PR 8 Rota do Ouro Negro - Arouca

October 9, 2021
October 2021

near Moldes, Aveiro (Portugal)

PR 8 Rota do Ouro Negro - Arouca

O Percurso tem como tema principal, a exploração mineira de volfrâmio que apresentaram grande atividade durante as 2 Guerras Mundiais.
O trilho tem início na Aldeia de Fuste e final em Rio de Frades; encontra-se bem marcado, mas que poderá causar uma ou duas hesitações à saída de Fuste.
Tem ligação ao PR 3 em Fuste e ao PR6 em Rio de Frades.
Pode ser feito durante todo o ano, mas o troço perto do Ribeiro da Pena Amarela exige algum cuidado.
O trilho inicia-se mesmo em frente à capela de Sta. Catarina de Fuste.
descemos a rua do lado direito, passando no centro da aldeia de Fuste. Ao fim de 200 mts viramos à dta e logo depois entramos num pátio no meio de umas casas, entrando depois em campos agrícolas.
Por volta do km 0,5 temos que estar atentos, pois a marcação que nos manda virar à dta está quase apagada e facilmente nos enganamos e continuamos em frente.
Por volta do Km 0,8 entramos numa estrada asfaltada e saímos dela ao fim de uns escassos 180 mts. A partir daqui o trilho desenvolve-se por caminhos agrícolas ou florestais e está sempre muito bem marcado.
Mais adiante, o caminho torna-se mais estreito e piso irregular.
Atravessamos o Ribeiro do Covelo por volta do Km 2,85 que no fim do Verão poderá estar seco. Mais adiante passamos pelas “minas da Pena Amarela”, uma série de buracos e pequenas grutas na rocha que correspondiam à extração ilegal de volfrâmio.
Cerca de 200 mts antes de atravessar o Ribeiro da Pena Amarela, o troço torna-se mais estreito e escorregadio (mesmo em tempo seco) e exige algum cuidado.
Depois de atravessar o Ribeiro, o único ponte de água em todo o trilho, espera-nos nova subida. Os últimos 2 km são sempre a descer até à aldeia Rio de Frades, que marca o fim do Percurso.
De salientar, as belas paisagem que desfrutamos durante o percurso.

Ribeira da Pedra Amarela e lagoa

Fim do percurso

• treks e bikes Jan 12, 2022

Bom trilho, com excelentes paisagens.
    bem documentado
    Obrigado pela partilha

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 13, 2022

Arouca surpreende-nos pelas paisagens e pela diversidade das mesmas. Zona de planalto, vales profundos e escavados com quedas de água, vales mais longos; zonas de granito, zonas de xisto

• Photo of BT Trekking
    BT Trekking Jun 17, 2022

Trilho bem sinalizado, com subidas tramadas, quando chove torna o piso escorregadio, escorreguei duas vezes porque não ia com calçado apropriado.
    No final do trilho vale muito a pena, subir um pouco até ao pr6 e fazer o túnel da mina!

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jun 23, 2022

Obrigado BT Trekking pela avaliação e comentário.
    Realmente o trilho tem zonas escorregadias. O trilho é muito bonito, coMo são a maioria dos trilhos da Serra da Freita e Arada. Concordo consigo em ir visita o túnel da mina. Já la tinha estado anteriormente.