PR 6 Rio Marão- Amarante

January 16, 2022
January 2022

near Anciães, Porto (Portugal)

PR 6 Rio Marão- Amarante

Excelente Trilho promovido pelo Baldio de Ansiães. Percurso circular muito bem marcado, sinalizado e inúmeras placa indicativas nos locais. Paisagens magníficas com belos vales (Ramalhosa e Marão) e muitos outro locais interessantes como o Centro Aquicola do Torno, as minas da Ramalhosa, o estradão panorâmico, a floresta Centenária.

Excelente Trilho de Pequena Rota, promovido pela Associação de Baldios de Ansiães. Muito bem marcado, sinalizado e inúmeras placa indicativas do local. Paisagens magníficas com belos vales (Ramalhoso e Marão) e muitos outro locais interessantes como o Centro Aquicola do Torno, as minas do Ramalhoso, o estradão panorâmico, a floresta Centenária.

Descrição do Percurso

O trilho tem início no Largo da Pinha em Ansiães, concelho de Amarante.
Viramos à direita por um pequeno arruamento da povoação, passamos a Capela de Santo António e pouco depois (250 metros após o largo da Pinha), passamos no largo da Cal, onde podemos escolher o sentido do PR: Viramos a direita, pelo sentido 1 e seguimos pelo sentido contrário ao ponteiro do relógio.
Iniciamos uma subida e passamos pelos lugares de Eido, Peso e Coval.
Fomos percorrendo os arruamentos da Povoação durante quase 1500 metros, altura em que entramos num estradão em terra batida, passando posteriormente a caminho de montanha.
Pelo Km 2,2 atravessamos um ribeiro numa ponte de madeira e adiante entramos no Vale da Ribeira do Ramalhoso, vale com forte pendente, numa zona bastante arborizada.
Ao Km 3,2 quilômetros passamos pela posto aquícola do Torno, aprazível local onde se faz cultura de trutas.
Fomos acompanhados na nossa subida por uma levada e com a Ribeira da Ramalhosa do nosso lado esquerdo.
Desde a saída da Povoação e durante mais de 3,5 km o trilho desenvolve-se em zona florestal densamente arborizada, proporcionando excelentes sombras nos dias quentes de verão.
Por volta do km 5,3 passamos pelas Ruínas das minas do Ramalhoso, onde eram explorados estanho e volfrâmio. Viramos então à direita e entramos num estradão em terra batida, no qual iremos percorrer durante mais de 4 Km até atravessarmos o Rio Marão na EN 15.
Este estradão situado a uma altitude de cerca 900 metros proporciona uma longa e bela panorâmica da serra do Marão em todas as direções. Inicialmente atravessamos 2 ribeiros e mais adiante, após uma curva observamos o edifício da Pousada de S. Gonçalo.
Por volta do Km 9,5 o trilho tem uma curva de 180º, e passamos uma ponte sobre o Rio Marão. Temos, do nosso lado esquerdo umas instalações desativadas da Empresa Aguas do Marão e logo asseguir ao rio, encontramos do lado direito a Casa Florestal Alto de Espinho mandada construir pelos Serviços Florestais em 1919, que infelizmente se encontra em estado de degradação. Pouco depois atravessamos novamente a EN 15, continuamos pelo vale do vale do rio Marão e entramos numa espantosa floresta centenária de coníferas com inúmeros exemplares arbóreos de grande porte; uma floresta digna de uma visita, num ambiente raro de se ver em Portugal.
Adiante prosseguimos por um caminho, classificado como medieval, que serviu no passado os povos da região para transpor o Serra do Marão.
Mais adiante passamos ao lado do túnel rodoviário do Marão, onde passa a A4. Continuamos a nossa descida e já relativamente perto de Ansiães atravessamos a ponte de Val de Baralha, que atravessa a Ribeira que nos acompanhou durante tanto tempo, a Ribeira do Ramalhoso.
Continuamos a descida e 1 Km depois chegamos ao nosso ponto da partida.
No total fizemos 14,5kms

posto aquícola do Torno

Panorama da Serra do Marão

Minas do Ramalhoso

Ao chegar as minas do Ramalhoso, viramos à direita e entramos num estradão em terra batida, no qual iremos percorrer durante mais de 3 Km até atravessarmos o Rio Marão na EN 15

Photo ofPonte sobre a Ribeira do Ramalhoso e panorama envolvente Photo ofPonte sobre a Ribeira do Ramalhoso e panorama envolvente Photo ofPonte sobre a Ribeira do Ramalhoso e panorama envolvente

Ponte sobre a Ribeira do Ramalhoso e panorama envolvente

Ribeira

Estradas que atravessam o Marao

Vias rodoviárias que atravessam o Marao: A4, IP4 e N 15

Casa Florestal Alto de Espinho

Rio Marão e águas do Marão

Floresta Centenária

Ribeira e ponte Val de Baralha

Atravessamos a Ribeira que nos acompanhou durante tanto tempo, a Ribeira do Ramalhoso

• Photo of manuela gil
    manuela gil Jan 17, 2022

São quatro horas de pura beleza verdejantes

STrilhos Jan 17, 2022

Exatamente, é um trilho à não perder, pelas Paisagens e pelos Pontos de Interesse

• treks e bikes Feb 3, 2022

Pela descrição deve ser um trilho a não perder.
    A Serra do Marão não tem muitos trilhos e este deve ser muito interessante.
    Obrigado pela partilha

STrilhos May 23, 2022

Excelente trilho a ser feito em qualquer altura do ano. Trilho com bastante sombra e inúmeros pontos de interesse.

• jrssousa.80 Aug 11, 2022

Boa descrição do trilho.
    ja tenho ouvido falar deste PR.
    já estq nos favoritos

• jrssousa.80 Aug 11, 2022

Boa descrição do trilho.
    ja tenho ouvido falar deste PR.
    já estq nos favoritos

STrilhos Aug 12, 2022

Obrigado JR Sousa pelo comentário e avaliação
    Pois, é dos melhores trilhos da Serra do Marão, nomeadamente da encosta Sul.
    Trata-se de um trilho a não perder.
    A primavera é a melhor altura do ano
    Boas caminhadas

• j.alesa May 10, 2023

belo trilho com excelentes paisagens
    a floresta centenária é um local a não perder
    trilho a não perder

STrilhos May 10, 2023

Obrigado J. Alessa pelo comentário e avaliação da trilha. Realmente a floresta centenário é um dos pontos de interesse mais bonitos