PR6 Trilho dos Miradouros, Terras do Bouro - Serra do Gerês

Photo ofPR6 Trilho dos Miradouros, Terras do Bouro - Serra do Gerês Photo ofPR6 Trilho dos Miradouros, Terras do Bouro - Serra do Gerês Photo ofPR6 Trilho dos Miradouros, Terras do Bouro - Serra do Gerês

October 30, 2022
October 2022

•   5 2 Reviews

near Geres, Braga (Portugal)

PR6 Trilho dos Miradouros, Terras do Bouro - Serra do Gerês

Descrevemos o PR 6 de Terras de Bouro, um Trilho de Pequena Rota efetuado em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi criado em 1971 e integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Abrange os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre, dos distritos de Viana do Catelo, Braga e Vila Real, totalizando uma área de 70 290 ha, dos quais, 45 577 ha são terrenos baldios, isto é, pertencentes às comunidades locais dedicados principalmente à exploração pastorícia, mas também outras potencialidades económicas. O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.

Trata-se de um trilho circular com cerca de 13 Km com início e final no largo do Vidoeiro, que se situa a cerca de 700 ou 800 metros das termas do Gerês quem se dirige para a mata de Albergaria e Portela do Homem. O trilho desenvolve-se na encosta direita (oeste) do vale do Rio Gerês. Todo o trilho é cruzado por inúmeros ribeiros e linhas de água, que apresentavam bastante caudal devido à forte precipitação ocorrida nos dias anteriores.

O Largo do vidoeiro possui um amplo parque de estacionamento e está servido com vários restaurantes: restaurante Geresino, Espanhol, Restaurante Lagoa, para além de uma churrasqueira.

Descrição do Trilho:
Saída do Parque do Vidoeiro. Depois de consultar o Painel informativo do PR6, cujo início coincide com o PR 3, trilho dos Currais, seguimos pela Rua Tude de Sousa
Viramos à esquerda, atravessamos a ponte do rio Gerês, adiante viramos à direita, entramos num caminho florestal e iniciamos uma subida bastante inclinada.
Durante os primeiros 2500 ou 2800 metros, até atingir a cota de altitude entre os 700 ou 800 metros de altitude, o trilho apresenta muita sombra, infelizmente à custa de acácias, espécie vegetal invasora. A cotas superiores a árvore dominante é o pinheiro, mas com uma distribuição mais escassa, oferecendo pouca sombra.
O trilho vai perdendo inclinação até que chegamos à casa da Junceda, ponto mais alto do nosso percurso. A partir deste ponto, o trilho é comum com o GR 50. Continuamos então por amplo estradão até ao miradouro com o mesmo nome. Daqui, continuamos em direção sul por um trilho de pé posto algo irregular, alternando com alguns troços de caminho mais largo.
Ao km 6,7 Km viramos à direita em direção ao miradouro da boneca seguindo o PR, e separamo-nos temporariamente do GR que segue em frente, para voltar a interceta-lo mais tarde.
A seguir ao miradouro da Boenca temos nova subida com inclinação acentuada. Conforme a inclinação diminui, o caminho fica mais largo.
Ao Km 8,25 viramos à direita e interceptamos de novo o GR 50. Iniciamos então a descida. iremos acompanhar o GR 50 durante mais alguns quilómetros até chegar perto da vila do Gerês.
Durante a descida iremos encontrar muita sombra à custa das referidas acácias, e inúmeros Ribeiros e linhas de água. Iremos visitar ainda o miradouro da fraga negra, o grupo Desportivo do Gerês com um excelente campo de futebol e já muito perto da vila do Gerês visitaremos o último miradouro, o Penedo da freira

Excelente Trilho. Escusado dizer que o caminhante é brindando com excelente paisagens.

Alguns pormenores do trilho (descrição oficial)

O trilho dos Miradouros, situado num local privilegiado do Parque Nacional Peneda-Gerês, traduz-se num percurso que visita múltiplas paisagens impares da Serra do Gerês e oferece uma vista privilegiada sobre todo o vale do rio Gerês, com destaque para a Vila Termal do Gerês e a para albufeira da Caniçada.
Os Miradouros, construidos sob a alçada dos Serviços Florestais, aproveitaram muitos dos cabeços naturais de granito, que enredam de histórias e passaram a fazer parte integrante da fruição das paisagens.
Neste percurso destacam-se o Miradouro da Junceda a 915m, no ponto mais elevado do trilho, da Boneca a meia encosta, e da Fraga Negra e o do Penedo da Freira já no limite urbano da vila. Destes locais vislumbra-se assim um horizonte paisagístico de inigualável beleza natural, servindo de pontos de reflexão onde imperam a paz e a tranquilidade.

Boas caminhadas

Photo ofParque estacionamento do vidoeiro e início do trilho Photo ofParque estacionamento do vidoeiro e início do trilho Photo ofParque estacionamento do vidoeiro e início do trilho

Parque estacionamento do vidoeiro e início do trilho

Rio Gerês

Photo ofVira à direita E pormenor do trilho Photo ofVira à direita E pormenor do trilho Photo ofVira à direita E pormenor do trilho

Vira à direita E pormenor do trilho

Ribeiro

Miradouro

Casa da juncada mata e prados

Panorama Miradouro da Juncada

Vira à direita para o miradouro da boneca

Miradouro da Boneca 1

Vamos em frente. O GR 50 vira para trás

• Photo of Amaro M Correia
    Amaro M Correia Jul 15, 2023

Trilho muito bonito e muito bem sinalizado.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jul 17, 2023

Sim, para mim é um dos PRs mais bonitos do PNPG.
    Obrigado amador pelo comentário e avaliação