PR 8 Caminho do Porto Velho

2 hours
October 7, 2020
October 2020

near Campanho, Vila Real (Portugal)

Local: Mondim de Basto (Campanhó)
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 7.1 km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Campanhó (Coordenadas 41°19'20.0"N 7°55'47.4"W)

Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano mas ter atenção na altura de calor pois é um percurso exposto

Fiz este percurso acompanhada pela empresa de @portrilhosdebasto , um casal de guias que voltaram às suas origens e que criaram um mundo de experiências nesta linda região.

Começando no largo principal da aldeia de Campanhó vamos seguir atravessando a aldeia por caminhos antigos e sempre com uma paisagem sobre os seus campos agrícolas verdejantes em forma de socalcos.

Depois de afastarmos da aldeia vamos apanhar uma parte da levada da Dorna por um terreno e se olharmos para o lado direito a vista sobre a aldeia é magnifica.

Vamos afastar-nos por uns momentos da levada e entramos num trilho já com a presença de xisto negro aos nossos pés, os nossos olhos começam a focar sobre o vale e para as escarpas brutais deste sitio, a expectativa sobre o percurso começa a crescer....

De repente entramos num pequeno bosque de folhosas, de algo tão bruto passamos para um mundo mágico onde o som dos passarinhos é maravilhoso.

Depois do bosque mais à frente não estávamos à espera do que íamos ver...que brutalidade de vale malta, que lindo este sitio!!! Deixem-me só apreciar isto.

Continuando... aqui voltamos a estar acompanhados pela levada da Dorna e sempre com o olhar sobre o vale até chegarmos à poça da Dorna, uma poça com água super límpida apesar de ser pequena dá para um bom refresco no Verão.

Depois da poça vamos iniciar a bela da subida por este monte a cima pisando o xisto (cuidado nas alturas de inverno pode escorregar o xisto) mas malta...baby steps que chegamos lá, sem pressas.

Pela subida a paisagem torna-se mais extensa e sempre maravilhosa....oiço água... ali temos uma queda de àgua D´Alto , infelizmente com pouca água mas não deixa de ser bonito, a fotografia é que não ficou grande coisa.

A subida ainda não terminou..ainda nos falta um pouco até chegar ao Planalto da Cruz das Moças nos seus 1013m de altitude.

Chegamos ao planalto... aqui podemos observar de longe o Alto da Senhora da Graça, as serras do Parque Natural do Alvão, a Serra da Cabreira e ainda os picos da Serra do Gerês, espetacular!

Aqui descansamos um pouco para recuperar energias e a Carla (@portrilhosdebasto) serviu uma bola de carne deliciosa feita por ela.

Depois do lanchinho vamos seguir o percurso desta vez a descer pelo monte a baixo em direção aos fornos de cozedura da cal negra sendo um exemplar único em Portugal Continental.

Continuando pelo percurso seguimos por um pequeno bosque de pinheiros até voltarmos a um caminho antigo entre muros e vamos percebendo que estamos a chegar à civilização, as casas rusticas e os seus campos começam a destacar até que chegamos à aldeia de Campanhó.

• Photo of Mário Cabral
    Mário Cabral Jun 16, 2021

Excelente trilho com uma paisagem fantástica.

• Verónica22 Jun 26, 2021

As subidas prometem mas as paisagem valem a pena 🤩

rapariga caminhante Jul 2, 2021

Obrigada pelos comentários , a subida promete sim eheheh mas muito bom 😁👌

• Photo of Roger Explorer
    Roger Explorer Oct 16, 2022

Eu fiz esta trilha.
    A subida é louca, mas vale cada metro percorrido 😁

LPWIKILOK May 9, 2023

Quando refere as escarpas, estas ficam junto ao trilho? É que quem me acompanha, tem vertigens. Obrigado.

rapariga caminhante May 11, 2023

Olá LPWIKILOK tens fotografias do percurso e dá para ver uma nessa parte.

LPWIKILOK May 11, 2023

Olá Caminhante. Eu vi. Mas fiquei sem saber se as escarpas são mesmo junto ao trilho, ou uns 3 a 5 metros. Faz toda a diferença. Obrigado

rapariga caminhante May 11, 2023

Opa pelo que me lembro é só uma pequena parte em que estás no trabalho tens a levada e ao lado já começa a descer por ali a fora mas desde que a pessoa se mantenha no lado esquerdo da levada não há problemas

LPWIKILOK May 11, 2023

Ok. É que outro dia fomos ao miradouro da boneca, e foi quase de gatas. Se calhar faço um da Biodiversidade. Obrigado

rapariga caminhante May 11, 2023

Com o miradouro da boneca ficou assim ? Então esquece o trilho

LPWIKILOK May 11, 2023

KKKkk, pois, era esse o meu receio. Obrigado. Boas caminhadas.

• Photo of PortugalDeAaZ
    PortugalDeAaZ May 14, 2023

Muito obrigado. Fiz este trilho mas ligeiramente alterado por não arriscar ir com uma Autocaravana para a aldeia. Vídeo e todas as infos brevemente no nosso

• Photo of Jose Rodrigues 17
    Jose Rodrigues 17 Dec 9, 2023

Adorei! Fenomenal trilhar pela encosta!