PR 7 Arouca - Escarpas da Mizarela

August 25, 2022
August 2022

near Merujal, Aveiro (Portugal)

PR 7 Arouca - Escarpas da Mizarela

Trilho de pequena rota com cerca 7,5 Km, circular com inicio e fim no Parque de Campismo do Merujal.
O percurso é pequeno mas exigente; além dos troços de forte declive, o piso é muito irregular, nomeadamente durante toda a encosta do rio. A rocha dominante é o xisto com muitas placas lisas que são escorregadias com o piso molhado.
O percurso está bem marcado durante a sua quase totalidade, com exceção de um pequeno troço, 200 metros após termos deixado a estrada asfaltada, na descida para o Rio Caima. O trilho apresenta grande exposição solar e não existem no caminho fontes para abastecimento de água.
Classificamos o trilho moderado, mas é preciso não esquecer que tem fortes pendentes com piso muito irregular, que pode ser escorregadio e pode colocar dificuldades a caminhantes menos habituados a este tipo de terreno; também, não esquecer a dificuldade de progressão num pequeno troço na descida do Rio Caima e assinalado abaixo.

Descrição do trilho:
Saimos do Parque de Campismo do Merujal em direção Sudeste por um trilho comum ao PR 16 e GR60 (Grande Rota das Montanhas Mágicas). Pouco depois, o PR18 vira à esquerda; continuamos com o GR60 durante cerca 1,3 KM até chegar à estrada asfaltada. Aqui viramos à direita até ao Miradouro da Mizarela.
Após uma breve visita ao Miradouro, deixamos a estrada principal e entramos por uma estreita estrada também asfaltada à esquerda para a abandonar após cerca 300 metros. Entramos por um caminho a descer à esquerda com forte declive; e cerca 200 metros adiante encontramos a parte mais complicada do PR: existem vários caminhos e o trilho certo nem sempre é o mais óbvio; nunca entrar em caminhos a descer em direção ao Rio; manter sempre à direita. O trilho vai passar encostado a uma parede e adiante torna-se evidente. Aqui o GPS ajuda e temos que estar atentos às marcações. O trilho tem piso irregular e pode ser bastante escorregadio quando se encontra molhado.
Passamos junto a estrada e mais abaixo, ao chegar à aldeia da Ribeira, voltamos a passar junto à estrada. A aldeia tem o aspecto de estar desabitada. Logo depois atravessamos o Rio Caima e estamos no ponto mais baixo do percurso, a uma altitude de 650 metros. Espera-nos uma subida com forte inclinação; vencemos um desnível de quase 300 metros em menos de 1 Km. Atravessamos a Ribeira da Castanheira e continuamos a subir. Por fim, chegamos ao planalto e pouco depois passamos pela Escola de Escalada de Cabaços. Mais umas centenas de metros entramos na estrada asfaltada atravessamos novamente o Rio Caima e voltamos a entrar no mesmo caminho que nos leva ao Parque de Campismo do Merujal

Boas Caminhadas

Uma nota sobre a Cascata da Frecha da Mizarela:
A Cascata da Frecha da Mizarela, ou simplesmente Frecha da Mizarela, é uma queda de água localizada na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca
Esta cascata localiza-se em pleno rochedo granítico do planalto da Serra da Freita, a uma altitude de cerca de 910 metros. É alimentada pelas águas do rio Caima e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo desta forma uma das cascatas mais altas de Portugal.
Como o granito é mais resistente à erosão fluvial do rio Caima do que a generalidade dos xistos e grauvaques, ao longo do tempo formou-se um assinalável desnível, tendo-se originado a queda de água. Todavia, além da erosão diferencial, considera-se ainda que a orientação dos sistemas de falhas que afetam todo o bloco da Serra da Freita tiveram influência directa na formação desta escarpa singular.

Início do trilho

PR 16 À Esq

Seguimos pela direita

O caminho da esquerda leva-nos a beira do rio

Pormenor do caminho

Aldeia

PictographBridge Altitude 2,060 ft

Ponte

Ponte da Ribeira Castanheira

Pormenor do caminho e panoramas

Esquerda

Hotel Rural da Freita

• Photo of josecarlosbastos
    josecarlosbastos Apr 7, 2024

Trilho bem marcado, alguns pontos é necessário muito cuidado, pedras soltas e escorregadias , declive....
    Mas trilho de uma beleza fenomenal...

• Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 8, 2024

Obrigado josecarlosbastos pelo comentário e avaliação. Concordo em absoluto com as suas palavras.