PR 7 GDM trilho da Carqueja - Serra das Banjas, Melres - Gondomar

Photo ofPR 7 GDM trilho da Carqueja - Serra das Banjas, Melres - Gondomar Photo ofPR 7 GDM trilho da Carqueja - Serra das Banjas, Melres - Gondomar Photo ofPR 7 GDM trilho da Carqueja - Serra das Banjas, Melres - Gondomar

2067
October 22, 2022
October 2022

near Melres, Porto (Portugal)

PR 7 GDM/PRD, trilho da Carqueja - Serra das Banjas, Melres - Gondomar

Descrevemos o PR7 GDM/PRD, Trilho da Carqueja, na Serra das Banjas, na zona sul do Parque das Serras do Porto.
Este PR tem como pontos de maior interesse a Gruta das Banjas, e as excelentes paisagens sobre o Rio Douro, no local onde o Rio faz uma curva de 180º. A Gruta das Banjas, antiga exploração de ouro é uma pequena gruta de 40 ou 50 metros, à qual se pode aceder sem qualquer equipamento, mas exigindo um cuidado especial.

O Parque das Serras do Porto, com cerca de 6.000 hectares, é composto pelas Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas e abrange territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área está classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional e integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. A rede de Percursos Pedestres do Parque integra uma Grande Rota com cerca 59Km (GR 62) e 17 Pequenas Rotas (num total de 220Km) interligadas entre si.

Descrição do Percurso:
O PR 7 tem inicio no parque estacionamento da praia fluvial de Melres, situado em frente à Igreja Matriz daquela vila, num amplo parque onde se encontra um Café e uma confeitaria.
No parque existe Painel informativo do percurso, que nos leva para norte, passando pela Marina de Melres. Daí continuamos por um trilho que passa sob a EN 108. Logo após atravessar o túnel vira-se à esquerda e constatamos o trilho obstruído por pequenas arvores e arbustos cortados, mas 70 ou 80 metros adiante o trilho junta-se à estrada Nacional e logo a seguir viramos à direita por uma estreita estrada asfaltada (Rua das Forcadas), iniciando-se a subida em direção à serra. Adiante continuamos por um amplo caminho florestal em terra batida.
Continuamos em direção Norte e por volta do Km 3,5 rodamos em direção sudeste e 1000 metros adiante interceptamos o GR 62 e o PR8. Durante o percurso fomos apreciando as belas paisagens sobre o Rio Douro e montanhas a Norte e Sul.
O percurso mantém-se na cumeada e por volta do Km 5,8 encontramos um desvio à esquerda de cerca 200 metros para visitar a Gruta das Banjas.
É possível entrar na gruta por um dos buraco de acesso (entrar pelo buraco da esquerda) e percorrer a gruta por 40 ou 50 metros até uma desembocadura. Necessário cuidado pois a entrada é algo íngreme e bastante escorregadia.
De volta ao percurso, 100 metros adiante passamos no miradouro da serra e mais 250 metros encontramos-nos no Ponto mais alto da Serra das Banjas, a 380 metros de altitude. Iniciamos a descida e 150 metros adiante, numa interseção de caminhos, viramos à direita enquanto que o GR 62 continua em frente. Adiante o caminho torna-se progressivamente mais estreito e irregular, atravessando 2 troços de pedra lisa e escorregadia, que exige algum cuidado em dias chuvosos. Chegado ao lugar de Vilarinho continuamos por uma estrada calcetada e adiante voltamos a entrar em amplo caminho florestal. Depois de atravessar o Ribeiro de Mirões, faltam-nos poucas centenas de metros para chegar à vila de Melres.

Este trilho pode ser efetuado por bicicletas BTT entre a Rua das Forcadas até ao Km 7,4, altura em que o PR7 se separa do GR 62. Depois do Lugar de Vilarinho, o trilho também é próprio para bicicletas com exceção de um pequeno troço de 200 metros, em que eventualmente poderá haver necessidade de levar a bicicleta pela mão.

Boas caminhadas

PictographMooring point Altitude 49 ft

Photo ofPainel informativo e pormenor do caminho Photo ofPainel informativo e pormenor do caminho Photo ofPainel informativo e pormenor do caminho

Painel informativo e pormenor do caminho

Panorâmicas sobre o rio Douro

Photo ofVira direita; interseção com GR 62 e PR 8 Photo ofVira direita; interseção com GR 62 e PR 8 Photo ofVira direita; interseção com GR 62 e PR 8

Vira direita; interseção com GR 62 e PR 8

Panorâmicas sobre o rio Douro

Gruta das Banjas

Entrada da gruta

Panorâmicas sobre o Rio Douro

Para bicicletas continuar em frente

Lugar de Vilarinho

Virar tudo a direita

Ribeiro de miroes

• Photo of manuela gil
    manuela gil Nov 3, 2022

belo trilho com excelentes paisagens aqui bem perto, no Parque das Serras do Porto

• Photo of STrilhos
    STrilhos Nov 3, 2022

Obrigado Manuela pelo comentário e avaliação da trilha.
    Remalmete o Parque das Serras do Porto surpreende-nos pelos seus trilho e pela beleza das suas paisagens. A gruta das Banjas às paisagens sobre o Rio Douro são Pontos de Interesse para efetuar este trilho