje o pastor leva as cabras para as suas pastagens na serra .Nesta viagem podemos apreciar diversas espécies. A imponente fraga da Ermida um dos monumentos geológicos mais emblemáticos do Marão, percorre todo o sopé desta fraga Milenar. DO ALTO DA FRAGA DA ERMIDA O monte de Penaguião, o cume da Fraga da Ermida, está a uma altitude de 1397 m ,não sendo o ponto mais alto da serra,,a paisagem que se avista deste cume ajuda a perceber com clareza o porquê da expressão " para cá do Marão, mandam os que cá estão ". Esta serra era o obstáculo que separava Minho do território que por ser tão difícil atravessar ,ofereceu às a ocidente deste ocidente orográfico a designação de Trás-os Montes.As encostas escarpadas e os enormes declives foram até ao século XIX,um obstáculo natural que complicava as viagens. Para além do relevo acidentado, os invernos rigorosos e muitos salteadores que aguardavam ,a cada curva, oportunidade para novos saques,tornavam estas jornadas difíceis e perigosas. A partir de 1880 passou a sr possível passar de Trás-os Montes para o Minho de comboio.A viagem era elevada para a generalidade das gentes de além Marão maioritariamente trabalhadores agrícolas nas muitas vinhas do Douro Vinhateiro. FRAGA DA ERMIDA A Fraga da Ermida é o resultado visível do movimento das placas tectónicas que constituem a litosfera que é a camada externa do planeta Terra composta por rochas e solo de espessura variável, mas mais expressa sob as montanhas. Quando as placas tectónicas no seu movimento chocam com outras podem dar origem à elevação de montanhas, como aconteceu com as das Serra do Marão ,há muitos milhões de anos atrás. A fraga é granítica, uma rocha magnética e principal componente das placas continentais.A água infiltrada,a temperatura e outros factores desgastam as rochas e os solos e quando expostos à superfície os processos de erosão vão moldando ,as formas dos rochedos, suavizando os cumes e dando novos contornos às encostas. NOTA FINAL : O PR EFECTUADO É MUITO DIFÍCIL QUANDO SE CAMINHA POR BAIXO DA FRAGA DA ERMIDA, AS ESCARPAS, OS VÁRIOS TRILHOS DAS CABRAS,A VEGETAÇÃO MAIS DENSA, AS MARCAÇÕES SÃO DIFÍCIL DE SE ENCONTRAR,DEPOIS DE SUBIDA ONDE TEM CORDAS E UNS FERROS ESPETADOS NA ROCHA, EU NÃO VI MARCAÇÕES E SEGUI SEMPRE EM FRENTE, QUANDO DEVERIA VIRAR PARA A ESQUERDA ,FOI AO KM 4,4 . Deveria existir marcações verticais para melhorar orientação, eu segui em frente e por acaso dei com as marcações do regresso, só foi este engano em todo o percurso. Paisagens incríveis.

Igreja nossa Senhora do Viso

Miradouro do Viso

Painel informativo do PR

PictographReligious site Altitude 2,409 ft

Local religioso

Cruzeiro

Vistas sobre a serra

Sinalética informativa

Pormenor caminho agora em terra

Vistas sobre serra

Marcações do trilho

Natureza e fragas

Fraga e paisagens

Trilho certo ,pequeno engano,ATENÇÃO, ATENÇÃO, O TRILHO MAIS Á FRENTE VIRA PARA ESQUERDA, TALVEZ NO FIM DA FRAGA. O PRÓXIMO WAYPOINT ESTÁ FORA DO TRILHO

Não vi mais marcações, não sei se estou no trilho certo, ESTÁ FORA DO TRILHO, É em direção para o alto da Fraga Atrás

Agora marcações

Marcações

Natureza e miradouro natural, pequeno desvio

Marcações e curral de cabras

Vistas sobre serra

Interseção

Painel informativo, aqui deria entrar

Miradouro

Vistas do Alto da Fraga da Ermida

Marcações

Intersecção com PR 3 Curva do Eco

Deixar PR 3.,agora só PR.8

Marcações e caminho

Poça de água, caminho,panorama

Interseção

Pormenor caminho, desvio em virtude estar decorrer prova de motos

Pormenor caminho, decorrer prova motos

Parque merendas Senhora do Viso

• Photo of Jorge Amorim Santos
    Jorge Amorim Santos Mar 17, 2024

Trilho com zonas de alguma dificuldade técnica, nomeadamente na subida junto à Fraga da Ermida, onde é necessária alguma cautela por onde se caminha devido ao desnível aí existente (aconselhável realizar este troço com tempo seco). De resto, tudo é recompensado com a magnífica e deslumbrante paisagem.

• Photo of Fernando Babo
    Fernando Babo Apr 9, 2024

Olá, obrigado pela avaliação,
    e comentário, sim de facto esse local,quando fiz o percurso estava com vegetação alta e foi difícil descobrir o caminho. É um trilho muito bonito se efectuado na Primavera com as cores da urze e carqueja. Bons trilhos, abraço.