PR 6 VLG/GDM - Trilho de Silveirinhos - Valongo e Serra de Santa Justa

Photo ofPR 6 VLG/GDM - Trilho de Silveirinhos - Valongo e Serra de Santa Justa Photo ofPR 6 VLG/GDM - Trilho de Silveirinhos - Valongo e Serra de Santa Justa Photo ofPR 6 VLG/GDM - Trilho de Silveirinhos - Valongo e Serra de Santa Justa

February 5, 2023
February 2023

•   5 2 Reviews

near Valongo, Porto (Portugal)

PR 6 VLG/GDM - Trilho de Silveirinhos - Valongo e Serra de Santa Justa

Descrevemos o trilho de Silveirinhos.
Trata-se de um trilho linear com início/fim na capela de Santa Justa, na serra com o mesmo nome em Valongo.
Se ele é feito na direção descendente tal como nós o descrevemos irá acabar na povoação do Ramalho, mais precisamente na margem do rio Ferreira em frente às poldras do mesmo rio numa zona de estacionamento automóvel

O Parque das Serras do Porto é uma infraestrutura verde com 6000 hectares composto pelas Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas e abrange territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área está classificada desde 2017, e integra a norte, uma das áreas naturais mais emblemáticas do Noroeste Continental, o Sítio de Importância Comunitária Valongo" - Rede Natura 2000, com 2553 hectares, que
privilegia a conservação de espécies de flora e fauna protegidas, entre as quais, o Habitat 4030 - Charnecas secas europeias, Habitat 4020 - Charnecas húmidas (matos higrofilos) e Habitat 91E0 - Florestas aluviais de amieiro e freixo.
Neste território, cuja formação remonta há mais de 500 milhoes de anos, destaca-se uma interessantissima historia geológica, relacionada com a formação do Anticlinal de Valongo, enquanto grande modelador do relevo. Vale a pena pesquisar mais sobre os xistos e os quartzitos do Parque, sobre os fosseis de seres marinhos como as trilobites mas tombem de plantas e outros animais.
A rede de Percursos Pedestres do Parque integra uma Grande Rota com cerca 59Km (GR 62) e 17 Pequenas Rotas (num total de 220Km) interligadas entre si.
Ao percorrer o Parque, temos a oportunidade de visitar inúmeras aldeias que conservam bem patentes as tradiçoes rurais ligadas à agricultura, pastorícia ou a apicultura.

Descrição do trilho:
O Trilho tem início na capela de Santa Justa, desce umas escadas até à Capela de São Sabino, prossegue por um caminho de pé posto, direção Norte até atingir a Estrada Valongo-Gondomar. Sem atravessar a estrada, rodamos quase 180º, dirigimo-nos em direção sul, entramos no vale, onde mais tarde encontraremos a linha de água que corresponde à nascente da Ribeira de Silveirinhos. Alguns troços exigem algum cuidado pois o solo está cheio de ramos e pequenos troncos que poderão originar quedas, principalmente em tempo húmido. O trilho apresenta uma descida constante, pouco inclinada até ao km 5, altura em que nos afastamos do Ribeiro e depois de uma pequena subida entramos na aldeia de Ramalho e pouco depois chegamos à beira do rio Ferreira onde encontramos um painel informativo do PR viramos à esquerda por estrada asfaltada e continuamos a descer até chegar a zona de estacionamento que fica sensivelmente em frente das voltas do rio Ferreira local onde termina o trilho.

Boas caminhadas

PictographReligious site Altitude 1,331 ft

PictographReligious site Altitude 1,272 ft

Capela de São Sabino

Photo ofNão entra na estrada e vira à direita Photo ofNão entra na estrada e vira à direita Photo ofNão entra na estrada e vira à direita

Não entra na estrada e vira à direita

Ribeira e vira a direita

Ribeira de Silveirinhos e ponte

STrilhos Feb 16, 2024

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

• j.alesa Feb 26, 2024

Mais um belo trilho pela serra de Valongo com belas panorâmicas e vários pontos de interesse.